quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 4: Abrão resgata Lot

- Lição 4: Abrão resgata Lot

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Bem, fomos aprendendo sobre Abrão. Alguém se lembra o que Deus disse a Abrão que fazer? (Deus disse a Abrão para deixar seu país e os seus amigos e sua família e ir para um país novo.)

Abrão foi para o país de Canaã, mas depois ele teve que se mudar para o Egito por causa de uma seca. E ele fez algo de errado no Egito. Alguém se lembra o que era?

Abrão estava com medo que alguém iria matá-lo e levar sua esposa, Sarai, longe dele desde que ela era tão bela, tão ele mentiu e disse que Sarai era sua irmã. Então Faraó fez levá-la para ser sua esposa, mas Deus fez o Faraó e todos em seu palácio doente e fez Faraó dar Sarai a Abrão de volta.

Depois disso, Abrão se mudou de volta para Canaã, mas ele e os pastores de Ló manteve discutindo sobre cuja rebanhos seria obter a melhor grama. Alguém se lembra do bom Abrão fez para torná-lo para que ele e Ló não ter que lutar com isso? (Ele foi generoso e deixou Lot tomar a melhor terra para si e, em seguida, mudou-se para longe dele.)

Agora vamos aprender sobre o que aconteceu ao lado de Abrão e Lot.

(Resuma Gênesis 14, fazendo perguntas que você vá.)

Quedorlaomer (todos dizem que Quedorlaomer), rei de Elão veio com seu exército e atacou o país de Canaã. O exército de Canaã tentaram lutar contra ele, mas o exército do rei Quedorlaomer era forte demais. Eles venceram todas as batalhas e conquistou todas as cidades que vieram para. Quando o exército de Quedorlaomer de chegar à cidade de Sodoma, eles roubaram tudo que puderam encontrar e ainda seqüestrou as pessoas que vivem lá, para que pudessem transformá-los em escravos. E desde que o lote tinha escolhido para ir morar perto de Sodoma, ele era uma das pessoas que Quedorlaomer seqüestrados.

O que você acha Quedorlaomer vai fazer a Lot?

Mas um dos homens de Sodoma escapou e veio, e contou a Abrão, o que tinha acontecido. Quando Abrão soube que Lot tinha sido seqüestrado, ele chamou todos os seus amigos e todos os seus servos e perseguiu Quedorlaomer do exército até o anoitecer.

O que você acha que Abrão vai fazer quando ele alcança a Quedorlaomer exército de?

No meio da noite, Abrão levou seus amigos e seus servos e atacou o exército de Quedorlaomer. E mesmo que Quedorlaomer exército era tão grande e forte, Abrão e os homens com ele os derrotou. Abram resgatado Ló e toda a Quedorlaomer o povo e seu exército haviam sequestrado e ele pegou de volta todas as coisas exército Quedorlaomer tinha roubado.

Como você acha que Abrão bater exército de Quedorlaomer? (Deus o ajudou.)

Abrão e seus amigos não poderia ter derrotado o exército por conta própria. Mas Deus os ajudou. E Deus pode nos ajudar a fazer coisas demais. Lembre-se: podemos pensar que não podemos fazer algo, mas se tivermos a ajuda de Deus, não podemos fazer nada.

Após a batalha, Abrão deu a Deus um em cada dez coisas que ele havia tomado de volta do exército de Quedorlaomer.

Porque você acha que Abrão deu a Deus um em cada dez coisas que ele levou de volta? (Essa foi a maneira de Abrão de agradecer a Deus para ajudá-lo a vencer contra o exército de Quedorlaomer.)

Também devemos dar a Deus o dízimo de tudo que temos. Se você receber subsídio ou se alguém lhe dá dinheiro para fazer um trabalho ou algum dinheiro aniversário ou alguma coisa, colocar 10 centavos de cada dólar na placa de oferta como a sua forma de agradecer a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário