sexta-feira, 23 de março de 2012

- Lição 3: Respeitando o Nome de Deus

- Lição 3: Respeitando o Nome de Deus



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém se lembra por que Deus nos dá regras?



Deus nos dá as regras, porque Ele nos ama. As regras que Ele nos dá são destinadas a proteger-nos e outros.



Alguma vez você já ouviu alguém dizer (em tom animado), "Oh, meu Deus!"



Alguma vez você já ouviu alguém dizer (em tom irritado), "Jesus Cristo!"



O que você pensa quando você ouve alguém dizer essas coisas? São aquelas coisas boas a dizer? Por que ou por que não?



(Peça a um aluno ler Êxodo 20:7, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Deus diz para não abusar Seu nome ou tomar o Seu nome em vão. Como está dizendo: "Oh, meu Deus!" Ou "Jesus Cristo!" Quando você estiver animado ou louco por algo mau uso o nome de Deus e tendo seu nome em vão? É abusar nome de Deus e tomar seu nome em vão quando dizemos o seu nome, mas não estamos realmente a falar com ele ou sobre ele.



Precisamos respeitar a Deus e um só caminho, podemos mostrar respeito a Deus é só usar o seu nome quando estamos falando com ele ou sobre ele. Não podemos apenas dizer o nome de Deus como se fosse qualquer outra palavra. Nome de Deus é especial, porque Deus é especial e temos que mostrar respeito a ele.



Jogo: Certo ou Errado - Diga aos alunos que você vai jogar um jogo de revisão com eles. Você dirá a eles uma história curta e eles terão que decidir se o personagem da história usou o nome de Deus a maneira certa ou da maneira errada.



História 1: Chad está na escola, conversando com seu amigo, Billy. Chad está dizendo Billy sobre o seu fim de semana. "Fomos à igreja e vimos este vídeo sobre como Jesus morreu na cruz e depois voltou à vida três dias depois." Será que o nome Chad uso de Jesus da maneira certa ou da maneira errada? (O caminho certo porque ele estava realmente falando de Jesus.)



História 2: Lisa ouve Billy e Chad falando. "Oh, Deus!", Diz ela. "A Igreja é tão chato! Estou contente por minha família não ir à igreja! "Será que Lisa usar o nome de Deus o caminho certo ou o caminho errado? (A maneira errada, porque ela não estava usando o nome de Deus respeitosamente.)



Story 3: Depois da escola, Chad está correndo para colocar todas as coisas dele em sua mochila e sair para o ônibus. Ele sabe que está atrasado e ele tem medo do ônibus pode sair sem ele. Ele sussurra, "Jesus, me ajude a chegar ao ônibus!" Será que o nome Chad uso de Jesus da maneira certa ou da maneira errada? (O caminho certo porque ele estava dizendo uma oração para Jesus para ajudá-lo.)



História 4: Billy também é atrasado para o autocarro. Como ele está enchendo o seu saco de livro, ele acidentalmente cai uma de suas pastas e todos os seus papéis derramar no chão. "Deus danado isso!" Billy diz. Será que Billy usar o nome de Deus o caminho certo ou o caminho errado? (O caminho errado, porque ele não estava falando com Deus ou sobre Deus. Ele estava usando o nome de Deus de maneira desrespeitosa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário