domingo, 18 de março de 2012

- Lição 4: As pragas do Egito e atravessando o Mar Vermelho

- Lição 4: As pragas do Egito e atravessando o Mar Vermelho



Necessário: voluntário para jogar Moisés (você pode ser Moisés se você quiser), vara longa para uma pessoal, cartões de índice com pragas escritas sobre eles, lanterna, baby doll, cesta cobertor,



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Jogo: Embrulho do bebê Moisés - Lembre os alunos de como a mãe de Moisés o colocou em uma cesta e colocá-lo à beira do rio para a princesa para encontrá-lo. Metade das crianças alinhar-se com um lado da sala, a outra metade do outro lado. No meio da sala é uma boneca, um cobertor e uma cesta. Em "go", um aluno de um lado da sala corre para cima e envolve o bebê no cobertor e coloca-o na cesta. Assim que o bebê está no cesto, um estudante do outro lado da sala se esgote e desembrulha o bebê. Em seguida, um invólucro envolve, etc O objetivo é ver quanto tempo leva para que todos possam ter ido. Jogue um par de voltas, alternando qual lado envolve e de que lado desembrulha. Tente bater os seus tempos anteriores.



Jogo: Moisés ea Sarça Ardente - Lembre os alunos de como Moisés viu Deus falar com ele do meio da sarça ardente e teve que tirar os sapatos para mostrar respeito a Deus. Crianças correm em uma sala semi-iluminada. Quando alguém acende uma luz ou uma lanterna brilha, todo mundo tem que parar e tirar os sapatos logo que puderem. Se revezam deixar as pessoas acender a luz ou manter a lanterna.



(Pergunte a Moisés que vêm dentro)



(Moisés diz o seguinte script baseada em Êxodo 4:18-14:31).



Moisés: (entra, carregando um cajado) Olá de novo, todo mundo! Eu vim aqui para dizer um pouco mais sobre a minha história. Da última vez, eu disse que Deus falou comigo de que a queima de mato e disse-me que Ele queria que eu fosse o líder que iria trazer os israelitas do Egito para que eles não seriam escravos mais. Eu não queria ser o líder. Eu estava com muito medo. Mas quando Deus diz algo, você só tem que confiar nele e fazê-lo. Então, eu levei minha esposa e filhos e começou no meu caminho de volta para o Egito.



Deus enviou o meu irmão mais velho, Aaron, para me ajudar, e quando chegamos de volta ao Egito, disse a todos os israelitas que Deus se preocupava com eles e queria tirá-los do Egito para que eles não teriam de ser escravos mais. Mostrei-lhes como Deus poderia fazer o meu pessoal se transformar em uma cobra, e como Deus poderia fazer minha mão pegar uma doença, mas depois fica melhor.



Depois disso, Aaron e eu fui ao palácio para falar com Faraó. Eu disse a Faraó: "Deus diz para deixar o Seu povo ir."



Mas Faraó disse: "Eu não acredito em Deus, então eu não vou deixar os israelitas. Na verdade, agora eu vou fazer o seu trabalho ainda mais difícil. "



Então o Faraó disse aos chefes de escravos para ser ainda mais média com os israelitas. Mas Deus disse: "Faraó vai deixar os israelitas, porque eu vou fazê-lo deixá-los ir."



Na manhã seguinte, Aaron e eu voltei a falar com Faraó. Eu disse, "Deus diz para deixar o Seu povo ir."



Faraó disse: "O que você pode fazer para provar que seu Deus é real e que eu deveria ouvi-lo?"



Aaron pegou a minha equipe e jogou no chão e Deus se transformou em uma cobra. Mas, então, os magos de Faraó fez um truque de magia para torná-lo parecido com os seus bordões também se transformaram em cobras. Minha equipe, em seguida, engoliu cobras do mago, mas Faraó ainda não quis ouvir a Deus e deixar os israelitas.



Então, na manhã seguinte, Aaron e eu voltei a Faraó. Ele ainda não deixaria os israelitas ir, então Deus nos disse para transformar toda a água do Egito em sangue. Aaron bateu na água do rio com sua equipe e toda a água do Egito virou sangue. Os peixes no rio morreram e ninguém podia beber água. Mas, então, os magos de Faraó fez um truque de mágica para fazer com que pareça que poderia transformar água em sangue também. Então o Faraó ainda não quis ouvir a Deus e deixar os israelitas.



Uma semana depois, Aaron e eu voltei Faraó e disse: "Deus diz para deixar o Seu povo ir." Faraó ainda não ouviu por isso Deus fez sapos, milhares e milhares de sapos, vir e cobrir todo o país. Eles estavam pulando em cima das mesas das pessoas e incomodando tudo. Eles eram realmente irritante.



Finalmente, o faraó nos pediu para orar para que Deus tire as rãs. Mas quando nós fizemos, e Deus tirou os sapos, o Faraó disse que ainda não quis ouvir a Deus e deixar os israelitas.



Isso continuou acontecendo. Deus fez mosquitos vêm e incomodar a todos. Então, formou-moscas, mais moscas do que você já viu, venha. Em seguida, Deus fez todas as vacas em die Egito, mas que as vacas que israelitas tinham ao vivo. Então Ele fez feridas e uma erupção cutânea dolorosa sair em todos os egípcios. Em seguida, Ele fez cair granizo grande sobre os egípcios, como grandes pedras caindo do céu. Ele esmagou toda de alimentos dos agricultores e fizeram buracos nos edifícios. Então, Deus enviou um bando de gafanhotos insetos para comer o resto de comida que os egípcios ". Depois disso, Deus o fez totalmente escuro por três dias no Egito. Ninguém podia ver o sol ou a lua ou as estrelas por três dias, exceto para os israelitas. E cada vez, Faraó ainda não quis ouvir a Deus e deixar os israelitas.



Finalmente, Deus disse-me para dizer a todos os israelitas matar um cordeiro e colocar seu sangue nos batentes das portas de suas portas dianteiras. Naquela noite, Deus enviou o Seu anjo para matar todos os primogênitos do Egito. O anjo matou o filho mais velho de casa em casa. Mas ele saltou as casas dos israelitas, porque quando o anjo viu o sangue nos batentes das portas das portas dos israelitas frente, ele iria pular aquela casa e não matar todas as crianças que vivem lá.



Faraó acordou no meio da noite e viu que até mesmo uma criança mais velha dele tinha sido morto pelo anjo. Então ele me disse e os israelitas a sair imediatamente. Ele estava com medo de que Deus pode fazer algo pior para ele se ele não nos deixou ir. Os egípcios outro mesmo nos deu dinheiro para que seria bom para eles e sair o mais rápido que podíamos. Nenhum dos egípcios queria que Deus puni-los ainda mais.



Então, no meio da noite, tomei todos os israelitas e saíram do Egito. Não eram escravos mais. Deus tinha dito que faria Pharoah nos deixar ir, e é isso que Ele fez. Deus não queria fazer todas essas coisas ruins para os egípcios. Se o faraó teria ouvido, Deus não teria que fazer todas essas coisas. Mas ficamos felizes porque Deus nos libertou da escravidão.



Naquela noite, acampamos à beira-mar. Mas o Faraó decidiu que queria perseguir-nos e nos trazer de volta ao Egito para ser seus escravos. Então ele enviou seu exército para atacar e nos trazer de volta.



Mas você acha que Deus deixaria Faraó nos levar de volta para sermos seus escravos de novo?



Não, Deus colocou uma parede de fogo entre nós eo exército egípcio para que eles não podiam chegar até nós. Então Deus disse: "Moisés, esticar o seu pessoal em direção ao mar." Eu fiz e Deus começou a se mover a água do mar à direita e à esquerda para que houvesse uma parede de água em ambos os lados de nós, mas seco chão no meio.



Deus me disse: "chumbo israelitas através do mar, na terra seca." Na manhã seguinte, todos nós tínhamos atravessado o mar em terra seca. Quando estávamos no outro lado, Deus mudou a parede de fogo para que os egípcios podiam nos ver no outro lado do mar. Eles começaram a correr pelo meio do mar sobre a terra seca para perseguir-nos, mas depois Deus disse: "Estenda a sua equipe em direção ao mar de novo."



Eu fiz, e Deus fez a parede de água sobre o direito ea água de água à esquerda voltar para baixo e se afogar todo o exército egípcio para que eles não poderiam nos pegar.



E é assim que Deus nos resgatou da escravidão no Egito.



(Peça aos alunos para agradecer a Moisés.)



Questões de Revisão:



Por que Moisés pessoal comer dos magos paus? (Para mostrar que Deus é mais poderoso do que truques mágicos dos magos.)



O que Deus queria Faraó fazer? (Deus queria que Faraó para deixar os israelitas sair do Egito e parar de fazê-los ser escravos.)



Jogo: Representando as Pragas - Dê a cada criança ou grupo um cartão com uma praga escrito nele. Eles têm 2 minutos para descobrir como agir que praga sem usar palavras. As pragas são o rio virando-se para sangue, rãs em toda parte, mosquitos por toda parte, voa por toda parte, as vacas morrendo, feridas em todo mundo, granizo, gafanhotos que comem tudo, a escuridão total, a morte dos filhos mais velhos. Você também pode agir fora das pragas como toda uma classe.



Por que fazer todas aquelas coisas terríveis acontecem para o Egito? (Deus estava punindo Faraó, porque ele não quis ouvir a Deus.)



Você acha que você deve ouvir a Deus, quando Ele lhe diz para fazer alguma coisa? (Sim.)



Faraó enviou seu exército para obter os israelitas, mas o que Deus fez para os israelitas? (Deus abriu o mar e deixar os israelitas atravessar de modo que os egípcios não podiam feri-los. Então, Ele fez a água voltar para baixo e afogar o exército egípcio.)



Quando você se encontra em uma situação difícil, você acha que Deus pode salvá-lo como Ele salvou Moisés e os israelitas?



Jogo: Atravessando o Mar - Divida os alunos em duas equipes. Uma equipe é os israelitas, o outro os egípcios. Têm os israelitas estão a poucos metros à frente dos egípcios. Diga aos israelitas para executar em um determinado sentido, quando você diz ir. Informe os egípcios a persegui os israelitas, mas eles não podem atravessar uma certa linha. Não lhes diga que a linha é. Deixe os israelitas cruzar a linha. Quando os egípcios fazer, dizer-lhes que está fora porque cruzou a linha. Eles reclamam que que isso não é justo, mas explicar que este é o que Deus fez para os israelitas. Ele deixou os israelitas atravessar o Mar Vermelho (a linha), mas não os egípcios. Ele protegia os israelitas, mas destruiu os egípcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário