domingo, 18 de março de 2012

- Lição 11: As pessoas têm medo

- Lição 11: As pessoas têm medo



Necessário: Nada (fruta-opcional)



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, que é uma coisa que você tem medo?



(Como professor, você também deve falar sobre uma coisa que você tem medo, ou tinham medo de quando você era mais jovem.)



(Resuma Números 13-14, usando a seguinte história e fazendo perguntas enquanto você lê.)



Depois que Deus trouxe Moisés e os israelitas da escravidão no Egito, eles tiveram que caminhar pelo deserto para chegar ao seu novo lar, eles lugar onde Abraão, Isaac, Jacó e José eram todas de antes Jacob e José, e todos os seus irmãos se mudaram para o Egito.



Quando o povo de Israel tinha quase alcançou seu novo lar, Deus disse a Moisés: "Envie doze homens, um homem de cada um dos israelitas tribos, e explorar a terra que eu estou dando a vocês." Então Moisés fez o que Deus disse. Ele enviou doze homens à frente do resto das pessoas para explorar a terra para onde iam morar.



Quando os doze homens começaram a explorar a terra, eles acharam que era uma casa muito boa. A terra cresceu lotes de produtos hortícolas e frutas e até mesmo pegou algumas das frutas para trazer de volta aos israelitas para lhes mostrar o quão boa a sua nova casa ia ser. (Você poderia, neste momento, passar para fora alguma fruta para um lanche.)



Havia apenas um problema. As pessoas que viviam naquela terra eram muito altos. Eles eram descendentes dos gigantes.



Quando os doze homens voltou a dizer Moisés e os israelitas que tinham visto, eles mostraram-lhes o fruto que havia escolhido e disse-lhes quão boa é a terra era, e eles também contou sobre os gigantes. Então o povo disse: "Não podemos subir para aquela terra. Os gigantes vão nos matar se nós tentarmos a viver lá. "



Um dos doze homens que tinham ido e exploraram a terra - seu nome era Caleb - disse: "Nós podemos ir até lá e podemos tomar a terra, porque Deus estará conosco e Ele nos ajudará a derrotar os gigantes."



Mas as pessoas tinham medo. Eles disseram, "Deus nos disse que nos levaria para uma nova casa, mas não podemos ir gigantes de luta. Devemos todos voltar e ser escravos no Egito. "



Então Deus disse a Moisés: "Estas pessoas estão me deixando com raiva. Eu lhes disse que poderia dar-lhes esta terra, mas eles não acreditam em mim. Eles não acreditam que eu possa ajudá-los a derrotar os gigantes. Então eu vou matar todos os israelitas. Eu vou fazer todos eles adoecem e morrem. "



Por que Deus é irado com os israelitas? (Porque os israelitas não acho que Deus pode ajudá-los a derrotar os gigantes.)



Mas Moisés orou: "Senhor, perdoa o teu povo. Não matá-los. "



Então Deus disse: "Ouvi a tua oração, Moisés. Eu não vou matá-los. Mas vou puni-los. Uma vez que estas pessoas não acreditaram que eu poderia ajudá-los a derrotar os gigantes e trazê-los em sua nova casa, eu não vou deixar qualquer um deles vai para a terra que eu estava indo para dar-lhes. Vou esperar até que todos morrem de velhice e depois vou levar seus filhos para a terra e dar a terra aos seus filhos para sua nova casa. Vou fazer isso porque as pessoas não acreditaram que eu poderia ajudá-los. "



Por que Deus diz que Ele não iria deixar qualquer dos israelitas entrassem na terra que Ele estava indo para dar-lhes? (Porque não acreditava que Deus poderia ajudá-los a derrotar os gigantes e viver lá.)



Você acha que os israelitas devem ter medo dos gigantes? (Não, eles deveriam ter sabido que Deus estaria com eles e os ajudaria a derrotar os gigantes.)



Você acha que Deus pode nos ajudar com as coisas que temos medo de quê? (Sim. Nós só temos que acreditar que Deus pode nos ajudar e Ele o fará.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário