sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 5: Deus Rejeita Saul e Davi Escolhe

- Lição 5: Deus Rejeita Saul e Davi Escolhe



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Da última vez, nós aprendemos sobre como o povo de Israel pediu a Samuel para fazer um deles rei. Deus disse que iria escolher alguém e fazê-los rei, mas Ele também alertou as pessoas que, por vezes, o rei não seria um bom rei e que ele iria fazer coisas erradas. Então, Deus escolheu o primeiro rei de Israel. Alguém se lembra que o primeiro rei de Israel era? (Saul.)



(Leia 1 Samuel 13-16:13 com seus alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Bem, a Bíblia nos diz que Saul tinha trinta anos quando se tornou rei e reinou sobre Israel durante quarenta e dois anos. Isso é muito tempo, não é?



E Saul era um rei bom para a maioria desse tempo, mas o rei Saul cometeu alguns erros durante seu reinado. Uma vez, quando ele e seu exército estava lutando contra os filisteus, perguntou Samuel para vir fazer um sacrifício a Deus para ele. Mas quando Samuel não veio a tempo, e os filisteus começaram a ganhar a batalha, o rei Saul fez o sacrifício próprio.



Quando Samuel chegou lá, ele disse a Saul que ele não deveria ter feito isso, porque só os sacerdotes tinham permissão para fazer os sacrifícios, e mais ninguém, nem mesmo o rei.



Outra vez, Deus disse a Saulo para tomar o seu exército e atacar os amalequitas. E Deus disse: "Normalmente, quando você atacar alguém, eu deixo você levar suas coisas também. Mas desta vez, quando você atacar os amalequitas, eu não quero que você tome nada, porque eu estou punindo os amalequitas por ter você atacá-los. Eu quero que você matar todos eles como um castigo. "



Mas quando Saul eo exército atacou os amalequitas, eles não ouviram a Deus. Eles deixaram o rei dos amalequitas vivem e tomaram ovelhas todos os amalequitas e vacas para si.



Então Deus disse a Samuel: "Eu sinto muito que eu posto a Saul rei. Ele não me ouve. Eu vou fazer alguém rei que vai me ouvir e fazer o que eu digo a eles. "



Quando Samuel foi ver o rei Saul, Saul disse: "Samuel, eu fiz tudo o que Deus me disse para fazer."



Mas Samuel perguntou: "Então por que você tem tantas vacas novas e ovelhas?"



Então disse: "Nós os levamos a partir dos amalequitas, para que pudéssemos sacrificá-los a Deus. Nós não estávamos indo para mantê-los. "



Mas Samuel disse: "Chega! Deus lhe disse para matar todos os amalequitas e não tomar qualquer das suas coisas. Mas você deixe seu rei viver e tomou todas essas ovelhas e vacas. Deus não lhe disse para trazê-los aqui para o sacrifício. Ele lhe disse para deixá-los lá. Agora, porque você desobedeceu a Deus, Ele vai escolher alguém para ser rei. "



Então Samuel disse: "Traga o rei dos amalequitas para mim." Eles trouxeram a Samuel e Samuel matou o rei dos amalequitas si mesmo.



Um pouco mais tarde, Deus disse: "Samuel, eu quero que você vá ver um homem chamado Jesse. Eu escolhi um de seus filhos para ser o novo rei. "



Samuel estava com medo de ir. Ele disse: "Deus, se eu for fazer alguém rei, o rei Saul vai ficar com ciúmes e ele vai me matar."



Então Deus disse: "Não diga a ninguém que você vai fazer alguém rei. Fazê-lo em segredo. "



Então Samuel foi a Belém, a cidade onde viveu Jesse, e convidou Jesse e sua família para fazer uma festa com ele. Então, quando o filho mais velho de Jessé entrou, Samuel pensou: "Esta deve ser a pessoa que Deus escolheu para ser rei. Ele é tão alto e bonito. "



Mas Deus disse: "Ele não é o único. As pessoas olham para aparência de uma pessoa, mas eu vou no coração de uma pessoa. Eu olho para ver se eles me amam e se fazem as coisas certas. "



Sete dos filhos de Jessé chegou à festa, mas Deus disse: "Eu não escolhi qualquer um deles para ser o novo rei."



Então Samuel perguntou a Jessé: "São estes todos os seus filhos?"



"Não", disse Jesse. "Há ainda mais um cuidando das ovelhas. Ele é o mais novo. "



Samuel disse: "Chamai-o para vir à festa. Não vamos começar até que ele fica aqui. "



Um pouco mais tarde, seu filho mais novo veio dentro Seu nome era David. Deus disse a Samuel: "Ele é o que eu escolhi para ser rei."



Então Samuel foi até Davi e derramou azeite sobre sua cabeça. Então ele disse: "Deus te escolheu para ser o próximo rei." E Santo Espírito de Deus desceu sobre David.



Questões de Revisão:



Por que Deus disse que Saul não poderia ser rei mais? (Porque Saul não estava escutando a Deus. Ele estava fazendo coisas erradas.)



Quando Deus escolheu Davi para ser rei, disse a Samuel: "Deus não olha aparência de uma pessoa, mas a uma pessoa" o quê? (Heart.)



Deus olha para ver se nós amá-Lo e se fizermos as coisas certas. Se amamos a Deus e fazer as coisas certas que Ele quer que nós, então Deus estará feliz com a gente, assim como Ele estava feliz com David e fez dele o novo rei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário