domingo, 18 de março de 2012

- Lição 2: Deus dá mãe de Moisés uma grande idéia

- Lição 2: Deus dá mãe de Moisés uma grande idéia



Necessário: voluntário para jogar Miriam (você pode ser Miriam se você quiser), boneca cesta,



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Digamos que, semana passada, conheci uma mulher chamada Sifrá. Ela era uma enfermeira que ajudou as mulheres israelitas têm seus bebês quando os israelitas estavam vivendo no Egito. Alguém se lembra que o faraó, o rei do Egito, disse a Sifrá que fazer quando ela viu um menino israelita bebê nascer? (O Faraó disse-lhe para matar os meninos israelitas.)



Por que Faraó lhe disse para fazer isso? (Ele estava com medo que os israelitas iriam crescer e se juntar aos seus inimigos e lutar contra ele.)



Será que Sifrá fazê-lo? Será que ela matar os meninos israelitas? (N °)



Sifrá fez o que era certo e ouviu a Deus ao invés de Faraó.



Bem, hoje vamos conhecer alguém que vai nos contar um pouco mais sobre o que aconteceu quando os israelitas estavam no Egito.



(Pergunte a Miriam para vir pol)



(Miriam lê o seguinte script baseada em Êxodo 1:22-2:10).



Miriam: (entra, carregando uma boneca) Wow! Olhe para todas essas crianças grandes. Oi, crianças! Meu nome é Miriam e eu quero dizer a vocês um pouco sobre meu irmão, Moisés, hoje em dia. Isso está certo? Você está pronto para ouvir minha história?



Great! Bem, há muito tempo atrás, quando morávamos no Egito, o Faraó disse a Sifrá e Puá, as enfermeiras, para matar todos os meninos assim que eles nasceram. Mas Sifrá e Puá não faria isso. Então o Faraó ordenou todas as mães para matar seu bebê meninos, jogando-os no rio e deixá-los afogar.



Será que som muito bom? Você jogaria seu bebê no rio e deixa se afogar? Não, claro que não. E minha mãe não queria fazer o que quer. Então, quando ela teve um menino, meu irmãozinho, ela o escondeu durante três meses, e não deixou Faraó ou qualquer de seus guardas sabem que ela tinha dele.



Mas depois de três meses, ele começou a ficar muito difícil mantê-lo escondido. Ela sabia que os guardas do faraó iria encontrá-lo mais cedo ou mais tarde e quando o fizeram, eles o matariam. Então Deus deu a minha mãe um plano. Ela colocou meu irmão bebê em um cesto (colocar boneca na cesta) e colocou a cesta no rio. Então ela me disse para se esconder pela beira do rio e vê-lo para se certificar de que a cesta não entrar na água ou qualquer coisa.



Então é isso que eu fiz. Eu assisti a cesta e eu assisti-lo e assisti-lo ... até que alguém começou a descer para o rio. Você nunca vai adivinhar quem era. Era a filha da princesa, do faraó! Ela estava descendo para o rio com os seus servos para ir nadar.



Então, ela olhou e viu cesta meu irmão bebê. Ela enviou seu escravo para pegar a cesta e trazê-lo para ela e ela encontrou meu interior irmãozinho. Meu irmão bebê chorava ea princesa sentiu pena dele. Ela decidiu mantê-lo por si mesma!



Então saí do meu esconderijo e correu para ela. "Você quer que eu encontrar alguém para cuidar dele para você?" Eu perguntei a princesa.



Ela disse que sim, então eu fui e comecei a minha mãe. Minha mãe cuidou de meu irmãozinho para a princesa ea princesa-lhe o nome de Moisés. Isso é como meu irmão mais novo nasceu, e é assim que ele se tornou um príncipe no Egito, porque a princesa adotou como seu próprio filho.



Mas é tudo porque Deus deu a minha mãe a idéia de colocá-lo na cesta no rio. Deus sabia que a princesa iria encontrá-lo. Deus sabia que a princesa iria cuidar dele.



(Peça aos alunos para agradecer a Miriam.)



Questões de Revisão:



Quem deu a mãe de Moisés, a idéia de colocá-lo em uma cesta na beira do rio? (God.)



O que aconteceu com Moisés, quando sua mãe o colocou na cesta? Será que ele se afogar no rio? (Não, a princesa encontrou e ele foi autorizado a viver.)



Quem tem que cuidar de Moisés após a princesa adotou? (Mãe de Moisés.)



Você acha que você deve ouvir a Deus se Ele lhe dá uma idéia? (Sim.)



Devemos também ouvir o que Deus está dizendo a nós, porque Deus sempre tem as melhores idéias. Ele salvou Moisés de afogamento e até fez com que sua mãe poderia continuar a tomar conta dele, e fez dele um príncipe. Se ouvirmos a Deus, então Ele pode nos proteger e fazer as coisas boas acontecem para nós também.



Então, vamos lembrar de confiar em Deus e fazer o que Ele nos diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário