quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 13: José perdoa seus irmãos

- Lição 13: José perdoa seus irmãos

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Na semana passada, nós estávamos falando sobre José e seus irmãos. Alguém se lembra que o pai de José era? (Jacob.)

Foi Abraão e, em seguida, seu filho, Isaac, e, em seguida, filho de Isaac era filhos de Jacó e Jacó foram José e seus irmãos.

Alguém se lembra que coisa má irmãos de José fizeram com ele?

Eles derrubaram um poço vazio e depois o venderam como escravo. Então eles disseram Jacob que José tinha sido morto por um animal selvagem.

Então, José foi levado ao Egito como escravo e depois de muitos anos, o faraó, o rei do Egito, teve um sonho. O sonho mostrou sete vacas gordas sendo comidos por sete vacas magras. O Faraó estava muito preocupado com o sonho, porque ele não sabia o que significava. Alguém se lembra que disse a Faraó o que seu sonho quer dizer? (Joseph.)

Deus mostrou a José que o sonho significava que haveria sete bons anos no Egito, quando um monte de comida poderia crescer e todos teriam o suficiente para comer, mas que então não haveria sete anos ruins, quando não alimentar muito que crescer e as pessoas wouldn 't têm o que comer. Assim, José disse ao faraó o que poderia fazer para garantir que as pessoas não morrem de fome durante esses sete anos ruins. Alguém se lembra idéia de Joseph para que eles poderiam fazer?

Joseph disse ao Faraó que eles poderiam armazenar a comida extra durante os sete anos bons e, em seguida, vendê-lo para as pessoas quando elas precisavam durante os sete anos ruins.

Quando o faraó viu como Joseph era inteligente, o que fazer por Joseph Faraó? (Ele fez de José o segundo comando em todo o país do Egito.)

Então os irmãos de José fez algo ruim a ele por vendê-lo como escravo, mas Deus usou aquela coisa ruim para salvar todos os egípcios da fome e Joseph chegou a ser o segundo maior governante no Egito. Joseph não poderia ter sido o segundo no comando do Faraó se seus irmãos não lhe vendera.

Hoje, vamos aprender sobre o que aconteceu quando José viu seus irmãos novamente.

(Resuma Gênesis 42-50, fazendo perguntas que você vá.)

Esses sete anos ruins não eram apenas ruim para o Egito. Não havia comida suficiente crescendo no país de Canaã, também.

Alguém se lembra que estava vivendo no país de Canaã? (Jacob e todos os irmãos de José estavam vivendo em Canaã.)

Então Jacó disse a seus filhos: "Eu ouço há comida que pode comprar lá no Egito. Vá até lá e trazer-nos alguma por isso não vamos morrer de fome. "Então os irmãos de José desceram ao Egito, mas Jacob não deixou seu filho mais novo, Benjamin, ir com eles, porque tinha medo que algo ruim poderia acontecer com Benjamin como ele pensou que havia acontecido com Joseph.

Quando José viu seus irmãos que vem para comprar comida dele, ele fingiu que não sabia e eles não o reconheceram porque ele era muito mais velho. "De onde você é?" Joseph perguntou-lhes.

"Estamos de Canaã", os irmãos responderam. "Viemos para comprar comida de você."

"Vocês são espiões!" Joseph disse. "Vocês vieram aqui para nos espionar."

"Não", os irmãos responderam. "Nós somos todos irmãos, filhos de Jacó, do país de Canaã. Um dos nossos irmãos morreu "- eles estavam falando sobre Joseph e como se tivessem mentido que ele foi morto por um animal selvagem -" e nosso irmão mais novo, Benjamin, ficou em casa com nosso pai ".

Mas Joseph disse: "Vocês são espiões. A única maneira que puder para me provar que não são espiões é para seu irmão mais novo de vir para cá. Agora eu vou colocar todos vocês com exceção de um na prisão. Vou deixar um de vocês ir buscar o seu irmão mais novo. "Então José, teve todos os seus irmãos jogados na prisão por três dias.

Porque você acha que José, chamado espiões de seus irmãos e colocá-los na prisão? (Talvez porque ele estava bravo com eles para jogá-lo no fundo do poço e vendê-lo como um escravo.)

No final de três dias, Joseph mudou de idéia. Ele foi para seus irmãos na prisão e disse: "Em vez de manter todos vocês aqui na prisão e envio somente de você para ir buscar o seu irmão, Benjamim, eu vou manter um de vocês aqui na prisão e deixar o resto de você levar comida de volta para suas famílias e, em seguida, trazer de volta Benjamin aqui. Quando você traz Benjamin voltar aqui, vou deixar o seu outro irmão fora da prisão. "

Os irmãos de José sussurrou para o outro, "Deus está fazendo tudo isso para nos punir pelo que fizemos para Joseph."

Então José disse aos seus servos para encher sacos cheios de comida para cada um dos irmãos e de secretamente colocar os irmãos 'dinheiro de volta no fundo dos seus sacos. Os irmãos deviam pagar Joseph para a comida que ele foi dar-lhes com o dinheiro, mas Joseph disse aos seus servos para colocá-la no dos irmãos sacos. Em seguida, ele deixou todos os irmãos vão à exceção de um.

Porque você acha que José deu aos seus irmãos de volta o seu dinheiro?

Quando os irmãos pararam para passar a noite, eles encontraram o seu dinheiro de volta em suas malas e foram confundidos porque não fez como ele chegou lá.

Quando chegaram em casa e disse a Jacob que havia acontecido, Jacob começou a chorar e disse: "José é morto, outro dos meus filhos está na prisão, e agora eu tenho que enviar Benjamin lá para que o homem sabe que não é espiões? Não, eu não vou enviar Benjamin baixo porque então algo ruim possa acontecer com ele também! "

Mas um pouco mais tarde, Jacó e seus filhos ficaram sem comida novamente. "Volte ao Egito", Jacob disse a seus filhos ", e comprar comida para nós um pouco mais para que não irão morrer de fome."

Mas os irmãos responderam: "Nós não podemos voltar para o Egito, a menos que Benjamin vem com a gente. O homem disse Benjamin tinha que vir. "

"Por que você tem que dizer ao homem de cerca de Benjamin?" Jacob perguntou. "Se você não tinha dito o homem que tinha outro irmão, então ele não teria dito a você para trazer Benjamin com você."

"Tivemos que dizer a ele sobre Benjamin," os irmãos respondeu. "O homem continuou dizendo que eram espiões e ficava perguntando-nos todos os tipos de perguntas sobre a nossa família. Agora enviar Benjamin conosco para que possamos comprar-nos um pouco de comida e não morrer de fome. "

"Tudo bem", disse Jacob. "Mas ter certeza de ter o dobro da quantidade de dinheiro com você neste momento, no caso, foi um erro que o seu dinheiro foi colocado de volta em suas malas a última vez que fui."

Em seguida, os irmãos partiu para o Egito e levou Benjamim com eles. Quando José viu seus irmãos vindo de novo, ele disse aos seus servos para levar os irmãos a sua casa e cozinhar um banquete para eles. Então, quando os irmãos foram levados para sua casa, Joseph perguntou-lhes: "Como estão todos vocês? Como é o seu pai? É o seu pai ainda está vivo? "

Por que José quer saber como é Jacob? (Jacob é pai de José, também, e Joseph não viu seu pai durante cerca de vinte anos de história.)

"Nosso pai está indo bem", os irmãos responderam.

Em seguida, José viu seu irmão mais novo, Benjamin, e ele teve que correr para fora da sala para que ele pudesse chorar.

Porque você acha que José começou a chorar quando viu Benjamim?

Talvez Benjamin era seu irmão favorito e ele não tinha visto Benjamin por tanto tempo. Talvez porque Benjamin era o único irmão que não jogue Joseph para o poço e vendê-lo como um escravo.

Quando José voltou de chorar ea comida era trazida para fora, Joseph disse aos seus servos para dar Benjamin cinco vezes mais do que ninguém.

Após o almoço, José disse aos seus servos para encher sacos dos irmãos cheios de comida e de colocar seu dinheiro de volta em suas malas, também. O que ele disse: "E eu também quero que você esconda um dos meus copos de prata na parte inferior do saco de Benjamim."

Porque você acha que José disse a esconder a taça de prata no saco de Benjamim?

Em seguida, Joseph deixar o irmão que estava em go prisão e todos os irmãos deixaram para voltar para casa. Um pouco mais tarde, porém, Joseph enviou os seus servos para capturar os irmãos. Quando os servos arrebatados para os irmãos, eles disseram, "Pare! Um de vocês irmãos roubaram copo do nosso mestre de prata! "

Será que os irmãos roubar a taça de prata? (Não, Joseph disse aos servos para colocá-lo no saco de Benjamim.)

"Nós não roubar taça de prata de seu mestre!" Os irmãos respondeu. "Você pode verificar as nossas coisas e se um de nós tem seu copo de mestrado prata, então você pode matar irmão e que o resto de nós será escravo de seu senhor."

E os servos verificado todos os irmãos "malas e encontraram a taça de prata no saco de Benjamim. Então, todos os irmãos estavam tristes e seguiram os servos de volta para a casa de Joseph.

"O que você fez?" Joseph gritou. "Você roubou meu copo de prata!"

"Nós seremos escravos de vocês", os irmãos responderam, embora eles ainda não sabiam como o copo tem no saco de Benjamim.

"Não", disse Joseph. "Só quem roubou a taça será meu escravo. Benjamin será meu escravo eo resto você pode ir para casa. "

Os irmãos respondeu: "Benjamin é filho mais jovem e favorito de nosso pai, assim como Joseph costumava ser. Nosso pai tinha medo que algo ruim aconteça para Benjamin, se nós o trouxemos para cá e se não tomarmos Benjamin volta para casa, nosso pai vai ser tão triste que ele vai morrer. Então, por favor, em vez de tomar Benjamin, tomar um de nós em seu lugar. Um de nós vai ser seu escravo, em vez de Benjamin. "

Em seguida, Joseph viu que seus irmãos haviam mudado. Em vez de ser meio para Benjamin e fazendo-o ser um escravo, como se tivessem sido dizer a José eo venderam como escravo, os irmãos foram realmente ofereço para tomar o lugar de Benjamim! Quando José viu isso, gritou em voz alta e disse: "Eu sou José! Eu sou aquele que você vendido como escravo! "

Todos os irmãos de José ficaram com medo e pensei que Joseph ainda estava bravo com eles e faria algo de ruim para eles. Mas Joseph disse: "Não tenha medo. Eu te perdôo. Você fez algo ruim para mim, mas Deus usou para algo bom. Ele me deu a idéia para armazenar os alimentos de modo que todas as pessoas no Egito teria o suficiente para comer durante estes sete anos ruins. Além disso, Ele me fez o governante segunda maior em todo o Egito! Agora volte para Canaã e trazer o meu pai e toda a nossa família aqui embaixo para que você possa viver todos perto de mim! "

Quando Jacó ouviu dos irmãos história, ele estava muito feliz e disse: "Meu filho, José, ainda está vivo? Irei vê-lo antes de eu morrer. "

Então, Jacó e todos os irmãos de José e sua família inteira se mudou para o Egito para estar com ele novamente. Mas, alguns anos mais tarde, antes de Jacob morreu, Jacob disse Joseph e seus outros filhos, "Você deve tomar o meu corpo de volta para Canaã quando eu morrer e enterrar-me lá porque Deus prometeu que Ele daria todo o país de Canaã para mim e aos meus filhos e netos para sempre. "Assim, quando Jacó morreu, José e seus irmãos carregaram o corpo de seu pai de volta para Canaã e enterraram lá.

Jogo: Você está perdoado Tag - Um jogador é "It", o Freezer. Quando os jogadores são marcados, eles fingem ser congelados. Eles podem ser desbloqueados gritando, "Eu preciso de perdão!" Um jogador que não está congelada pode tocar-lhes e dizer: "Você está perdoado!" Quando todo mundo está congelado, ou quando o Freezer se cansa, escolha um Freezer novo. Diga aos alunos que quando fazemos algo errado e precisamos de alguém para nos perdoar, que nos faz sentir mal. Faz-nos sentir congelado por dentro. Quando pedimos o perdão e perdoa alguém nos, nos sentimos livres novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário