quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 3: Abram Permite Lot tem o seu caminho

- Lição 3: Abram Permite Lot tem o seu caminho

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, Você já teve uma briga com alguém? Talvez um irmão ou irmã? Ou um amigo? Ou até mesmo um professor ou pai? Você se lembra o que você estava brigando?

O que você acha que teria acontecido se você simplesmente parou de lutar e deixar a outra pessoa tem o seu caminho? Isso teria sido tão ruim?

Bem, fomos aprendendo sobre Abrão. Alguém se lembra o que Deus disse a Abrão que fazer? (Deus disse a Abrão para deixar seu país e os seus amigos e sua família e ir para um país novo.)

Abrão foi para o país de Canaã, mas depois que ele chegou lá, houve uma seca. Todos os animais e as plantas foram morrendo e não havia comida suficiente para todos a comer. Abrão foi e viveu no Egito por um tempo. Alguém se lembra que coisa má Abrão fez no Egito?

Ele tinha medo que alguém iria matá-lo e levar sua esposa, Sarai, longe dele desde que ela era tão bela, tão ele mentiu e disse que Sarai era sua irmã. Então Faraó fez levá-la para ser sua esposa, mas Deus fez o Faraó e todos em seu palácio doente e fez Faraó dar Sarai a Abrão de volta.

Agora, na nossa história, vamos aprender sobre o que aconteceu com Abraão e sua família depois que voltou para Canaã.

(Resuma Gênesis 13, fazendo perguntas que você vá.)

Quando a seca em Canaã acabou, Abrão e sua esposa, Sarai, e seu sobrinho, Ló, deixou o Egito e retornou ao país de Canaã. Mas Abrão e Ló se ambos tornaram-se tão rico e tinha tantos animais que eles não poderiam viver no mesmo lugar mais. Seus servos foram sempre brigando uns com os outros sobre cujas ovelhas tem que comer a melhor grama.

Abrão disse a Ló: "Ló, não vamos brigar sobre cuja ovelha começa a comer a melhor grama. Vamos afastar-se uns aos outros. Você escolhe qual direção você quer ir e eu vou ir na outra direção. "

Então Ló olhou ao seu redor e decidiu levar a melhor terra para si. "Eu vou passar por Sodoma e Gomorra", disse ele, "porque essa terra é o melhor."

Você acha que Abrão deveria ter deixado Lot tomar a melhor terra?

Abrão concordou em deixar Lot ter a terra que ele queria porque Abrão era generoso e não quero lutar com isso. Então Deus recompensou Abrão, e disse: "Abrão, olhe ao seu redor. Eu vou dar a este país inteiro de Canaã para seus filhos e seus netos para sempre. "E Abrão partiu e construiu um altar a Deus para agradecer a Ele por tudo que Deus tinha feito por ele.

Porque você acha que Deus recompensou Abrão, dando-lhe todo o país como esse? (Porque Abrão foi generosa e não lutar com Lot sobre quem tem a melhor terra.)

Você acha que talvez a gente pudesse deixar que outras pessoas têm o melhor às vezes e confiar em Deus para recompensar-nos como Ele fez para Abrão?

Lembre-se Deus quer que sejamos generosos e para não brigar com as pessoas se podemos ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário