terça-feira, 13 de março de 2012

Lição 6: Caim e Abel

Lição 6: Caim e Abel

Necessário: Uma nota de vinte dólares (ou algo semelhante)

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos que dêem as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensinamento)

Puxe uma nota de vinte dólares e entregá-lo a um de seus alunos. Seja como dramática com esta possível. Assista todos reagem por um momento e se recusam a dar qualquer outra pessoa qualquer dinheiro. Em seguida, pedir ao aluno para devolver o dinheiro e pedir a classe, Como você se sente quando eu dei um aluno que o dinheiro, mas não lhe confere nenhum?

Quem sabe o que a palavra "ciúme" significa?

Isso significa querer algo que outra pessoa tem.

Você provavelmente todos queriam projeto de lei que de vinte dólares, certo?

Mas podemos ter inveja para muitas coisas. Alguma vez você já quis um brinquedo ou uma camisa bacana, ou algo que alguém teve? Ou talvez o seu irmão ou irmã tem um tratamento ou algo que você não fez e que você queria que a coisa era seu. Talvez alguém tem uma boa nota em sua prova na escola e você estava bravo com eles, porque você não conseguir uma boa nota. Talvez você viu alguém com uma casa muito legal e que preferiria que fosse a sua casa. Ou você viu uma garota que você pensava que era muito bonita e você queria que fosse bonita. Esses são exemplos de querer que outra pessoa tem. É isso que significa ser ciumento.

Em nossa história de hoje, um irmão mais velho está com ciúmes de um irmão mais novo.

(Leia o resumo de Gênesis 4:1-18 abaixo, fazendo perguntas que você vá.)

Depois Deus mandou Adão e Eva do Jardim do Éden, Eva deu à luz dois meninos. O mais velho foi chamado Caim eo mais novo foi chamado Abel. Como Caim cresceu, tornou-se agricultor. Abel cresceu e se tornou um pastor, cuidando de suas ovelhas e cordeiros.

Caim, muitas vezes trazer alguns frutos ou legumes que ele estava crescendo em sua fazenda e dá-lo a Deus como oferenda. Mas quando Caim fez a sua oferta, Deus não estava feliz com isso. Deus não gosta de a oferta de Caim.

Porque você acha que Deus não gosta do que Caim trouxe-Lo?

Deus fez, como a oferta de Abel, porém, porque Abel traria Deus o melhor cordeiros nova de seu rebanho e dá-los a Deus. Então Deus ficou muito satisfeito com a oferta de Abel.

Por que Deus, como a oferta de Abel do cordeiro, mas não gostou de a oferta de Caim das frutas e vegetais?

É porque Caim trouxe apenas algumas das coisas que Deus estava crescendo em sua fazenda. Abel trouxe a Deus o melhor dos seus animais. Talvez Caim não estava dando a Deus o melhor de suas frutas e legumes. Talvez ele só foi dar a Deus os podres. Talvez Caim não queria dar a Deus qualquer de suas coisas e Abel queria. De qualquer forma, Abel foi dar a Deus o seu melhor e Caim não foi dar a Deus o seu melhor. Deus sempre merece o melhor de nós.

Caim ficou irado e ciumento que Deus aceitou a oferta de Abel, mas não aceitar a sua. E Deus disse a Caim: "Por que você está com raiva? Se você fizer o que é certo, eu vou aceitá-lo. "

Mas Caim não quis ouvir a Deus. Ele não queria fazer o que era certo. Em vez disso, ele foi para o seu irmão Abel, e disse: "Vamos, Abel. Vamos dar um passeio no meu campo agrícola. "E enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel eo matou.
Então Deus disse a Caim: "Onde está teu irmão Abel?"

Você acha que Deus realmente não sabia onde estava Abel? (Não. Deus sabe tudo. Ele sabia exatamente o que Caim tinha feito).

Então, por que você acha que Deus perguntou a Caim onde estava Abel se Ele já o que tinha acontecido?

Deus estava dando a Caim a oportunidade de confessar e dizer que estava arrependido do que tinha feito. Deus sabe tudo o que fazemos, mas Ele quer que confessá-lo a Ele e dizer que está arrependido.

Mas Caim respondeu: "Eu não sei. Sou eu o guarda do meu irmão?"

Então Deus disse: "O que você fez? Ouça! Sangue de teu irmão clama a mim do chão. Agora você está sob uma maldição e orientado a partir do solo, que abriu sua boca para receber sangue de teu irmão de sua mão. Quando você trabalhar a terra, não vai mais produzir suas colheitas para você. Você será um fugitivo e vagabundo sobre a terra. "

O que Deus está fazendo punição de Caim ser?

Ele está fazendo Caim deixar o lugar onde ele vive e ir morar em outro lugar longe de sua família, longe de Adão e Eva. E Deus está fazendo com que Caim não pode ser um agricultor mais. Deus diz que o chão não vai crescer mais comida para Caim. Ele terá que ir encontrá-lo em vez de seu cultivo.

Caim disse ao Senhor: "Meu castigo é mais do que posso suportar Hoje vocês estão me levando da terra, e eu vou estar escondidos da sua presença;. Serei fugitivo e vagabundo na terra, e quem me encontra vai matar me. "

O que é o medo de Caim? (Alguém matá-lo.)

Por que alguém iria querer matar Caim? (Porque ele matou Abel. Talvez alguém quer punir Caim para que ele fez.)

Mas Deus disse a Caim: "Não é assim. Se alguém te mata, Caim, vou punir essa pessoa sete vezes tão ruim quanto eu estou punindo você." Então, Deus colocou um sinal em Caim (como uma tatuagem, talvez), qualquer um aviso que o encontrou para não matá-lo.

Então Caim afastou-se de sua casa e de Adão e Eva e viveu com sua esposa na terra de Nod. Ele construiu uma cidade lá e nomeou-a Enoque, após o nome de seu primeiro filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário