quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 12: José é vendido como escravo

- Lição 12: José é vendido como escravo

Necessário: hula hoop
Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, tem alguma coisa ruim já aconteceu com você? Quais são algumas das coisas ruins que aconteceram com você?

Você acha que uma coisa ruim que nos acontece pode nunca ser uma coisa boa, também? Pode uma coisa que nos acontece ser ruim e bom?

Bem, fomos aprendendo sobre Jacob estas duas últimas semanas. Você se lembra que Jacob era neto de Abraão, certo? Foi Abraão e, em seguida, seu filho Isaac e foi então eram filhos de Isaac Jacó e Esaú. Alguém se lembra o que Jacó fez coisa ruim a seu pai, Isaac, e seu irmão, Esaú? (Quando Isaac estava muito velho e cego, Jacob vestida como Esaú e enganou Isaac para abençoá-lo em vez de Esaú).

Então Esaú ficou muito zangado com Jacó e queria matá-lo. Alguém se lembra o que Jacob tinha que fazer para ficar longe de Esaú? (Jacó teve que fugir de casa.)

Jacó foi viver em outro país com o seu tio e seus dois primos, Rachel e Leah. Jacob se casou com seus dois primos lá e tinha muitos filhos. Hoje, vamos aprender sobre um dos filhos de Jacó, chamado José.

(Resuma Gênesis 37-41, fazer perguntas que você vá.)

Jacó teve muitos filhos, mas José era o seu favorito. Uma vez, quando José tinha dezessete anos, Jacob deu-lhe realmente um belo manto, novo para vestir.

É uma coisa boa ou uma coisa ruim que Joseph tem um robe, bom de novo? (É uma coisa boa.)

Mas os irmãos de José viram a túnica, boa nova que seu pai tinha dado a Joseph e Joseph odiava por causa disso. Afinal, seu pai não havia dado qualquer um deles uma veste, novo agradável.

Agora é uma boa coisa que José tem o manto novo?

Talvez não, porque ele fez seus irmãos o odeiam.

Um pouco depois, José teve dois sonhos. Em um sonho, os irmãos de José se inclinavam para ele e no outro sonho, os irmãos de José e até mesmo seus pais, Jacó e Raquel, se inclinavam para ele!

É uma coisa boa ou uma coisa ruim que os irmãos de José, pai e mãe vai se curvar a ele? (Isso seria provavelmente uma coisa boa.)

Joseph disse a sua família sobre esses sonhos e seus irmãos o odiavam ainda mais por causa deles. "Você acha que nós estamos indo para se curvar a você?" Eles pediram.

Agora é uma coisa boa que todo mundo vai se curvar a José? (Talvez não, porque ele fez seus irmãos odiá-lo ainda mais.)

Então, um dia, quando todos os irmãos de José foram cuidar de suas ovelhas no campo, Jacó enviou José para ir consultá-los. Quando os irmãos Joseph viu chegando, alguns deles disseram: "Vamos pegar Joseph e matá-lo. Então, vamos jogá-lo para baixo esta bem vazio e dizer que algum animal selvagem deve ter atacado e comeu-o. "

Mas um dos irmãos disse: "Não, não vamos matá-lo. Vamos vendê-lo como um escravo e obter algum dinheiro para ele. "Então, quando José chegou até onde eles estavam, eles o capturaram e jogou-o no poço vazio. Joseph tentou pular e sair, mas era muito profundo.

Jogo: Out of the Pit - Diga aos alunos que eles vão se revezar fingindo ser José, quando seus irmãos lançaram-se na cova. Segure um bambolê até um pouco fora do chão para fazer uma cova. Os alunos se revezam entrando no círculo e, em seguida, tentando saltar para fora dela. Continuar a aumentar o bambolê até que ninguém mais pode saltar para fora dela.

José foi preso no referido bem. Então, quando seus irmãos viram algumas pessoas de outro país, vai passando, eles tiraram José do poço eo venderam a eles por vinte moedas de prata.

É uma coisa boa ou uma coisa ruim que José foi vendido como escravo? (Isso soa como uma coisa ruim, não é?)

Como você acha que José se sentiu quando seus irmãos jogaram no poço e depois vendeu-lo?

Os irmãos tomaram a túnica de José, boa nova que Jacob tinha dado a ele, mataram um cabrito, e tingiram a túnica de José no sangue do bode. Então tomaram a túnica de volta para Jacob e mostrei a ele, todo coberto de sangue. Jacob viu o sangue e estava muito triste. "Um animal selvagem atacou e matou Joseph", Jacob gritou. Ele não sabia que o sangue no vestido era sangue de cabra e não o sangue de Joseph.

Enquanto isso, as pessoas que haviam comprado José tomou-o como escravo para o Egito e um homem egípcio chamado Potifar o comprou. Agora Potifar era um homem muito importante. Ele era o capitão dos guardas do faraó e ele logo aprendeu como era inteligente Joseph. Potifar ficou tão impressionado com a José que ele colocou José no comando de toda a sua casa! José era escravo de Potifar topo.

Mas a mulher de Potifar pensava que José estava muito forte e bonito e ela disse: "Venha para a cama comigo, Joseph."

Você acha que Joseph deveria ir para a cama com a mulher de Potifar? Por que não?

Mas Joseph disse: "Não, você é casado com Potifar e seria um grande pecado contra Deus por me ir para a cama com você." Dia após dia, a mulher de Potifar perguntou Joseph ir para a cama com ela e cada vez, ele disse a mesma coisa.

Finalmente, um dia, quando José se recusou a ir para a cama com ela, a mulher de Potifar agarrou manto de José e tentou fazê-lo ir para a cama com ela. Mas José se contorceu de sua capa e correu para fora da casa. Então a mulher de Potifar ficou tão zangado com a José que ela começou a gritar e disse Potifar que José havia tentado fazê-la ir para a cama com ele!

Será que Joseph tentar fazer com que a mulher de Potifar ir para a cama com ele? (N °)

A mulher de Potifar estava mentindo. Ela era a pessoa que estava tentando fazer Joseph ir para a cama com ela. Mas Potifar acreditou em sua esposa sobre José e ele tinha Joseph colocar na prisão.

É uma coisa boa ou uma coisa ruim que José foi colocado na prisão? (Isso soa como uma coisa ruim, também, certo?)

Como você se sentiria se você fosse José e você foi colocado na prisão quando você não fez nada de errado?

Na prisão, José encontrou-chefe do Faraó padeiro e copeiro chefe do Faraó, o único que sempre trouxe Faraó suas bebidas. Uma manhã, o padeiro-mor e do copeiro-mor, ambos tinham olhares tristes em seus rostos. "O que há de errado?" Joseph perguntou.

"Nós dois tivemos sonhos na noite passada", disseram, "mas não sabemos o que significam."

"Deus sabe o que significam seus sonhos", disse Joseph. "Conte-me seus sonhos e, talvez, Deus vai me ajudar a compreendê-los."

Assim, o padeiro-mor e do copeiro-mor disse Joseph seus sonhos. O copeiro disse: "Em meu sonho, eu vi uma videira com três ramos. Quando as uvas cresceu, eu apertei-los em sumo de uva e derramou o suco de uva no copo de Faraó. Então peguei a taça e deu-o a Faraó. "

O que você acha que significa o copeiro do sonho?

Joseph disse: "Este é o seu sonho significa: Os três ramos da videira que você viu há três dias. Em três dias, Faraó vai deixar você sair da prisão e vai fazer você seu copeiro novamente. Mas me faça um favor e lembre-se de dizer a Faraó sobre mim. Eu fui vendido como escravo e não fizeram nada de errado para ser colocado na prisão. "

Quando José foi feito conversando com o chefe dos copeiros, foi a vez de o padeiro chefe. O padeiro chefe disse: "Em meu sonho, eu tinha três cestos de pão na minha cabeça. O pão era suposto ser para Faraó, mas os pássaros continuaram a vir e comê-lo fora de minha cabeça. "

Joseph disse: "Este é o seu sonho significa: Os três cestos de pão em sua cabeça há três dias. Em três dias, Faraó irá cortar sua cabeça e aves virá comer o seu corpo. "

E três dias depois, as coisas aconteceram exatamente como José tinha dito. O copeiro-mor, foi libertado da prisão e obteve seu antigo emprego de volta, mas ao padeiro-mor foi executado e teve sua cabeça cortada.

Dois anos mais tarde, enquanto José ainda estava na prisão por causa da mulher de Potifar a mentira tinha dito, o próprio Faraó teve um sonho. Quando o Faraó acordou, ele chamou todos os seus magos e todos os seus sábios, mas nenhum deles poderia dizer a Faraó o seu sonho. Em seguida, o chefe dos copeiros se lembrou de como José tinha dito a ele que seu sonho significava e ele disse ao Faraó sobre Joseph.

Então Faraó teve seus servos Joseph trazer para fora da prisão para que ele pudesse falar com ele. "Você pode me dizer que meu sonho significa?" Faraó perguntou a Joseph.

Você acha que José será capaz de dizer a Faraó que seu sonho significa?

Joseph respondeu: "Eu não posso te dizer que seu sonho significa, mas Deus pode".

Então o Faraó disse: "Em meu sonho, vi sete vacas gordas que saem do rio. Eles estavam comendo a grama na beira do rio, mas, em seguida, sete vacas magras saiu do rio e comeram as vacas gordas! Eu contei o sonho para todos os meus magos e sábios, mas nenhum deles poderia me dizer o que significa. "

Joseph disse: "Este é o seu sonho significa: As sete vacas gordas são sete anos, quando os lotes de alimentos vai crescer e todo mundo vai ter comida suficiente para comer. Mas depois desses sete anos bons, sete anos virá quando não alimentar muito vai crescer e as pessoas não terão o suficiente para comer. Esses sete anos ruins são como as sete vacas magras. Deus lhe deu este sonho para avisá-lo sobre os sete anos ruins. "Então José disse:" Você deve colocar alguém responsável por armazenar a comida extra durante os sete anos bons e, em seguida, dessa forma, teremos um pouco de comida armazenada quando os sete anos ruins vir. "

Armazenar a comida parecia uma boa idéia para Faraó, e ele disse: "José, pois Deus lhe mostrou que tudo isso vai acontecer e lhe deu a idéia para armazenar a comida, eu vou colocar você no comando de tudo . Eu estou fazendo o meu segundo comando em todo o país do Egito! "

José tinha trinta anos depois e durante sete anos, ele acumulou tanta comida para o país como podia. Então, no final dos sete anos, quando os sete anos ruins começaram e não havia tanta comida crescente, Joseph levou a comida que ele tinha guardado e vendeu-o para as pessoas quando eles precisavam.

Foi uma coisa boa ou uma coisa ruim que José era capaz de dizer a Faraó que seu sonho significa e teve a idéia de armazenar a comida extra?

Foi uma coisa boa. Deus deu a Faraó o sonho e deu a José a ideia de armazenar o alimento para que, quando os sete anos começou ruim e não havia comida muito a crescer, as pessoas estariam prontos e não morrer de fome. Deus quis certificar-se todos tinham alimento suficiente.

Foi uma coisa boa ou uma coisa ruim que Joseph foi feito o segundo em comando por todo o país do Egito?

Isso foi uma coisa boa. José teria muito poder e dinheiro, se ele era o segundo em comando sobre o país todo.

Mas José não poderia ter dito a Faraó o que significava o seu sonho e teve a idéia de guardar a comida e ele não poderia ter se tornado o segundo em comando no Egito, se os irmãos não tinham vendido como escravo. Foi uma coisa ruim que os irmãos de José o venderam como isso, mas Deus foi capaz de transformar essa coisa má numa coisa boa. Então lembre-se, quando algo ruim acontece com você, tente pensar em maneiras que Deus usa essa coisa ruim e transformá-lo em uma coisa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário