terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 4: Gideon (parte 2)

- Lição 4: Gideon (parte 2)



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Da última vez, nós começamos a aprender sobre o juiz, Gideon. Quando os israelitas pecaram contra Deus e começou a adorar deuses falsos, Deus permitiu que os midianitas vir e conquistar Israel por sete anos. Então, quando os israelitas começaram a orar a Deus novamente, Deus enviou um anjo para ir dizer a um homem chamado Gideão que ele deveria liderar os israelitas na batalha contra os midianitas. Gideão estava com medo, mas Deus lhe disse que Ele estaria com ele e iria ajudá-lo a ganhar a batalha. Então Gideão quebrou todas as estátuas de seu pai aos deuses falsos e construiu um lugar para adorar o Deus verdadeiro.



(Resuma Juízes 6: 33-7:25, fazendo perguntas enquanto você lê.)



Então Gideão tocou a buzina para chamar todos os israelitas para si mesmo para que ele pudesse começar a reunir o seu exército. Naquela noite, Gideão tomou um pedaço de lã de ovelha e colocá-lo no chão fora. Ele orou a Deus e disse: "Deus, se você realmente vai me ajudar a derrotar os midianitas, então por favor faça este pedaço de lã de ovelha todo molhado, mas deixar o t rés do chão seco."



Na manhã seguinte, Gideon saiu para verificar a lã das ovelhas e Deus fez exatamente o que Gideon havia orado para que Ele faça. O pedaço de lã estava molhado, mas o chão estava seco! Então Gideão disse: "Eu sinto muito, Deus, mas deixe-me fazer apenas um teste mais. Desta vez, você poderia fazer o chão molhado, mas a peça de lã seca? "E foi isso que aconteceu. Na manhã seguinte, o chão estava molhado, mas a lã estava completamente seca.



Porque você acha que Deus queria que Gideão para fazer a peça de lã molhada e seca? (Gideão estava com medo de ir lutar contra os midianitas. Ele queria se certificar de que era realmente Deus dizendo-lhe para ir para a batalha e que Deus realmente iria ajudá-lo a ganhar a batalha.)



Por que você acha que Deus deixou Gideon testá-lo com o pedaço de lã? (Deus, entenderam que Gideão estava com medo e ele queria ajudar Gideon crer que Ele iria ajudá-lo.)



No dia seguinte, Gideão teve trinta mil homens em seu exército.



Você acha que isso é um monte de homens?



Mas Deus disse: "Gideon, você tem muitos homens em seu exército. Diga-lhes que quem tem medo de ir lutar contra os midianitas pode ir para casa. Eles não têm para lutar na batalha. "



Porque você acha que Deus queria que alguns dos homens do exército para ir para casa? Se os israelitas tinham um grande exército, não significa que eles teriam uma melhor chance de ganhar a batalha?



Deus disse: "Eu não quero que você tome muito grande de um exército com você, Gideon, porque então as pessoas podem começar a pensar que eles ganharam a batalha por si mesmos. Eu quero que você tome um pequeno exército para que todos saibam que você só ganhou porque eu ajudei. "



Então Gideão disse a todos que estava com medo, de ir para casa, e vinte mil homens saíram, deixando Gideão com apenas 10 mil homens em seu exército.



Mas Deus disse: "Gideon, você ainda tem muito mais em seu exército. Eu não quero que eles pensem que eles ganharam a batalha por si mesmos. Leve o seu exército até o rio para pegar uma bebida. "Depois que os homens foram feitos beber, Deus disse:" Gideão, alguns dos homens pegou a água do rio com as mãos para beber, mas a maioria deles se ajoelhou e preso o seu rosto na água para beber. Eu quero que você envie todos para casa que ficou seu rosto na água para beber. "



Gideão enviou todos os homens em casa e ele ficou com apenas 300 homens em todo o seu exército.



Deus disse: "Eu vou ajudá-lo a derrotar os midianitas com estes trezentos homens. Agora, o exército midianita está acampando no vale. Eu sei que você ainda têm medo de atacá-los para tomar o seu servo, Puá, e esgueirar-se para dentro do acampamento. Você vai ouvir algo no acampamento midianita que vai fazer você se sentir mais corajoso. "



Então Gideão tomou seu servo, Puá, e sorrateiramente para dentro do acampamento dos midianitas. Quando chegaram à beira do campo, eles ouviram um dos guardas midianitas dizendo seu amigo sobre um sonho que teve. "Eu vi um pão redondo de pão vêm rolando montanha abaixo e quebrando nosso acampamento inteiro", disse o guarda.



"Eu aposto que pão era suposto ser Gideon", disse o outro guarda. "Deus vai ajudar Gideon derrotar o nosso exército inteiro."



Quando Gideão ouviu os dois guardas falando assim, ele curvou-se e adoraram a Deus. Então ele voltou até a montanha para o seu exército e disse: "Preparem-se! Deus vai nos ajudar a derrotar os midianitas. "E ele deu a cada homem uma trombeta, um frasco vazio, e uma tocha.



No meio da noite, todo o exército de Gideão esgueirou-se em torno do acampamento dos midianitas. E quando Gideão deu o sinal, todos eles tocaram as trombetas, quebraram os vidros, acendeu as tochas, e gritou: "Por Deus e por Gideão!"



Os midianitas estavam com tanto medo que eles se levantaram e começaram a brigar entre si porque não conseguia se lembrar que estava do seu lado e quem não era. Muitos dos midianitas mataram uns aos outros dessa maneira e, em seguida, os israelitas mataram o resto dos midianitas que tentaram escapar do campo.



É assim que Deus ajudou Gideão derrotar o exército midianita inteiro com apenas 300 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário