sexta-feira, 23 de março de 2012

- Lição 4: Manter o Sábado

- Lição 4: Manter o Sábado



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém se lembra por que Deus nos dá regras?



Deus nos dá as regras, porque Ele nos ama. As regras que Ele nos dá são destinadas a proteger-nos e outros.



Alguém aqui já ouviu falar da palavra "workaholic"?



O que é um "workaholic"? (Alguém que trabalha muito.)



O que acontece se alguém trabalha demais? (Levar os alunos a perceber que, se alguém trabalha muito, eles não têm tempo suficiente para outras coisas como passar o tempo com a família ou ir à igreja. Além disso, eles podem ficar cansado e mal-humorado, etc)



Você provavelmente não é workaholics porque você não tem trabalho, mas eu me pergunto se algum de vocês já se sentiu muito ocupado. Deixe-me ouvir algumas das coisas que todos têm que fazer. (Vá para a escola, fazer lição de casa, atividades extracurriculares, tarefas, passar tempo com lados diferentes da família, etc)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Êxodo 20:8-11, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Deus diz para manter o dia do Senhor e não para trabalhar no sábado. Que dia da semana é o sábado?



O sábado costumava ser no sábado, mas agora, já que Jesus ressuscitou dos mortos no domingo, fizemos domingo para ser o nosso dia de sábado.



Deus diz que devemos guardar o dia de sábado, domingo, santo ao Senhor. O que podemos fazer para tornar o santo domingo? Que coisa especial que vamos fazer aos domingos?



Chegamos à igreja. Chegando à igreja é como nós fazemos o dia do santo para Deus. Deus quer que nos vêm à igreja e adoração e aprender sobre Ele. aos domingos.



Deus também diz para não trabalhar no sábado. Ele quer que a gente descansar. Porque você acha que Deus quer para descansar?



Deus sabe que as pessoas podem ficar muito ocupado e Ele quer nos lembrar que temos de ter tempo para descansar para não ficar muito cansado e, para que possamos ter certeza de que tem tempo suficiente para gastar o tempo vai o tempo da igreja e os gastos com nossas famílias e coisas assim.



Assim, o sábado é um dia para adorar a Deus e descansar.



Jogo: O que devo fazer? - Diga aos alunos que você vai jogar um jogo de revisão com eles. Você dirá a eles uma história curta e eles terão que decidir o que o personagem da história deve fazer.



História 1: Um treinador para o pequeno time de futebol da liga veio para a escola do Chade hoje e conversou com os alunos sobre jogar futebol para ele. Chad pensa jogar futebol pouco liga seria muito divertido e um monte de outros meninos de sua turma vão se inscrever para estar na equipe. A única coisa é que os jogos vão ser no domingo de manhã e Chad iria faltar igreja para jogar no jogo. O que deve fazer Chad? Se ele se inscrever para estar na equipe? (Não. Deus diz que temos de guardar o sábado como dia santo de um dia para adorar e aprender sobre ele. Chad não pode faltar igreja para jogar na equipa de futebol, porque isso seria quebrar o sábado.)



História 2: os pais de Katie quer ir de férias este fim de semana, mas se eles vão, eles vão perder igreja no domingo porque ainda estarei em férias. Pai de Katie diz que não há problema se faltar igreja desta vez, porque eles podem ler uma história da Bíblia e orar juntos na manhã de domingo, enquanto eles estão em férias, mas os pais de Katie quer saber o que ela pensa. O que deve fazer Katie? Ela deveria ir de férias ou ficar em casa para que ela possa ir à igreja? (Katie pode ir de férias. O dia de sábado é um dia santo de Deus para nós adorar e aprender sobre ele. E a maior parte do tempo em que Deus quer que sejamos na igreja, mas não há problema em às vezes perder igreja se estamos vai adorar a Deus de outra maneira. Nós não temos para estar na igreja para adorar a Deus. Podemos adorar e aprender sobre Deus em qualquer lugar.)



Story 3: Poucos meses depois, Stephanie chamada Katie no telefone e convidou Katie para passar a noite com ela. Mas Katie estava preocupado. Era um sábado e ela sabia que tinha igreja no dia seguinte. Ela disse Stephanie que ela provavelmente não poderia, pois ela teria que perder igreja se ela passou a noite. Mas, em seguida, Stephanie disse que seria bom, porque a família vai à igreja, também, e Katie poderia apenas ir à igreja com sua família no período da manhã. O que deve fazer Katie? Se ela ficar em casa e ir para sua própria igreja ou que ela deveria passar a noite na Stephanie e ir à igreja de Stephanie? (Katie pode ir à igreja de Stephanie. O dia de sábado é um dia santo de Deus para nós adorar e aprender sobre ele. E a maior parte do tempo em que Deus quer que nós tenhamos nossa própria igreja que costumamos ir, mas tudo bem, por vezes, perder a nossa igreja, se nós estamos indo para ir visitar outra igreja. Só enquanto estamos adorando e aprendendo sobre Deus.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário