quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 11: Esaú Jacó perdoa

- Lição 11: Esaú Jacó perdoa

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, o que significa perdoar alguém?

Se você faz algo muito errado com alguém, o que você tem que fazer para que essa pessoa te perdoar?

Se alguém faz algo muito errado com você e fere seus sentimentos, o que eles têm de fazer para você perdoá-los?

Bem, da última vez que aprendemos sobre dois irmãos gêmeos, chamados Esaú e Jacó. Esaú era o mais velho e ele cresceu para ser um caçador, grande e forte. Jacob era o mais novo e gostava de ficar em casa. Alguém se lembra o que Jacó fez coisas ruins a seu irmão, Esaú?

Quando Esaú chegou da caça um tempo e estava com muita fome, Jacob não daria Esaú pão até Esaú concordou em dar-lhe o seu direito de primogenitura. Então, quando seu pai, Isaac, era muito velho e cego, Jacob vestida como Esaú e enganou Isaac para abençoá-lo em vez de Esaú.

Alguém se lembra o que Esaú queria fazer a Jacó quando ele descobriu que Jacó havia enganado Isaac e roubado sua bênção? (Esaú queria matar Jacob.)

Então, o que Jacob tem que fazer para não ser morto por Esaú? (Ele teve que fugir.)

Hoje, vamos descobrir o que aconteceu com Jacó, quando ele fugiu de Esaú e teve que ir viver em outro lugar.

(Resuma Gênesis 28-33, fazer perguntas que você vá.)

Jacob saiu de casa e se dirigiu ao país onde seu avô, Abraão, tinha crescido. Uma noite, enquanto ele ainda estava em seu caminho para o velho país, Jacob colocar uma pedra em sua cabeça para um descanso - como você gostaria de usar uma pedra para um travesseiro? - E foi dormir. Enquanto ele dormia lá, ele teve um sonho de uma escada gigante, esticando todo o caminho até ao céu. Os anjos foram subindo e descendo na escada do Céu à Terra e Deus estava de pé no topo da escada. "Eu sou o Senhor," Deus disse: "o Deus de seu avô, Abraão, e seu pai, Isaque. Vou dar-lhe muitos filhos e vou dar este país de Canaã para você e para seus filhos e seus netos para sempre. Eu estarei com você e não vai deixar você ".

Então Jacó acordou e disse: "Se Deus vai me manter segura nesta jornada e cuidar de mim e me trazer de volta ao país de Canaã, então eu vou servi-Lo como meu Deus e dar-lhe o dízimo de tudo o que eu recebo . "

Jacob continuou um pouco mais e, finalmente, chegaram à cidade onde seu avô, Abraão, era. Havia um poço fora da cidade e quando Jacob veio para o bem, ele encontrou um grupo de pastores com suas ovelhas, todos reunidos em torno do poço com uma pedra grande em cima dela. "Por que você não mover a pedra e dar a seus animais de uma bebida do bem?" Jacob perguntou aos pastores.

"A rocha é muito pesada", os pastores respondeu. "Temos que esperar até que todo mundo fica aqui para que todos possam ajudar a mover a rocha."

Enquanto Jacó ainda estava falando com os pastores, seu primo, Rachel, aproximou-se do bem com suas ovelhas. Jacob pensava que Rachel era muito bonita. Então, quando ele a viu, ele rolou a pesada pedra fora do poço sozinho e deu-lhe ovelhas um pouco de água. Então, quando Rachel descobriu que Jacob era seu primo, ela o convidou para vir passar a noite na casa de sua família.

Depois de Jacob tinha ficado com seus primos, Raquel e Lia, e seu tio Labão, durante um mês inteiro, Jacó disse a seu tio que ele amava a Raquel e queria casar com ela. "Eu vou trabalhar para você durante sete anos", Jacob disse a seu tio, "se você vai me deixar casar com Rachel."

Labão concordou e quando esses sete anos, tinham acabado, Labão deu um banquete de casamento grande e Jacó pensou que ele estava se casando com Rachel. Mas era tão escuro lá fora durante o casamento e uma vez que a mulher que ele estava se casando com usava um véu sobre o rosto, Jacob não podia ver que não era realmente Rachel estava se casando. Na verdade, ele não percebeu que foi ele havia se casado até que o sol nasceu na manhã seguinte!

Quem você acha que a mulher era que Jacó casou-se?

Quando Jacó acordou na manhã seguinte, ele viu que era seu primo, Leah, que ele havia se casado. Então Jacob estava muito zangado. "Por que você me enganar?" Jacob gritou com seu tio, Labão. "Eu disse que iria trabalhar para você, se você me deixar casar com Rachel não, Leah."

Então Labão disse: "Vou deixar que você se casar com Rachel, mas você tinha que se casar com Lia primeira vez que ela é a mais antiga. Trabalhar para mim outros sete anos e eu vou deixar você se casar com Rachel. "

Então Jacó continuou trabalhando para o tio e foi casado com as duas irmãs. Ele também foi casada com dois dos Bila, Rachel e Leah servos e Zilpa. Com quatro esposas, Jacob teve logo uma família muito grande. Ele teve doze filhos e até mesmo algumas filhas.

Finalmente, depois de trabalhar para seu tio durante vinte anos, Jacó decidiu que era hora de ele assumir a sua nova família e ir para casa.

Por que Jacob fugir de casa? (Porque Esaú ia matá-lo para enganar Isaque e tomar a bênção de Esaú).

Bem, Jacob não sabia se Esaú ainda queria matá-lo, mas ele pensou que ele tivesse ficado longe o suficiente e que ele poderia muito bem ter a chance de ir para casa.

Você acha que Esaú vai tentar matar Jacob quando ele vai para casa?

Enquanto Jacob e sua família estavam a caminho de casa, Jacob enviou um mensageiro para dizer Esaú que estava vindo. O mensageiro voltou alguns dias depois e disse: "Eu disse a Esaú que estava vindo para casa e agora ele está vindo para encontrá-lo com quatrocentos homens armados!"

Jacob estava com muito medo de seu irmão, Esaú, e ele dividiu a família em dois grupos, o envio de uma maneira que a forma como este e outro. "Se Esaú atacar um grupo de minha família", pensou Jacob, "o outro grupo pode ir embora." Quando os dois grupos de sua família deixaram, Jacob foi deixado por si mesmo. Ele orou: "Oh, Deus, quando eu fugi de casa, eu não tinha nada. Mas você disse que estaria comigo e iria proteger e cuidar de mim e agora Você tem me dado uma família tão grande. Só agora estou com medo de que Esaú virão e matar a mim ea minha família. "

Quando Jacó terminou de orar, ele tomou todas as centenas de cabras, ovelhas, vacas, burros e camelos que ele tinha e enviou seus mensageiros à sua frente para dar aos animais de Esaú como um presente. Jacob pensava que talvez não, se ele deu a Esaú um presente tão grande de tantos animais que Esaú poderia aceitar o presente e machucá-lo.

Você acha que isso vai funcionar? Será que Esaú levar os animais e não machucar Jacob?

Então, um homem, que era realmente Deus, veio e lutou com Jacob durante toda a noite. Quando o sol estava chegando, o homem que era realmente Deus torcida quadril de Jacó e machucá-lo. Mas Jacob disse que não deixaria o homem que era realmente Deus ir até Ele o abençoou. Então Deus os abençoou Jacó e mudou o nome de Jacó de Jacó para Israel.

Então o homem saiu e Jacó, mancava por causa de seu quadril machucado, pisado para encontrar seu irmão, Esaú. Quando ele viu Esaú e seus quatrocentos homens chegando, Jacob se inclinou à terra sete vezes para se desculpar. Mas Esaú correu até seu irmão, Jacob, ...

O que você acha de Esaú vai fazer?

Esaú correu até seu irmão, Jacob, ... e abraçou e beijou. Então Esaú Jacó deu de volta todos os animais Jacob tinha enviado para Esaú como um presente, porque Esaú era apenas contente de ver Jacob voltar para casa e tinha perdoado por todas as coisas erradas Jacob tinha feito para ele.

Você acha que foi bom para perdoar Esaú Jacó?

Foi bom. Mesmo que Jacó fez tantas coisas ruins a seu irmão, Esaú era capaz de perdoá-lo. E Deus quer-nos a perdoar as pessoas quando elas fazem coisas ruins para nós, também. Deus sempre quer nos perdoar, como Deus nos perdoa quando fazemos algo errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário