sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 1: O Nascimento e Dedicação de Samuel

- Lição 1: O Nascimento e Dedicação de Samuel



Necessário: Bíblias ou um voluntário para jogar Hannah (você pode ler o script Hannah se você quiser ao invés de ficar um voluntário)



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, que é a única coisa que você mais quer no mundo inteiro? Se você pudesse ter qualquer coisa, o que seria?



Ok, agora eu quero que todos vocês fechem seus olhos e imagine que você tem aquela coisa, o que é que você queria, e pensar sobre o quão feliz você será. Agora imagine como você se sentiria se Deus lhe pediu para dar aquela coisa para Ele em vez de mantê-lo por si mesmo.



Na Bíblia, havia uma mulher que conseguiu exatamente o que ela queria, mas depois deu-lhe de volta a Deus.



(Leia 1 Samuel 1 com seus alunos ou ler o seguinte script como um resumo.)



Hannah: Olá, todos! Meu nome é Hannah. É ótimo ver todos vocês aqui hoje. Eu adoro crianças. Na verdade, é por isso que estou aqui. Eu quero que você diga sobre o meu menino.



Você vê, eu sempre amei crianças, mas por um longo tempo, eu não poderia ter um bebê. Eu era casada com um homem muito simpático chamado Elcana, mas meu corpo não poderia fazer filhos. Outra esposa do meu marido, Penninah, teve muitos filhos e ela sempre tirar sarro de mim porque eu não tinha nenhum. Sim, eu disse meu marido, Elcana, tinha outra mulher. Penninah e eu estávamos ambos suas esposas. Há muito tempo atrás, os homens foram autorizados a ter mais de uma esposa, mas agora Deus disse que eles não são.



Enfim, eu estava tão triste que eu não podia ter filhos. Elcana me disse que eu não deveria estar triste porque ele me amava tanto, mas eu estava triste. Eu amei Elcana, mas eu também queria ter filhos.



Sempre que ia à igreja, eu orava a Deus para me dar um bebê. Uma vez, eu estava sentado sozinho e eu estava orando e chorando e eu disse: "Senhor Todo-Poderoso, por favor, olha como estou triste e me dar um bebê. Se você vai me dar um bebê, eu lhe darei de volta a você para que ele possa servir-te para toda a vida. "Eu estava rezando e chorando tanto que Eli, o sacerdote, não sabia o que havia de errado comigo. Ele pensou que eu estava bêbado e me disse para não beber tanta cerveja.



Eu lhe disse que não era ruim assim e que eu não tinha bebido. Eu estava tão triste que eu não poderia ter um bebê. Então ele disse: "Vá em frente e ir para casa e Deus lhe dará um bebê."



Poucos dias depois, Deus me ajudou a engravidar! Eu tinha um menino chamado Samuel, e quando ele era velho o suficiente, eu fiz o que disse que eu faria. Eu sabia que Deus tinha me dado um filho como eu pedi, então eu dei-lhe de volta a Deus. Eu trouxe meu menino para a igreja e deu-lhe para Eli, o sacerdote, a fim de que Eli pudesse ensinar Samuel como servir a Deus por sua vida inteira.



Questões de Revisão: (. Um bebê) Qual foi a coisa que mais queria Hannah em todo o mundo



Quando Hannah teve um bebê, o que ela chamá-lo? (Samuel.)



E o que Hannah fez com Samuel quando ele era velho o suficiente? (Ela deu-lhe para Eli, o sacerdote.)



Por que dar Hannah Samuel para Eli, em vez de mantê-lo por si mesma? (Ela fez uma promessa a Deus para dar Samuel volta para ele.)



Como cristãos e como crentes em Deus, acreditamos que Deus é dono de tudo. Deus é dono de suas roupas e seus brinquedos e sua cama e sua casa e tudo mais. Deus, mesmo que você possui. Quando conseguimos algo, sabemos que não é realmente nosso. É de Deus, mas Ele está nos usá-lo. É por isso que Hannah deu Samuel volta para Deus. Ela sabia que Deus deu a Samuel para ela, mas que Deus ainda possuía Samuel, tal como Ele ainda é dono de todos nós. Quando ela deu Samuel de volta a Deus, ela estava agradecendo a Deus por deixá-la ter Samuel por pouco tempo e estava mostrando que ela acreditava que Samuel realmente ainda pertencia a Deus.



É por isso que se Deus diz a você para dar algo a ele, você tem que dar-lo, mesmo que seja o seu lugar favorito. Porque Deus é dono de tudo. Ele nos dá as coisas que temos e nos permite usá-los por pouco tempo, mas realmente, tudo o que ainda lhe pertence. Quando damos nossas ofertas na igreja, estamos agradecendo a Deus pelas coisas que Ele nos deu, mas se Deus nos diz para dar tudo de volta para Ele, então temos que estar dispostos a fazer isso desde que era Seu, em primeiro lugar e Ele só nos deixar usá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário