quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 10: Jacob é Greedy

- Lição 10: Jacob é Greedy

Necessário: Nada
Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, Alguém já fez algo de errado com você? O que eles fizeram?

Alguém já mentiu para você ou te enganou?

Como isso te faz sentir?

Bem, fomos aprendendo sobre Abraão e sua família. Vocês se lembram que Deus disse a Abraão para deixar seu país e os seus amigos e sua família e ir viver no país de Canaã. Alguém se lembra que a promessa de Deus feita a Abraão sobre o país de Canaã? (Deus prometeu que Ele daria todo o país para filhos de Abraão e netos para sempre.)

Então, quando Abraão e sua esposa, Sarah, eram muito antigos, Deus permitiu que eles têm um filho chamado Isaac. Quando Isaque cresceu, casou-se com uma jovem mulher chamada Rebeca. Hoje, estamos gongo para aprender sobre a época em que Isaac e Rebeca tiveram filhos.

(Resuma Gênesis 25 e 27, fazendo perguntas que você vá.)

Rebeca não podia ter filhos por alguns anos após eles estavam casados, mas Isaac rezou para que ela teria filhos de Deus e, eventualmente, deixar Rebekah tem gêmeos. O primeiro menino foi chamado Esaú e ele cresceu para ser um caçador, grande e forte e era muito peludo. O segundo garoto foi chamado Jacob e ele era magro e gostava de ficar em casa. Isaac gostava de comer o alimento caçado Esaú assim Esaú era o favorito de Isaque. Mas Jacó era o favorito de Rebeca.

Uma vez, quando Esaú saiu caçando por um longo tempo, ele voltou para casa e ele estava com muita fome. Jacó estava cozinhando um ensopado e Esaú disse: "Jacob, dá-me um pouco desse guisado vermelho, você está cozinhando! Estou com tanta fome, eu estou prestes a morrer. "

Jacob disse, "Ok, mas primeiro você tem que me dar seu direito de primogenitura."

O que você acha que é um direito de nascença?

A primogenitura é o privilégio que o filho mais velho de uma família recebe. Quando os pais de uma família morreu, o filho mais velho herdou a maior parte do dinheiro e se tornou o líder da família.

Você acha que Jacob deve ter pedido direito de primogenitura de Esaú?

O que deveria ter feito em vez de Jacob?

Ele deveria ter deixado Esaú ter um pouco de comida, se ele estava com fome. Deus quer nos ajudar uns aos outros sem ser ganancioso para algo em troca.

Mas Esaú disse: "Você pode ter o direito de primogenitura. Apenas me dê um pouco de comida. Estou prestes a morrer. "Então Esaú Jacó deu a seu direito de primogenitura e Jacó deu-lhe um ensopado.

Alguns anos mais tarde, Isaac estava muito velho e ele era cego. "Esaú!" Ele chamou.

Esaú chegou e disse: "Aqui eu sou o pai."

"Esaú", Isaac disse: "Vá caçar-me um pouco de comida e eu os abençoarei você antes de eu morrer."

Então Esaú foi caçar, mas Rebeca chamou Jacó a ela e disse: "Ponha um pouco de roupa de Esaú e deixe cozinhar um pouco de comida para seu pai e entrar e agir como se estivesse Esaú para que o seu pai vai abençoar você em vez de Esaú. Seu pai não vai saber que você não é Esaú, porque ele é cego e não pode ver quem você realmente é. "

"Mas o que se meu pai me toca?" Jacob perguntou. "Esaú é peludo e eu não sou. Se meu pai me toca e sente que eu não sou cabeludo, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo e ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar. "

Então Rebeca colocar pêlo de cabra nas mãos de Jacob e no pescoço para que ele se sentiria peludo e seria enganar Isaac.

Você acha que Jacob deve tentar enganar Isaque?

Você acha que o truque vai funcionar?

Jacob entrou e deu Isaac a comida que ele tinha feito. "Procurei este alimento para você, pai," Jacó mentiu. "Agora, por favor me dê sua bênção."

"Como você caçar o alimento tão rapidamente?" Isaac perguntou.

"Deus me ajudou a encontrá-lo", Jacob respondeu.

"Venha aqui e deixe-me tocar em você", disse Isaac. Jacob deixar seu pai tocar suas mãos e Isaac disse: "Você soa como Jacó, mas você se sente como Esaú cabeludo. Eu acho que você realmente são de Esaú "Então Isaque disse:" Aqui está a minha bênção para você:.. Deus lhe dê muita comida e você vai ser o governante de seus irmãos "

Jacó e Esaú esquerda entrou "Estou de volta, o pai," Esaú disse. "Procurei você um pouco de comida e agora você pode me dar a sua bênção."

Em seguida, Isaac percebeu o que tinha acontecido. "Seu irmão veio", Isaac disse, "e me enganou. Eu já lhe deu a bênção. Dei-lhe muita comida e fez reinar em todos os seus irmãos. "

"E eu?" Esaú chorou. "Abençoe-me, também!"

Então Isaque disse: "Jacob será o seu governante, mas eventualmente você vai se libertar dele."

Esaú voltou e disse: "Jacob fez duas coisas erradas para mim. Ele tomou o meu direito de primogenitura, quando eu estava com tanta fome e agora ele roubou a minha bênção também. Quando meu pai, Isaac, morre, eu vou matar meu irmão, Jacob, para o que ele fez para mim. "

Rebeca escutou Esaú dizer que ele ia matar Jacob para Rebeca foi e disse a Jacó: "Você tem que fugir daqui porque Esaú vai matar você." Então Jacó fugiu de casa.

Por que Jacob tem que fugir?

Porque ele fez tantas coisas ruins a seu irmão, Esaú, que Esaú queria matá-lo.

Vamos aprender o que aconteceu depois com Jacó e Esaú, na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário