sexta-feira, 23 de março de 2012

- Lição 10: O Dois Maiores Mandamentos

- Lição 10: O Dois Maiores Mandamentos



Necessário: Bíblias, papel de construção, tesouras, marcadores, furar fios,

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém se lembra por que Deus nos dá regras?



Deus nos dá as regras, porque Ele nos ama. As regras que Ele nos dá são destinadas a proteger-nos e outros.



Alguém se lembra que algumas das regras de Deus são grandes? (1-2. Só podemos ter um só Deus, o verdadeiro Deus. 3. Temos de usar o seu nome com respeito. Nós não podemos usar o nome de Deus, a menos que nós estamos falando com ele ou sobre ele. 4. Temos que manter o sábado. Temos que ter um dia por semana que é especial para nós, para adorar e aprender sobre Deus. 5. Nós temos que honrar e respeitar nossos pais e avós. 6. Não podemos matar ou ferir qualquer outra pessoa. 7 . Quando nos casarmos, nosso marido ou nossa esposa tem que ser a pessoa mais importante para nós e não podemos ter quaisquer outros namorados ou namoradas. 8. Não podemos roubar. Temos de trabalhar para ou pedir o que quer. 9. Nós não podemos dizer mentiras sobre outras pessoas. 10. Temos de ser feliz com as coisas que temos em vez de querer sempre o que as outras pessoas têm.)



Isso é um monte de regras que devemos seguir, não é? E se pudéssemos basta seguir duas regras em vez disso? Teria que fazer isso mais fácil?



Vamos procurá-los essas duas regras.



(Peça a um aluno leia Deuteronômio 4:5, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



O que é esta regra nos dizendo para fazer?



Para amar a Deus com todo nosso coração e nossa alma e nossa força. Em outras palavras, amar a Deus com tudo o que temos.



Se amarmos a Deus com todo nosso coração e toda a nossa alma e toda a nossa força, vamos ter quaisquer outros deuses que nós adoramos? (N °)



Será que vamos usar o nome de Deus no caminho errado, se realmente ama? (Não, nós só vai usar o nome de Deus respeitosamente.)



Se amarmos a Deus com tudo o que temos, vamos querer ter tempo para adorar e aprender mais sobre ele no sábado? Sim.



Então essa regra, "Ame a Deus com todo seu coração e toda a tua alma e de toda a sua força" é um bom resumo das quatro primeiras regras. Se amamos a Deus, vamos manter automaticamente as quatro primeiras regras.



Vejamos a segunda regra.



(Já outro aluno que leia Levítico 19:18, ou lê-lo você mesmo.)



O que é esta regra nos dizendo para fazer? (Amar outras pessoas.)



Okay. Então, se amamos a outras pessoas, se amamos nossos pais, por exemplo, vamos honrar e respeitar-los ou vamos ser desrespeitoso com eles? (Vamos honrar e respeitá-los.)



E se amamos outras pessoas, vamos matar ou prejudicá-los? (N °)



Se amamos nosso marido ou nossa esposa, quando nos casarmos, vamos ferir seus sentimentos por ter outros namorados e namoradas? (Não. Nós só amamos o nosso marido ou esposa dessa maneira.)



Se amamos a outras pessoas, vamos roubá-los ou ficar com ciúmes deles, se eles têm algo que não fazer? (Não. Vamos amá-los e ser feliz para eles que eles têm coisas boas.)



Se amamos a outras pessoas, vamos dizer mentiras sobre eles? (Não. Isso seria ferir seus sentimentos.)



Portanto, esta segunda regra, "Amarás o teu próximo como a ti mesmo", é uma boa maneira de lembrar os outros seis grandes regras que Deus tem para nós. Porque se nós amamos outras pessoas da maneira que Deus quer que nós, não vamos fazer nada de ruim para eles.



Então lembre-se: "O amor a Deus com todo teu coração e com toda a tua alma e com toda sua força" e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Se você puder fazer isso, o amor a Deus e amar as outras pessoas, você estará seguindo outras regras de Deus automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário