domingo, 18 de março de 2012

- Lição 16: Cruzando o Jordão eo Wall of Jericho

- Lição 16: Cruzando o Jordão eo Wall of Jericho



Necessários: duas cordas ou salto de cordas



Jogo: Atravessando o rio Jordão - Coloque duas cordas paralelas umas às outras no chão. Explique aos alunos que o espaço entre as cordas é um rio caudaloso. Se tocá-lo, eles vão ser varridos e se afogou. Agora que os alunos pular o "rio" um de cada vez ou em grupo. Continuar a alargar as cordas separados até que é impossível de atravessar. Perguntar, como é que vamos atravessar o rio, se não podemos saltar sobre ele? Acho que vamos ter que descobrir na nossa história da Bíblia como os israelitas atravessaram um rio grande como este.



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Resuma Josué 1-6, usando a seguinte história e fazendo perguntas enquanto você lê.)



Os israelitas tinham vivido no deserto por um longo tempo, desde que Moisés libertou da escravidão no Egito. Mas agora Moisés estava morto e havia chegado a hora para os israelitas para ir para sua nova casa, o país de Canaã que Deus havia prometido dar-lhes. Seu novo líder, o homem que Moisés havia escolhido para ser o próximo líder, foi chamado Josué.



"Joshua," Deus lhe disse: "Eu estarei com você e irá ajudá-lo assim como fui com Moisés e ajudou-o. Agora, ser forte e corajoso porque você é o líder que vai trazer os israelitas em sua nova casa. "



O que você acha Josué terá que fazer para trazer os israelitas em sua nova casa?



Ele terá de lutar contra as pessoas que já estão vivendo em Canaã e fazê-los sair para que os israelitas podem ter seu país.



Por que você acha que Deus deixaria Josué e os israelitas assumir outra pessoa país?



As pessoas que viviam em Canaã eram más e não acreditava em Deus, assim Deus estava punindo-os e dando o seu país aos israelitas vez.



Então Josué disse aos israelitas: "Prepare-se e obter todas as suas coisas embalado. Em três dias, vamos atravessar o rio Jordão e começar a tomar sobre a terra de Canaã. "



Naquela noite, Josué enviou dois homens para espionar a cidade de Jericó, no país de Canaã. Eles encontraram uma prostituta chamada Raabe em Jericó e ia dormir em sua casa para a noite.



Mas alguém entrou e disse ao rei de Jericó, "Dois homens de os israelitas entraram na cidade esta noite para nos espionar."



Então o rei de Jericó mandou seus soldados para casa de Raabe e os soldados disse: "Raabe, enviar os dois espiões a nós para que possamos matá-los."



Mas Raabe ajudou os dois espias israelitas esconder debaixo de uma pilha de feno que tinha e ela disse aos soldados: "Aqueles dois homens vieram aqui, mas eles deixaram. Eles não estão mais aqui. "Então, quando os soldados saíram, Raabe foi e disse aos dois espiões israelitas," Eu sei que Deus vai dar-lhe o nosso país. Nós temos ouvido sobre como Deus te tirou da escravidão no Egito e fez a água do Mar Vermelho se dividir em dois para que pudessem atravessar em terra seca. Agora, olhe, eu tenho sido bom para você e não dizer aos soldados que estavam aqui. Então por favor, ser bom para mim e não me mate ou à minha família quando você vem para assumir o nosso país. "



"Nós não vamos matar você ou sua família", os dois espiões respondeu: "apenas contanto que você não conte a ninguém que estamos aqui." Então Raabe ajudou os dois homens fugir da cidade e voltaram a Josué.



Um par de dias depois, Josué levou o povo fora do arraial deles e até o rio Jordão. O rio Jordão era um rio grande e foi inundando os lados quando os israelitas chegaram lá. O povo perguntava: "Como é que vamos atravessar um rio tão grande?"



Como você acha que as pessoas vão atravessar o rio?



Deus disse a Josué: "Diga aos sacerdotes para entrar no primeiro rio, carregando a Arca da Aliança com eles." Então Josué disse aos sacerdotes para caminhar dentro do rio e assim que os dedos dos pés dos sacerdotes tocou a água, a água do rio parou de correr! As pessoas ainda podia ver a água a poucos quilômetros de distância, mas não estava se movendo em direção a eles anymore. Foi apenas parado! Então todos os israelitas caminharam no fundo do rio seco e cruzou para o país de Canaã. Assim como todos os israelitas estavam do outro lado, Deus fez a água do rio começar a fluir novamente.



Josué e os israelitas atravessaram o rio Jordão e marcharam em direção à cidade de Jericó. Quando chegaram perto da cidade, um homem veio e de repente ficou na frente de Josué. O homem tinha a sua espada, então Joshua perguntou-lhe: "De que lado você está? Você está no nosso lado ou você está do lado do nosso inimigo? "



De que lado você acha que o homem está ligado?



"Eu estou do lado de ninguém", disse o homem. "Mas eu sou o comandante do exército do Senhor, então eu vim para você".



"Será que Deus tem uma mensagem para mim?" Joshua perguntou.



"Tire as sandálias", disse o homem, "porque você está pisando em solo sagrado." Então, Josué tirou suas sandálias.



Então Deus disse a Josué: "Josué, eu vou ajudá-lo a derrotar Jericó e seu rei e seu exército. Aqui está o que você tem que fazer: Leve o seu exército e fazer uma marcha completa em torno da cidade por seis dias. No sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes e depois tem golpe sete padres em suas trombetas. Quando os sete sacerdotes golpe em suas trombetas, todos os soldados em seu exército deveria gritar tão alto quanto puderem e depois vou fazer as paredes de Jericó cair e seu exército pode correr e atacar a cidade. "



Então é isso que Josué e os israelitas fizeram. Eles marcharam em volta da cidade uma vez durante seis dias e, em seguida, no sétimo dia, rodearam sete vezes. Então os sacerdotes tocaram as trombetas, o exército gritou tão alto que podia, e Deus fez os muros de Jericó cair! O exército israelita inteiro correu e atacou a cidade, mas não doeu Raabe ou sua família, porque ela era a única que tinha ajudado os espiões fugir quando chegaram a passar a noite na casa dela.



Esta é a primeira batalha que os israelitas lutaram para assumir seu novo lar. Deus ajudou-os a derrotar o povo de Jericó e Deus ajudou-os a derrotar os seus outros inimigos também, e, eventualmente, os israelitas conquistaram todo o país de Canaã e rebatizou o país de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário