sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 2: O Senhor Rejeita Eli e Seus Filhos, e Chama Samuel

- Lição 2: O Senhor Rejeita Eli e Seus Filhos, e Chama Samuel



Necessário: Bíblias, uma venda nos olhos



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, O que seus pais fazem quando você faz algo de ruim? Que tipo de punição que você recebe? (Conforme o professor, compartilhar algumas maneiras que seus pais costumavam puni-lo.)



Você gostaria que seus pais nunca se puniu você, mas apenas deixá-lo fazer o que você queria?



Da última vez, nós aprendemos sobre Hannah e sobre como ela queria ter um bebê. Ela orou e orou a Deus e disse: "Deus, se você vai me dar um bebê, eu lhe darei o bebê de volta para você", e, finalmente, Deus deu a Hannah um menino. Alguém se lembra qual nome de menino que era? (Samuel.)



E quando Samuel era velho o suficiente, Hannah levou Samuel ao sacerdote Eli, de modo que Samuel poderia viver na igreja Tabernáculo e aprender a servir a Deus.



Hoje, vamos aprender sobre o que aconteceu ao lado de Eli e Samuel.



(Leia 1 Samuel 02:12 - 04:01 com os alunos ou ler a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Os filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam aprendendo a ser sacerdotes, também, mas eram homens muito maus. Quando alguém chegou à igreja Tabernáculo de sacrificar a Deus, Hofni e Finéias levaria a melhor parte do sacrifício da pessoa antes mesmo que a pessoa teve tempo de dar a Deus. Eles foram, basicamente, roubando a oferta de pessoas, e roubar a oferta de Deus.



O pequeno menino Samuel foi também aprender a ser padre. Seus pais, Ana e Elcana, viria vê-lo uma vez por ano, e Eli, o sacerdote rezava para Hannah ter mais filhos desde que ela tinha dado Samuel a Deus, mas, em seguida, Ana e Elcana iria para casa e Samuel iria continuar a viver com Eli .



Eli ouviu falar sobre as coisas erradas seus filhos, Hofni e Finéias, estavam fazendo e ele disse-lhes para parar, mas eles não pararam, e Eli não fazer mais nada para fazê-los parar.



O que você acha Eli deveria ter feito para tornar seus filhos parar de fazer as coisas ruins que eles estavam fazendo? (Ele poderia ter punido los. Ele não poderia ter deixá-los ser sacerdotes mais.)



Finalmente, um profeta de Deus veio a Eli, o sacerdote, e disse: "Deus diz:" Eli, eu escolhi Arão para ser o meu sacerdote, quando Moisés e Arão tirou os israelitas do Egito. Ele era o seu grande-grande-avô, e agora eu te escolhi para ser meu sacerdote. Mas agora você está me desrespeitando por não punir seus filhos. Você acabou de deixá-los continuar a fazer o que quiserem. Então, agora você não pode ser meu sacerdote mais. Eu vou escolher um padre que vai fazer as coisas certas que eu disser para ele fazer. E eu vou matar seus dois filhos, Hofni e Finéias, no mesmo dia, e ninguém em sua família vai viver o suficiente para ser um homem velho. "



Um pouco mais tarde, enquanto Samuel estava dormindo uma noite, Deus o chamou. "Samuel".



Samuel acordou, mas ele não sabia que era Deus falando com ele, porque Deus nunca tinha falado com ele antes. Em vez disso, ele pensou que estava Eli chamá-lo. Então ele se levantou e correu para onde Eli estava dormindo e disse: "Aqui estou. Você ligou para mim. "



Mas Eli acordou e disse: "Não, eu não fiz. Volte para a cama. "



Samuel voltou para a cama, mas ele ouviu Deus chamando-o novamente. "Samuel".

Samuel levantou-se e foi a Eli de novo, pensando que era Eli quem o chamava. "Aqui estou", disse Samuel. "Você ligou para mim."



«Não, eu não fiz", Eli disse. "Volte para a cama." Isso tudo aconteceu mais uma vez. Então Eli percebeu que Deus estava tentando falar com Samuel. Eli disse: "Samuel, voltar para a cama, e se você ouvir alguém chamando por você, novamente, ficar lá e dizer, 'Eu estou ouvindo, Senhor.'"



Samuel voltou para a cama, e desta vez, quando Deus o chamou, Samuel disse: "Eu estou ouvindo, Senhor."



Então Deus disse a Samuel que ele estava indo para punir Eli e os filhos de Eli por causa de todas as coisas erradas que eles estavam fazendo, e porque Eli não havia punido por isso.



Na manhã seguinte, Samuel não queria dizer Eli que Deus lhe disse, mas Eli fizeram falar. Depois disso, Deus continuou falando com Samuel e Samuel tornou-se um grande profeta de Deus para todas as pessoas.



Questões de Revisão:



Por que Deus diz que Ele estava indo para punir os filhos de Eli, Hofni e Finéias? (Porque eles estavam fazendo coisas erradas.)



Por que Deus diz que Ele estava indo para punir Eli? (Porque Eli estava deixando seus filhos fazer as coisas ruins e não puni-los para fazê-los parar.)



Então Deus disse Eli e seus filhos não podiam ser sacerdotes mais. Em vez disso, Deus escolheu Samuel para ser o sacerdote, e Deus começou a falar com Samuel e fazendo dele um profeta. Por que você acha que Deus deixou Samuel ser um sacerdote e profeta, quando ele não deixaria Eli e os filhos ser sacerdotes mais? (Como Samuel estava disposto a ouvir a Deus, e Samuel estava fazendo as coisas certas que Deus queria que ele fizesse.)



Você está disposto a ouvir a Deus e fazer as coisas certas que Deus quer que você? (Sim.)



Então Deus pode usar você para fazer grandes coisas para Ele, assim como Ele usou Samuel.



Jogo: Ouvindo Deus - Escolha um aluno para ser Samuel. Eles usam a venda. Todo mundo chama o seu nome juntamente com o professor. Trabalho "Samuel" é para ouvir a voz do professor e caminhar em direção ao professor, bloqueando todas as outras vozes. Quando o aluno chega ao professor, remover a venda e escolher o aluno que vem a ser "Samuel". O primeiro estudante agora é a "voz de Deus". Jogar enquanto o tempo permitir, ou até que todos tenham tido a chance de jogar ambos os papéis, o professor terminando como "Samuel".



Lembre aos alunos que Samuel pensou que era Eli chamando-o, mas era realmente Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário