domingo, 18 de março de 2012

- Lição 3: A chamada de Moisés - Moisés ea Sarça Ardente

- Lição 3: A chamada de Moisés - Moisés ea Sarça Ardente



Necessário: voluntário para jogar Moisés (você pode ser Moisés se você quiser), vara longa para uma equipe



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos: Quais são algumas coisas que você é bom?



Quais são algumas coisas que você não é muito bom? (O professor deve também compartilhar algo que não é bom.)



O que você pensaria se Deus lhe disse que era realmente importante para você fazer algo que você não estava muito bom? Será que você tenta fazê-lo ou você diria a Deus que você não é bom para aquela coisa e que ele deveria pedir a alguém para fazê-lo?



Bem, hoje vamos conhecer um homem que pedi a Deus para encontrar alguém para fazê-lo, e vamos ver o que Deus disse a ele.



(Pergunte a Moisés que vêm dentro)



(Moisés diz o seguinte script baseada em Êxodo 2:11-4:17).



Moisés: (entra, carregando um cajado) Bem, Olá a todos! Meu nome é Moisés. Você deve se lembrar que eu era o bebê que a princesa encontrado ao lado do rio. Minha mãe me colocou lá porque Faraó, rei do Egito, tinha dito aos israelitas para colocar todos os seus meninos do bebê no rio e deixá-los afogar. Mas minha mãe não me colocou no rio. Ela me colocou em uma cesta na beira do rio para que eu não iria se afogar. É quando a princesa me encontrou e me adotou como seu próprio filho.



Eu cresci e era um príncipe. Como você gostaria de ser príncipes ou princesas?



Bem, era bastante agradável. Mas então eu comecei a pensar sobre os israelitas. Eu era um israelita e eu havia me tornado um príncipe, mas o resto dos israelitas eram ainda escravos. Gostaria de ser um escravo?



Não, ser escravo não é divertido. Seus mestres são a média para você e você tem que fazer um trabalho árduo durante todo o dia. Fui uma única vez e viu um dos chefes de escravos batendo um escravo israelita. Fez-me realmente louco para ver que o chefe escravo egípcio espancando um escravo israelita. Então eu olhei ao redor e não viu ninguém. Fui até o chefe escravo e matou-o. Eu sei que não deveria ter feito isso. Eu deveria ter acabado de terminar a luta. Mas eu deixei-me ficar muito zangado e eu o matei.



No dia seguinte, saí de novo e vi dois combates israelitas. Eu disse a eles que eles deveriam ser amigos e não brigar e um deles perguntou se eu ia matá-lo como eu matei o chefe escrava egípcia.



Eu não acho que ninguém me viu matar o egípcio, mas acho que o israelita o chefe escravo estava batendo deve ter dito o que eu fiz. Quando o faraó ouviu falar sobre o que eu fiz, ele tentou me matar, mas eu fugi.



Eu fui para outro país chamado Midiã. Quando cheguei lá, vi esses pastores mexendo com algumas meninas e suas ovelhas. As meninas estavam apenas tentando obter um pouco de água do poço para o rebanho, mas esses outros pastores vieram para cima e corte em linha e fez as meninas deixar para que os pastores poderiam dar suas próprias ovelhas um pouco de água. Você acha que foi muito legal dos pastores para fazer isso?



Eu não acho que foi muito bom também. Então eu lutei os pastores e deixar as meninas mais voltar. Eles eram tão grato que eu ajudei a eles que me convidou para ir ficar na casa de seu pai e trabalhar para ele. Eventualmente, eu me casei com uma dessas garotas e teve dois meninos com ela.



Eu fiquei em Midiã por muitos anos e ajudou o pai das meninas, Jetro, cuidar de suas ovelhas. Tornei-me um pastor como eles. Mas um dia, quando eu estava cuidando das ovelhas, eu vi algo estranho. Em cima da montanha, havia um arbusto em chamas. Mas a sarça não se queimava. Era como se o fogo não estava fazendo nada para isso. Então eu pensei, eu tenho que ir para cima e ver mais de perto para ver por que o fogo não está queimando o mato.



Eu subi a montanha e quando cheguei perto do mato, eu ouvi Deus falar comigo fora do arbusto. Ele me disse para parar e tirar os sapatos para mostrar respeito por ele. Ele disse: "Eu sou Deus. Eu tenho visto como dizer que os egípcios estão a ser para os israelitas, tornando-se seus escravos. Eu desci para resgatar os israelitas do Egito e levá-los para seu próprio país. E eu quero que você, Moisés, para ser seu líder. Eu quero que você vá falar com Faraó e trazer os israelitas do Egito. "



Eu não podia acreditar que Deus estava dizendo. Eu estava com tanto medo e eu disse: "Deus, que se os israelitas não acredito que você me enviou para ser seu líder?"



Deus disse respondeu: "O que você tem na mão?"



Eu disse: "Minha equipe."



Deus disse: "Jogue seu cajado no chão." Eu joguei no chão (jogue o pessoal no chão) e Deus transformou em uma cobra! Ele disse: "Pegue-lo de volta." Eu peguei e Deus transformou-o em um pedaço de pau de novo.



Então Deus disse: "Coloque sua mão dentro de seu manto." Eu coloquei minha mão dentro da minha roupa e quando eu tirei de lá. Deus fez a minha mão toda escamosa e bruto, como se eu tivesse uma doença na minha mão. Ele me disse para colocar a minha mão de volta no meu manto, e desta vez, quando eu a puxei de volta para fora, era totalmente normal novamente.



Deus disse: "Se os israelitas não acredito que eu enviei para ser seu líder, transformar a equipe em uma cobra e faça a sua mão virar bruto e depois normal novamente, e eles vão acreditar em você."



Mas eu ainda estava com medo e nervoso e eu disse: "Mas Deus, não posso ser o líder. Eu não sou um bom orador. Eu fico nervoso quando tenho que falar na frente de grandes grupos. "



Então Deus disse: "Não se preocupe. Vou ajudá-lo. "



Mas eu disse: "Não, Deus. Deixar alguém ser o líder. Eu não quero fazê-lo. "



Então Deus ficou muito bravo comigo. Ele disse: "Você é a pessoa que eu escolhi para ser o líder. Agora, pare de dar desculpas. Eu disse que iria ajudá-lo. Eu também estou enviando o seu irmão para ajudá-lo, mas você é a pessoa que eu escolhi para ser o líder. Agora fazê-lo. "



E é assim que Deus me fez o líder dos israelitas. Voltarei na próxima semana e dizer-lhe como Deus me ajudou ea fuga israelitas do Egito.



(Peça aos alunos para agradecer a Moisés.)



Questões de Revisão:



Deus disse a Moisés que Ele veio para salvar os israelitas do Egito, porque os egípcios estavam sendo cruel com eles e fazê-los ser seus escravos. Deus se preocupava com os israelitas. Você acha que Deus se preocupa com você quando as pessoas estão sendo significa para você ou quando as coisas ruins estão acontecendo com você? (Sim.)



Deus sempre cuida de nós e Ele sempre vai nos ajudar, assim como Ele disse que estava indo para ajudar os israelitas. Às vezes, Deus nos quer ajudar outras pessoas, porém, exatamente como Deus queria que Moisés para ajudar os israelitas. Então, se você ver alguém que precisa de ajuda, lembre-se que Deus quer que você ajudá-los.



O que Deus disse quando Moisés disse que não queria ser o líder, porque ele não era bom no que faz? (Deus disse que iria ajudar Moisés.)



Você acha que Deus pode ajudá-lo com as coisas que você não é bom? (Sim.)



Se Deus lhe diz para fazer algo, Ele sempre vai ajudá-lo a fazê-lo.



Então, vamos lembrar para ajudar as pessoas quando elas precisam de ajuda e confiar em Deus para nos ajudar a fazer as coisas que Ele nos diz para fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário