terça-feira, 13 de março de 2012

Lição 11: A história de Jób

Lição 11: A história de Jó

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos que dêem as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensinamento)

Peça aos alunos, tem alguma coisa ruim já aconteceu com você? Conte-me sobre um tempo que algo ruim aconteceu.

Será que ele ficar melhor?

(O professor deve também contar uma história sobre um momento em que algo de ruim aconteceu com eles e como a situação foi resolvida.)

Por que você acha que Deus permite que coisas ruins acontecem para nós?

Vamos ler na nossa história bíblica de hoje sobre um homem que tinha algumas coisas bem ruins acontecem com ele. Vamos prestar atenção especial para que sua atitude é e como ele lida com as coisas ruins.

(Faça um resumo da história de Jó, fazendo perguntas que você vá.)

Há muito tempo atrás, na cidade de Uz, vivia um homem chamado Job. Jó foi um homem que tinha um bom relacionamento com Deus e ele sempre fez a coisa certa. Ele tinha sete filhos e três filhas, a quem ele orou para cada dia, e ele possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, 500 juntas de bois e quinhentas jumentas, junto com muitos servos.

Parece que Jó é muita sorte, não é? Como você gostaria de ter todos esses animais e servos e ser rico como Jó foi?
Mas um dia os anjos vieram apresentar-se perante o Senhor, e Satanás - ou o diabo - também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: "Satanás, por onde você andou eo que você tem feito?"

Satanás respondeu: "Eu tenho viajado frente e para trás toda a terra."

Então o Senhor disse a Satanás: "Você viu meu servo Jó,? Não há ninguém na terra semelhante a ele. Ele tem um bom relacionamento comigo e ele sempre faz o que é certo."

"Isso é só porque você protegê-lo e sua família e tudo que ele possui", respondeu Satanás. "Tirem algumas de suas coisas e ele certamente vai te amaldiçoar a sua cara."

Você acha que é verdade o que Satanás disse? Job foi apenas fazendo as coisas que Deus queria que ele fizesse, porque Deus estava protegendo-o e fazendo com que tudo corra bem para trabalho?

Não, Jó estava fazendo a coisa certa, porque ele acreditava em Deus e Deus queria fazer feliz.

Então o Senhor disse a Satanás: "Muito bem, então, tudo o que ele tem está em suas mãos. Você pode tirar tudo o que Jó tem, mas você não pode machucá-lo."

E Satanás saiu da presença do Senhor e estava pronto para fazer o seu ataque contra o Trabalho.

Então, um dia, quando os filhos de Jó e filhas estavam tendo uma festa na casa do irmão mais velho, um servo veio correndo de volta ao trabalho e disse: "Os bois lavravam e as jumentas e camelos estavam pastando no campo, e um bando de homens atacado e levou-os fora. Eles mataram todos os seus servos que estavam assistindo os animais, e eu sou o único que escapou para lhe contar! "

Enquanto ele ainda estava falando, outro servo correu-se e disse, "Fire caiu do céu e queimou as ovelhas e os servos observá-los, e eu sou o único que escapou para lhe contar!"

 Enquanto ele ainda estava falando, ainda um outro correu e disse: "Seus filhos e filhas estavam tendo uma festa na casa do irmão mais velho, quando de repente um vento forte varreu do deserto e deu nos quatro cantos da casa. A casa caiu sobre eles e eles estão todos mortos, e eu sou o único que escapou para lhe contar! "

Essas são algumas coisas muito ruins aconteçam com Jó, não são? Como você se sentiria se todas aquelas coisas que aconteceu com você? O que você faria? Quer ficar com raiva de Deus sobre ele? Será que você acha que foi tudo culpa de Deus que as coisas ruins estavam acontecendo com você?

Quando Jó ouviu tudo isso, ele se levantou e rasgou o seu manto e raspou a cabeça. Então ele caiu no chão em adoração e disse: "Nu saí do ventre de minha mãe, e nu partirei. O Senhor deu eo Senhor o tomou. Que o nome do Senhor seja louvado." Em tudo isso, Jó não pecou, ​​dizendo que Deus havia feito algo de errado com ele.
 No outro dia os anjos vieram apresentar-se perante o Senhor, e Satanás também veio com eles apresentar-se diante dEle. E o Senhor disse a Satanás: "Satanás, onde você esteve eo que você tem feito?"

Satanás respondeu: "Eu tenho viajado frente e para trás toda a terra."
Então o Senhor disse a Satanás: "Você viu meu servo Jó,? Não há ninguém na terra semelhante a ele. Ele tem um bom relacionamento comigo e ele sempre faz o que é certo. E ele ainda não me amaldiçoou, mesmo depois você teve todos os seus animais roubados e todos os seus filhos e filhas mortas. "

Satanás respondeu. "Trabalho só é bom porque você protegê-lo. Ferir seu corpo e ele certamente vai te amaldiçoar a sua cara."

Você acha que Jó vai amaldiçoar a Deus?

O Senhor disse a Satanás: "Muito bem, então, ele está em suas mãos. Você pode machucá-lo, mas você não pode matá-lo."

E Satanás saiu da presença do Senhor e fez pele de Jó sair com feridas dolorosas todo - desde a ponta dos pés para o topo da cabeça. Então Jó pegou um pedaço de cerâmica quebrada e raspou-se com ele quando ele se sentou entre as cinzas.

A esposa de Jó lhe disse: "Você ainda está fazendo a coisa certa? Amaldiçoa a Deus e morrer!"

Jó respondeu: "Você está falando como uma louca. Às vezes, temos coisas boas em nossa vida e às vezes temos coisas ruins. Temos que aceitar ambos." Em tudo isso, Jó não pecou, ​​dizendo que Deus havia feito algo de errado com ele.
Quando três amigos de Jó, Elifaz o temanita, Bildade o suíta, e Zofar, o naamatita, ouviu falar sobre todos os problemas que vieram a Jó, eles saíram de suas casas e veio e sentou no chão com ele durante sete dias e sete noites. Ninguém disse uma palavra a ele, porque viram quão triste ele estava.

Jó estava tão triste com tudo o que tinha acontecido - sobre todos os seus animais roubados e todos os seus filhos morrer e todas as feridas dolorosas de todo o seu corpo - que de repente ele gritou a Deus e aos seus amigos: "Eu desejo que eu nunca fui nascido! Então todas essas coisas ruins não poderia ter acontecido para mim. "

Os amigos de Jó também foram muito triste e disse: "Jó, você deve ter feito algo muito ruim para que Deus faça tudo isso para você. Ele está punindo o seu pecado. "

Deus estava punindo Jó?

Não. Lembre-se que a história disse que Jó sempre fazia as coisas certas. Deus não estava punindo Job.

Então Jó disse: "Boas coisas acontecem a todos e coisas ruins acontecem a todos. Só porque algo de ruim está acontecendo comigo, não significa que Deus está me punindo. "

Em seguida, uma grande tempestade começou a se formar no céu e a voz de Deus saiu da tormenta. "Você é trabalho, certo. As coisas boas acontecem a todos e coisas ruins acontecem a todos. Você tem feito muito bem para manter a sua fé e não me xingar, mesmo através de tudo o que aconteceu com você. Agora eu te recompensará. "

E ao longo dos próximos anos, Deus deu a Jó o dobro de animais que ele tinha antes e ele deu a Jó sete filhos e três filhas mais e Ele deixou Job viver até que ele era cento e quarenta anos de idade!

Então você vê que mesmo que as coisas ruins acontecem a nós, Deus sempre pode fazer melhor as coisas, Ele não pode? Nós apenas temos que continuar fazendo as coisas certas e ter um bom relacionamento com Deus e que podemos confiar nele para fazer as coisas melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário