sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 4: Saul se Torna Rei

- Lição 4: Saul se Torna Rei



Necessário: Bíblias, espuma de ofício ou cartolina, tesoura, cola ou fita adesiva, marcadores ou lápis, adesivos ou decorações jóia



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Até agora, nós aprendemos sobre como Hannah queria ter um filho e disse a Deus que ela daria seu bebê de volta para Ele, se Deus lhe daria um filho. Esse filho foi chamado Samuel e quando Samuel era velho o suficiente, Hannah deu Samuel para Eli, o sacerdote, para que Samuel pudesse aprender a servir a Deus.



Mas Deus não estava feliz com Eli, o sacerdote ou os filhos de Eli, porque os filhos de Eli estavam fazendo coisas ruins e Eli não estava fazendo nada para detê-los. Assim, quando os filisteus atacaram Israel, Deus fez com que os filhos de Eli morreram porque eram tão ruins. E quando Eli ouviu que seus filhos haviam morrido, ele caiu e morreu também.



(Leia 1 Samuel 7:03-00:25 com os alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Depois disso, Samuel se tornou o líder de Israel. Deus havia falado com ele quando era mais jovem e fez dele um profeta. Samuel foi o único que levou Israel em sua guerra contra os filisteus e Deus ajudou Samuel e os israelitas ganhar contra os filisteus.



Samuel foi o líder de Israel por um longo tempo, mas quando ele tinha filhos, seus filhos eram maus como os filhos de Eli eram más. Os filhos de Samuel não poderia ser os líderes de Israel depois de Samuel morreu, porque eles eram tão ruins. Então o povo veio a Samuel e pediu-lhe para fazer rei alguém.



Israel nunca haviam tido um rei antes. Eles só tinham líderes, como Moisés e os juízes e Samuel. Samuel perguntou a Deus se Israel poderia ter um rei e Deus disse que eles poderiam, mas Deus advertiu-os que o rei não seria sempre bom. Às vezes, o rei seria um mau rei e fazer coisas ruins para o povo. Ele também disse a eles para sempre lembrar que Deus é o seu verdadeiro Rei.



Então Samuel disse ao povo que ele faria quem Deus escolheu o rei.



Enquanto isso, um homem chamado Saulo estava procurando jumentas perdidas de seu pai. Saul e seu servo olhou em volta todo o país para as jumentas perdidas e não poderia encontrá-los. Depois que eles estavam procurando por um longo tempo, Saul disse ao servo: "Vamos para casa. Meu pai foi provavelmente esquecido as jumentas perdidas até agora e provavelmente está começando a se preocupar conosco. "



Mas o servo disse: "Samuel mora nesta cidade. Vamos vê-lo e talvez ele possa nos dizer onde os burros foram. "



Samuel estava na cidade, se preparando para a festa do feriado. Um dia antes, Deus havia dito a Samuel que Saul estava indo para vir vê-lo hoje e que deve fazer Samuel a Saul rei. Então, quando Samuel viu a Saul e seu servo, que vinha para ele, Deus disse: "Samuel, este é o homem de quem lhe falei. Fazê-lo rei sobre Israel. "



Saul nunca tinha visto antes Samuel, então Saul perguntou: "Você pode me dizer onde está o profeta?"



"Eu sou o profeta", disse Samuel. "Fique comigo e comer na festa, porque eu tenho algo a lhe dizer na parte da manhã. E não se preocupe com burros de seu pai. Alguém já encontrou e levou para casa. "



Então, Samuel deu a Saul o maior pedaço de carne na festa. Na manhã seguinte, Samuel disse: "Diga ao seu servo para caminhar até a estrada um pouco as formas para que eu possa dizer-lhe uma mensagem secreta de Deus." Quando o servo saiu, Samuel derramou azeite em todo cabeça de Saul e beijou-o na bochecha. Ele disse: "Deus fez-te rei sobre todo o Israel."



Saul não acreditar. Ele não sabia o que pensar. Então, para provar que Samuel sabia o que estava falando, Samuel disse: "Quando você sair daqui, você vai conhecer dois homens. Eles vão dizer-lhe que burros de seu pai ter sido encontrado e que seu pai está preocupado com você agora. Quando você ir um pouco mais, você vai conhecer três homens. Eles vão estar carregando cabritinhos, alguns pedaços de pão e um pouco de vinho. Eles vão perguntar se você quer um pouco de pão e você vai levá-la. Então, quando você ir um pouco mais, você verá um grupo de profetas, todos fazendo música e profetizando de Deus. Quando você vê-los, o Espírito Santo de Deus descerá sobre vós e de repente você vai começar a profetizar também. "



Então Saul deixou Samuel e tudo aconteceu exatamente como Samuel tinha dito, mas Saul não disse a ninguém o que Samuel tinha dito sobre ele ser rei, nem mesmo sua própria família.



Uma semana mais tarde, Samuel convocou todos os israelitas e lhes disse que Deus tinha escolhido Saul para ser rei. Então, todo mundo olhou em torno de Saul, mas não puderam encontrá-lo. Samuel disse: "Ele está se escondendo por sobre os vagões." Então o povo correu e puxou-o para fora na frente de todos. Saul era mais alto que todo mundo lá. Então Samuel disse novamente: "Este é o seu rei."



E todo o povo gritou: "Viva o rei!"



Então Samuel explicou todas as regras do rei e mandou o povo para casa. Saul foi para casa também, porque ele não tinha um palácio ou castelo ou qualquer coisa para viver ainda.



Um pouco depois, os amonitas atacou uma das cidades israelitas. Os amonitas disse aos israelitas na cidade, "Renda-se a nós e vamos picar para fora um de seus olhos e vamos deixá-lo viver."



Você acha que alguém iria querer picar para fora um de seus olhos? (N °)



Os israelitas na cidade não queria ter um de seus olhos picado fora também, então eles mandaram um mensageiro ao rei Saul para lhe dizer o que estava acontecendo. Quando Saul ouviu a notícia, Espírito Santo de Deus desceu sobre ele novamente e ele chamou todos os israelitas juntos.



Exército de Saul teve mais de 300 mil homens na mesma. Durante a noite, eles invadiram o amonitas acampamento e mataram, resgatando a cidade israelita.



Depois disso, todo mundo estava feliz por Deus e Samuel tinham feito Saul rei, porque pensavam que Saul seria um bom rei, e eles tinham uma festa para ele.



Artesanato: Coroas de um Rei - Dar aos alunos embarcações espuma ou papel, construção e deixá-los cortar e decorar uma coroa com marcadores, etiquetas, jóias, ou o que quiser.



Lembre aos alunos que Saul foi o primeiro rei de Israel, mas que Deus é o verdadeiro Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário