terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 2: Débora e Jael, mulheres fortes de Deus

- Lição 2: Débora e Jael, mulheres fortes de Deus



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Diga aos alunos, eu quero jogar um jogo com você hoje. Eu quero que você pense em como muitos bons líderes, homens na Bíblia, como você pode. Quem pode pensar nos mais bons, homens líderes das vitórias da Bíblia. Pronto, vá! Grite-los! (Exemplos incluem líderes como José no Egito, Moisés, Josué, David King, Salomão, Josias, o profeta Daniel, Esdras, o sacerdote, Neemias, o governador, Jesus e os Apóstolos, assim como outros. Medida que os alunos chamam os nomes, escreva-os no quadro, se você quiser.)



Agora eu quero que você pense de bons líderes, as mulheres na Bíblia. Go! (Os exemplos podem incluir a irmã de Moisés Miriam, a rainha Ester, e outros. O ponto é que o aluno deve ser capaz de pensar dos líderes mais homens do que mulheres líderes.)



Mesmo que a nossa lista mostra os líderes mais homens do que mulheres líderes, nossa história de hoje mostra que Deus pode operar através das mulheres, tanto quanto ele pode através de homens.



(Resuma Juízes 4, fazendo perguntas enquanto você lê.)



Quando o juiz Ehud morreu ...



Quem era Ehud? Você se lembra? (Ele era o homem que matou Eglom, rei dos moabitas, por esfaqueá-lo no estômago com sua espada e, em seguida, conduziu os israelitas na batalha e derrotou o exército moabita.)



Você se lembra de que Deus havia deixado os moabitas conquistar Israel, porque o povo de Israel tinha parado de acreditar em Deus e estavam pecando. Deus permitiu que os moabitas conquistá-los como sua punição. Mas então, quando os israelitas começaram a orar para Deus para ajudá-los novamente, Ele o fez ajudá-los fazendo Ehud seu líder e ajudá-los a derrotar os moabitas.



Mas quando Ehud morreu, os israelitas começaram a pecar novamente.



Como Deus se sente quando pecamos?



Deus estava com raiva que as pessoas estavam pecando novamente para que ele deixe o rei Jabim, rei dos cananeus, atacar e conquistar os israelitas. Rei Jabim governou Israel durante vinte anos.



Então o povo começou a orar a Deus novamente e Deus ouviu sua oração. Uma mulher chamada Débora era o líder de Israel após Ehud morreu. Ela era um profeta e um juiz e um dia, Débora enviou uma mensagem a um homem chamado Barak. Ela disse: "Barak, Deus está ordenando-lhe tirar dez mil soldados israelitas e vá derrotar o exército cananeu. Deus vai fazer com que você vai ganhar a batalha. "



Mas Barak disse, "Deborah, você tem que vir comigo para lutar contra os cananeus, ou eu não vou."



Por que Barak quer Deborah para ir com ele quando ele foi para combater os cananeus? (Ele estava com medo de ir sozinho.)



Você acha que Barak deve ter ficado com medo? (Não, ele deveria ter confiado que Deus estaria com ele e iria ajudá-lo. Deus já disse que Ele iria fazer com que Barak ganhou a batalha.)



Assim, Deborah disse: "Eu vou com você, Barak, mas já que você está agindo com medo, Deus usará uma mulher para ganhar a batalha, em vez de você."



Em seguida, Débora e Barak tomou dez mil soldados israelitas e lutou contra os cananeus. Deus fez isso para que os israelitas venceram a batalha e todos os soldados cananeus foram mortos. Mas o líder do exército cananeu, um homem chamado Sísera, fugiu da batalha quando viu que seu exército estava perdendo. Ele correu para a tenda de uma mulher chamada Jael, porque ele sabia Jael e queria que ela ajuda a escondê-lo. Jael a Sísera se apressar e entrar e, em seguida, escondeu-o sob alguns cobertores para que o exército israelita não iria encontrá-lo.



Você acha que Jael vai manter Sísera seguro em sua tenda?



Sísera adormeceu sob todos os cobertores porque ele estava tão cansado de lutar na batalha e, em seguida, fugindo do exército israelita. Enquanto ele dormia, Jael pegou um martelo e um prego e sorrateiramente se sobre Sísera. Ela martelou o direito pico na cabeça de Sísera e matou-o debaixo dos cobertores. Então, Deus usou Jael, uma mulher, para derrotar o líder do exército cananeu, assim como Deborah havia dito.



Barak estava com medo de ir para a batalha contra os cananeus. Você acha que devemos ter medo de fazer algo que Deus nos disse para fazer? (Não, devemos confiar que Deus estará conosco e nos ajudará a fazer o que Ele nos pede para fazer. Nós não temos que ter medo, se sabemos que Deus está conosco. Deus pode nos ajudar a fazer qualquer coisa.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário