domingo, 18 de março de 2012

- Lição 10: Seguindo o exemplo de Deus

- Lição 10: Seguindo o exemplo de Deus



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Jogo: Simon Says - Fim dizendo grupo que você vai levá-los em uma viagem e tê-los segui-lo, imitando seus movimentos, em uma jornada através da igreja.



(Resuma Números 9:15-23, usando a seguinte história e fazendo perguntas como você vai.)



Depois que Deus trouxe Moisés e os israelitas da escravidão no Egito, eles tiveram que caminhar pelo deserto para chegar ao seu novo lar, eles lugar onde Abraão, Isaac, Jacó e José eram todas de antes Jacob e José, e todos os seus irmãos se mudaram para o Egito.



Enquanto eles estavam no deserto, Deus lhes deu os Dez Mandamentos e disse a eles para construir a primeira igreja, a Tabernáculo. Quando o povo de Israel tinha construído o Tabernáculo, a nuvem de Deus desceu e flutuou sobre todo o edifício. Ficou lá o dia todo e no final do dia, quando começou a escurecer, a nuvem se transformou em um pilar de fogo. Na manhã seguinte, que era uma nuvem de novo. E continuou assim todos os dias. Durante o dia, uma nuvem cobriu o tabernáculo, e, à noite, o fogo cobria.



Às vezes a nuvem flutuar acima do Tabernáculo e começar a se mover para outro lugar. Quando o povo de Israel viu o movimento da nuvem, eles sabiam que era Deus estava dizendo a eles que Ele queria que eles se mover também. Então eles arrumar todas as suas coisas, pegar o Tabernáculo, e seguir a nuvem por onde passou.



Por que as pessoas se movem quando a nuvem se movia? (Por que Deus estava dizendo que Ele queria que eles se mover.)



Se a nuvem não se mexeu em algum dia, as pessoas não se moveria, também. Eles iriam esperar até que Deus fez o movimento da nuvem. Às vezes, Deus faria a nuvem ficar onde estava por um longo tempo e, por vezes, Ele faria a nuvem ficar lá por apenas um dia. Não importa o tempo, a nuvem ficou lá, o povo de Israel ficaram onde estavam. E se mudou, mudaram-se com ele. Seja qual for a nuvem fez, as pessoas seguiram o mandamento de Deus e seguiu-o.



Por que os israelitas permanecerem onde estavam se a nuvem permaneceu onde estava? (Se a nuvem permaneceu onde estava, que era a maneira de Deus dizer às pessoas que Ele não queria que eles se movam ainda.)



Então, Deus usou a nuvem para contar os israelitas para onde ir eo que fazer. Você acha que Deus poderia dizer-lhe para onde ir eo que fazer? (Sim.)



Alguém se lembra um tempo quando Deus lhe disse para fazer alguma coisa?



Que tipo de coisas você poderia usar para ajudar você a saber o que Deus quer que você faça?



Deus usa a Bíblia para nos dizer, ou oração, ou a nossa consciência. Às vezes, o Espírito Santo vivendo dentro de nós nos dá um sentimento de que devemos fazer. Às vezes, Deus usa outros cristãos para nos ajudar a saber o que fazer. Às vezes acontece alguma coisa na nossa vida para nos contar.



Uma vez, um homem estava dirigindo em outro país e ele estava levando Bíblias para as pessoas que não conhecem Deus. Mas antes de chegar lá, uma grande tempestade de neve começou e seu carro começou a deslizar por todo o caminho, porque a neve estava tão escorregadio. Ele bateu seu carro em uma vala e não sabia o que fazer. Poucos minutos depois, um velho saiu e levou para sua fazenda. Quando eles chegaram lá, o velho perguntou se ele tinha trazido os livros. Ele disse: "Que livros?" Eo velho disse: "Os livros sobre Deus."



O homem estava tomando Bíblias para outras pessoas no caminho, mas Deus tinha feito o seu acidente de carro aqui de modo que ele poderia dar ao velho uma Bíblia, também. Às vezes acontecem coisas na nossa vida para nos ajudar a saber o que Deus quer que façamos. Se seu carro não tivesse caído, ele nunca teria sabido que ele deveria dar uma Bíblia para que o homem velho. Então olhe para o que Deus está fazendo em sua vida e ir aonde Ele quer que você vá e faça o que Ele quer que você faça, assim como os israelitas fizeram quando eles seguiram a nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário