terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 3: Gideon (parte 1)

- Lição 3: Gideon (parte 1)



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Resuma Juízes 6:1-32, fazendo perguntas enquanto você lê.)



O povo de Israel pecou contra Deus novamente.



Como isso faz Deus sente quando pecamos e fazemos coisas que estão erradas? (Faz Deus se sente triste e com raiva quando fazemos coisas erradas.)



Então, porque os israelitas pecaram contra Deus, Deus castigou os israelitas, permitindo que os midianitas conquistá-los por sete anos. Os midianitas roubou todos os israelitas "alimentos e assumiu todas as suas casas para que os israelitas tiveram que ir morar em cavernas. Os israelitas estavam tão chateado com tudo o que os midianitas estavam fazendo para que eles gritou e pediu ajuda a Deus.



Então, Deus enviou aos israelitas um profeta e Deus disse ao profeta para dizer: "Eu sou aquele que vos tirou do Egito onde eram escravos. Eu sou aquele que te salvou de todos os seus inimigos e lhe deu este país de Israel. Eu lhe disse que você deveria me adoram e não qualquer dos deuses falsos, mas você não me escutou. Você pequei, e fiz o que está errado. "



Então, Deus enviou o Seu anjo para conversar com um homem chamado Gideão. Gideão estava no seu campo e que o anjo disse: "Deus está com você, poderoso guerreiro".



Mas Gideão disse: "Desculpe-me, mas se Deus está conosco, então por que Ele permitiu que os midianitas fazer todas essas coisas ruim para nós? Por que Deus não nos ajudar como Ele fez quando Ele trouxe nossos avós para fora do Egito? "



O Anjo disse a Gideão, "Vá lutar contra os midianitas. Deus está enviando a você fazê-lo. "



O que você faria se Deus lhe disse para ir lutar contra os midianitas?



Você teria medo de ir lutar contra os midianitas?



Gideão disse: "Eu não posso ir lutar contra os midianitas. Eu não sou forte o suficiente. "



Então o anjo disse: "Deus estará com você e vai te ajudar. Ele vai fazer com que você vai ganhar a batalha. "



Você sabia que Deus pode nos ajudar a fazer alguma coisa? (Não pode se sentir como nós somos bons o suficiente ou forte o suficiente para fazer algo, mas se Deus está conosco, então ele pode nos ajudar a fazer qualquer coisa.)



Então Gideão disse: "Eu quero ter certeza de que este é realmente um anjo de Deus falando comigo. Fique aqui até eu voltar e trazer-lhe uma oferta. "



Por que Gideão quer dar o anjo uma oferta? (Gideon queria dar uma oferta para o anjo para agradecer a Deus. Quando Deus nos promete algo ou quando Deus faz algo por nós, devemos sempre lembrar de agradecer a Ele por isso.)



"Vou ficar aqui e esperar por você", disse o anjo.



Então Gideão correu para sua casa e fez um pouco de comida para o anjo. Ele trouxe de volta e definir o alimento para baixo sobre uma rocha. Então o anjo tocou a comida com sua equipe e fez fogo sair do rock e queimar toda a comida. Então o anjo desapareceu e Gideão sabia que era realmente um anjo que havia falado com ele.



O pai de Gideão foi um dos israelitas que estava pecando contra Deus e adorar deuses falsos. Naquela noite, Deus disse a Gideão para ir quebrar estátuas de seu pai dos deuses falsos e para construir um lugar para adorar o Deus verdadeiro.



Gideão estava com medo de fazê-lo quando todos iriam vê-lo assim ele foi durante a noite e quebrou as estátuas de seu pai aos deuses falsos e construiu um lugar para adorar o Deus verdadeiro. Na parte da manhã, todos acordaram e viram o que Gideon tinha feito. Eles sabiam que era Gideão, e eles estavam prestes a matá-lo, mas seu pai disse: "Espere! Gideão quebraram as estátuas dos deuses falsos. Deixe os deuses falsos puni-lo, se puderem. Se eles não podem, então saberemos que eles não são reais. Então todo o povo concordou e decidiu esperar para ver se os deuses falsos puniria Gideon para quebrar suas estátuas.



Você acha que os deuses falsos punirá Gideon para quebrar suas estátuas? (Não, os deuses falsos não pode punir Gideon porque eles não são reais. Eles não existem. Deuses falsos não pode fazer nada se eles não são reais.)



Então lembre-se, Deus pode nos ajudar a fazer nada. Devemos sempre agradecer a Deus quando Ele faz algo por nós. E Deus é o único Deus verdadeiro. Não existem outros deuses.



Vamos aprender na próxima semana sobre como Deus ajudou Gideão vencer a batalha contra os midianitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário