domingo, 18 de março de 2012

- Lição 1: Sifrá e Puá fazer o que é direito

- Lição 1: Sifrá e Puá fazer o que é direito



Necessário: voluntário para jogar Sifrá (você pode ser Sifrá se você quiser), boneca



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, o que você faria se o seu professor ou seu pai lhe pediu para fazer algo de ruim? Você faria isso?



E se você soubesse que iria ficar em apuros se você não fazer o que lhe disse para fazer?



E se o rei ou o presidente lhe pediu para fazer algo de ruim? Então você faria isso?



Bem, hoje vamos conhecer uma mulher que acreditava em Deus e não fazer a coisa errada que o seu rei lhe disse para fazer.



(Pergunte Sifrá vir pol)



(Sifrá lê o seguinte script baseada em Êxodo 1:1-21).



Sifrá: (entra, carregando uma boneca) Olá, todos! Meu nome é Sifrá. Você pode dizer isso? Todos dizem "Sifrá". Muito bom!



Bem, há muito tempo atrás, eu vivia no Egito. O povo de Israel vivia no Egito, porque quando José disse ao Faraó que seus sonhos significava, Faraó fez de José o segundo em comando por todo o país. Joseph contou toda a sua família se mudar para o Egito com ele e é isso que eles fizeram. Jacob e todos os irmãos Joseph e sua família inteira se mudou para o Egito para estar com Joseph.



Mas, então, Joseph morreu e um novo Faraó se tornou rei. Ele não sabia como José tinha sido segundo em comando, e ele não se preocupam conosco israelitas. Na verdade, ele começou a ter medo de nós porque havia tantos de nós israelitas no Egito. Ele pensou que se ele deixar-nos manter de ter bebês mais e ficando cada vez maior, então podemos tentar juntar-se com seus inimigos e deixar o país.



Então, porque o novo faraó tinha medo de nós israelitas, ele nos transformou em escravos e nos fez construir seus edifícios para ele e fazer todo o trabalho agrícola. Faraó e os egípcios foram muito significa para nós, fazendo-nos ser seus escravos, mas Deus ainda estava conosco. Manteve-se deixando-nos ter filhos para que não continuava a ser mais e mais israelitas.



Claro, que fez que o Faraó média de idade ainda mais medo de nós. Então, um dia, ele me chamou e meu parceiro, Puá, em seu palácio. Puá e eu estávamos ambos os enfermeiros que ajudaram a cuidar das outras mulheres israelitas quando eles estavam tendo seus bebês. Faraó contou-nos (usando uma voz mais baixa) ", Sifrá e Puá, eu não quero que os israelitas têm bebés mais nada. Aqueles meninos podiam crescer para ser guerreiros que possam lutar contra mim. Então quando você vai ajudar a cuidar das mulheres israelitas, quando eles estão com seus bebês, eu quero que você olhe e veja se seu bebê é um menino ou uma menina. Se for uma menina, você pode deixá-la viver. Mas se for um menino, eu quero que você matá-lo. "



Puá e eu estava com tanto medo. Sabíamos Faraó seria louco em nós, se não matar os meninos, mas não podíamos fazer isso. Sabíamos que Deus disse matança estava errado. Então, nós não fazê-lo, mesmo se estivéssemos com medo do que o faraó poderia fazer para nós, para não ouvi-lo.



Quando Faraó chamou-nos de volta ao palácio e pediu-nos por que não tinha sido matar os meninos israelitas, que mentiu e disse-lhe que as mulheres israelitas mantinha com seus bebês antes que pudéssemos chegar lá e matá-los.



Deus estava tão orgulhoso de nós para ouvi-Lo e não matar os meninos, que deixe-nos ter bebês do nosso próprio.



(Peça aos alunos para agradecer Sifrá.)



Questões de Revisão:



Porque foi faraó tão mau para os israelitas? (Ele estava com medo que iriam se juntar com seus inimigos e lutar contra ele.)



Então o Faraó fez os israelitas serem seus escravos. Então o que ele fez para tentar fazer com que não haveria mais nenhuma meninos israelitas? Ele disse o israelita enfermeiros, Sifrá e Puá, para matar os meninos quando eles nasceram.)



Será que Deus quer que os enfermeiros para matar os meninos? (N °)



Será que os enfermeiros fazem isso? (N °)



Você acha que seria difícil para eles para não ouvir o faraó? (Sim.)



Faraó disse aos enfermeiros a fazer algo errado, mas eles ouviram a Deus em vez de Faraó. Provavelmente foi difícil para eles fazer a coisa certa, porque eles sabiam que poderiam ficar em apuros .. Faraó poderia mesmo ter eles tinham condenado à morte por desobediência. Mas eles fizeram a coisa certa e Deus recompensou-os por isso. Às vezes é difícil para nós fazermos as coisas certas, mas se ouvirmos a Deus em vez de outras pessoas, Ele nos recompensará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário