domingo, 18 de março de 2012

- Lição 14: Balaão eo burro falante

- Lição 14: Balaão eo burro falante



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre estudantes tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, que você deve fazer se alguém lhe diz para fazer algo, mas você sabe que algo está errado?



E se este é o seu pai ou um professor dizendo para você fazer a coisa errada? Se você fizer isso, então?



E se o presidente dos Estados Unidos lhe disse para fazer algo ruim, você faria isso?



Bem, hoje vamos aprender sobre um homem cujo rei queria que ele fizesse algo que Deus disse estava errado.



(Resuma Números 22-24, usando a seguinte história e fazendo perguntas enquanto você lê.)



Um dia, quando Moisés e os israelitas estavam andando no deserto ... Porque é que Moisés e os israelitas caminhar no deserto? Alguém pode me dizer? Os israelitas eram escravos no Egito, mas Deus usou Moisés para resgatar os israelitas da escravidão. Eles estavam caminhando pelo deserto à sua nova casa em Canaã, mas quando o povo tem de Canaã, eles tinham medo de ir atacar as pessoas que vivem lá e assumir, mesmo que Deus havia dito ao povo que Ele iria ajudá-los. Então, para punir as pessoas por não confiar nele para ajudá-los, Deus disse-lhes que não podia ir ao vivo em Canaã. Eles tiveram que esperar até que todos os adultos naquela época tinha morrido e então Deus levaria seus filhos para Canaã para viver lá. Então, agora em nossa história, os israelitas ainda tem que viver no deserto até que todos os adultos, que não confiar em Deus para ajudá-los, estão mortos.



Então, um dia, quando Moisés e os israelitas estavam andando no deserto, que chegou perto do país de Moab. Balaque, o rei de Moab, viu os israelitas passando e estava com medo. "Essas pessoas estão indo para assumir o meu país!", Disse.



Você acha que o rei Balaque estava certo? Foram Moisés e os israelitas vai assumir o seu país?



Moisés e os israelitas acabaram indo para assumir a Canaã, mas eles estavam apenas passando por Moabe. Eles não querem atacar o rei Balaque ou do seu país.



Mas o rei Balaque ficou com medo e mandou seus assessores para o profeta Balaão. "Balaão", disseram eles, "por favor, venha e amaldiçoar os israelitas para nós, pois eles são nossos inimigos e passaram a nos atacar."



Você acha que Balaão deveria lançar uma maldição sobre os israelitas?



Balaão respondeu, os conselheiros, "Passe a noite comigo e eu lhe direi o que Deus diz na parte da manhã."



Naquela noite, Deus disse a Balaão: "Não amaldiçoe os israelitas. Eles são o meu povo e eu tenho os abençoou. "



Então, Balaão acordou na manhã seguinte e disse aos conselheiros que ele não iria com eles para amaldiçoar os israelitas.



Quando o rei Balaque ouviu que Balaão disse, mandou assessores mais para ele e ofereceu-se para dar dinheiro Balaão e os tesouros se ele viesse amaldiçoar os israelitas para ele. Mas Balaão não iria amaldiçoar os israelitas. "Mesmo que o rei Balaque me deu todo o dinheiro em seu palácio", disse ele, "eu não iria desobedecer a Deus. Mas passar a noite comigo e eu vou ver se Deus me diz mais nada. "



Naquela noite, Deus disse a Balaão: "Vá com os conselheiros, de Balaão, mas ter o cuidado de fazer apenas o que eu disser para você fazer."



Então, Balaão acordou na manhã seguinte, pegou o seu jumento, e foi com os conselheiros para conhecer o Rei Balaque. À medida que o burro estava caminhando, um anjo veio e ficou na frente do burro, com uma espada na mão. Balaão não pôde ver o anjo, mas o seu jumento podia. O burro saiu da estrada e começou a andar através de um campo.



Porque você acha que o burro fez isso? Por que ele simplesmente desligar a estrada e começar a andar pelo campo? (Porque o burro viu o anjo em pé em seu caminho com uma espada na mão.)



Então Balaão bateu o seu jumento e fê-lo voltar à estrada. Um pouco mais tarde, o burro estava caminhando por um beco, com edifícios de ambos os lados dele. O anjo veio e ficou na frente dele de novo e o burro tinha que smoosh-se contra uma das paredes para evitar o anjo. O pé de Balaão foi esmagado contra a parede e bateu novamente o seu jumento.



Você acha que Balaão deveria estar batendo seu burro assim?



Finalmente, o anjo veio e ficou na frente do burro mais uma vez.



O que você acha que o burro vai fazer?



Desta vez, o burro parou. Ele se recusou a ir ainda um passo adiante e apenas previsto no chão. Balaão estava tão irritado que ele pegou um pau e começou a bater o burro. Então Deus fez com que o burro pudesse falar e o burro disse: "Por que você me batido estas três vezes? Não são sempre como um burro bom para você? "



Então Deus fez com que Balaão pôde ver o anjo com a espada na mão. "Não bater o seu burro", disse o anjo. "E lembre-se, apenas fazer o que Deus lhe diz para fazer quando você encontrar com o rei Balaque."



Quando o Rei Balaque a Balaão viu chegando, ele disse: "Finalmente! Por que você não veio a primeira vez que eu mandei para você, Balaão? "



"Eu estou aqui agora", respondeu Balaão. "Mas eu só posso dizer que Deus me diz para".



Então o rei Balaque disse: "Coloque uma maldição sobre os israelitas para mim."



Mas, em vez de amaldiçoar os israelitas, Balaão abençoou! Rei Balaque ficou zangado e disse: "Balaão, eu disse para você para amaldiçoar os israelitas não, abençoá-los. Agora eu não estou indo dar-lhe algum do dinheiro que eu prometi. "



Porém Balaão respondeu, "Eu te disse, eu só posso dizer que Deus me diz para." Então Balaão voltou para casa e assim o fez o rei Balaque.



Balaão fazer a coisa certa? (Sim.)



Balaão fez o que ele sabia que Deus queria que ele fizesse, mesmo que o rei queria que ele fizesse algo diferente. Para nós, que temos de ouvir os nossos pais e nossos professores eo governo, mas temos sempre que lembrar de ouvir a Deus em primeiro lugar. Mesmo se todo mundo nos diz para fazer algo, temos que ouvir o que Deus nos diz para fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário