sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 6: Davi e Golias

- Lição 6: Davi e Golias



Necessário: Bíblias, bolas, meias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Até agora, nós aprendemos sobre como Deus disse a Samuel para fazer Saul o primeiro rei de Israel. Mas depois de Saul ter sido rei de Israel por um longo tempo, ele começou a fazer as coisas que Deus não quer que ele faça. Deus disse a Saul que ele não poderia ser mais rei e Deus disse a Samuel para escolher Davi para ser o próximo rei.



Hoje, vamos aprender sobre o que aconteceu ao lado de Saul e Davi.



(Leia 1 Samuel 16:14-17:58 com os alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Espírito Santo de Deus deixou o rei Saul porque Saul tinha pecado contra Deus. A partir de então, o rei Saul, muitas vezes ficam com raiva ou triste. Ninguém poderia fazê-lo sentir-se melhor para os seus servos teve a idéia de que talvez ouvindo alguma música faria Saul se sentir melhor.



Saul decidiu experimentá-lo. Todo mundo sabia que David tocava música muito bem assim que o rei Saul chamado para David vir morar no palácio com ele. O rei Saul não sabia que Deus tinha escolhido e Samuel David para ser o próximo rei.



Sempre que Saul ficou de mau humor, David tocava música em seu instrumento e fazer Saul se sentir melhor por pouco tempo.



Um pouco depois disso, porém, vieram os filisteus e Israel atacou novamente. O rei Saul e seu exército foi para combater a israelitas e David voltou para a casa de seu pai desde que ele era ainda jovem demais para lutar.



Os filisteus não atacar o exército israelita, no entanto. Em vez disso, eles enviaram o seu melhor lutador, um homem chamado Golias. Golias era o homem mais alto havia naquela época. Ele tinha nove anos e meio pés de altura. Ele era enorme. Todos os dias, ele iria sair de sua tenda com toda a sua armadura e segurando uma lança longa, e ele dizia, "Eu desafio vocês, israelitas. Mande um homem para lutar comigo. Se ele ganhar, todos nós filisteus serão seus escravos. Mas se eu ganhar, então todos os israelitas têm que ser nossos escravos. "



Mas nenhum dos israelitas tiveram a coragem de ir lutar contra Golias. Ele era muito grande e assustador. Todo dia, durante quarenta dias, ele iria sair e desafiar os israelitas, "Mande um homem para lutar comigo", mas nunca ninguém fez.



Até que um dia, o pai de David David enviou para tomar um pouco de comida para seus irmãos no exército. Enquanto Davi estava lá, ouviu Golias dizendo isso. David perguntou: "Por que alguém não vá lutar com ele? Podemos vencer. Temos Deus do nosso lado. "



Mas ninguém iria lutar contra Golias. Então Davi perguntou: "O que vou receber se eu for lutar com ele?"



Os homens do exército disse: "Se alguém vai para lutar contra Golias e vitórias, o rei Saul vai dar-lhe um monte de dinheiro e também deixá-lo casar com sua filha."



Então, Davi disse: "Eu vou lutar contra Golias. Eu não tenho medo. "



Quando o rei Saul ouviu que Davi estava dizendo, ele disse: "David, você não pode ir lutar contra Golias. Você é apenas um adolescente e ele é um homem crescido. Ele é um guerreiro. "



Mas Davi disse: "O rei Saul, eu sou um pastor. Sempre que um leão ou um urso tenta roubar uma das minhas ovelhas, eu lutar contra o leão ou urso e eu matá-los. Eu resgatar minhas ovelhas a partir deles. Eu vou matar esse filisteu, Golias, assim como eu matei todos os leões e ursos. Eu não tenho medo. Deus me ajudou a lutar contra os leões e os ursos e Deus vai me ajudar a lutar contra Golias também. "



Então Saul deu sua permissão para David para ir lutar contra Golias, mas ele fez Davi vestir uma armadura em primeiro lugar.



David tentou a armadura eo capacete e ele praticou usando uma espada, mas ele não conseguia se mexer muito bem. A armadura era grande demais para ele e ele não estava acostumado a usá-lo. Ele tomou-a e disse: "Eu não posso ir luta como essa."



Então Davi tomou o cajado de pastor e sua funda. Ele pegou as pedras lisas do rio e colocá-los em sua bolsa. Então ele saiu para lutar contra Golias.



Golias olhou para Davi e riu. "Você é apenas um menino," Golias disse: "e você não tem sequer uma espada, apenas uma vara para uma equipe. Vem cá que eu possa matá-lo. Vou deixar as aves e os animais comem seu corpo morto. "



Mas David respondeu: "Você quer lutar comigo com a sua espada, mas vou lutar com você no poder de Deus. Deus vai me ajudar a ganhar e depois vou cortar sua cabeça. "



Então Golias funcionou em David, balançando sua espada. Mas David pegou sua funda, coloque um suas pedras nele, e girou-a sobre sua cabeça. A pedra voou e bateu direito Golias entre os olhos.



Golias caiu, morto, e Davi correu e pegou a espada de Golias. Então, ele cortou a cabeça de Golias com sua própria espada.



Vendo que Golias tinha perdido, os soldados do exército filisteus todos tentaram fugir, mas o exército israelita persegui-los e vencê-los, e David manteve a espada de Golias para si mesmo.



Questões de Revisão:



O que Davi fez a Saul fazer sentir-se melhor quando ele estava de mau humor? (Ele tocou a música para ele.)



Você acha que Deus nos quer ajudar as pessoas a se sentir melhor quando estão de mau humor? (Sim.)



Quais são algumas coisas que você pode fazer para ajudar a fazer alguém se sentir melhor quando está triste ou irritado com alguma coisa? (Sugestões podem incluir a falar com eles, dando-lhes um abraço, fazer algo de bom para eles, etc)



Por que não foi David medo de Golias? (Davi sabia que Deus iria ajudá-lo a vencer Golias.)



Você acha que Deus pode ajudá-lo quando você está com medo? (Sim.)



Deus está sempre conosco, e Ele sempre pode nos ajudar a ter coragem quando estamos nervosos ou com medo. Lembre-se, Deus é mais forte que tudo.



Jogo: Sling Shot - Coloque uma bola em uma meia e dar um "sling" para cada aluno. Coloque um balde ou lata de lixo uma forma poucos metros. Diga aos alunos que eles têm para balançar o meia sobre sua cabeça e, em seguida, funda-lo para tentar obtê-lo no balde. Depois de todos terem jogado, os alunos recuperar seus slings meias e começar a segunda rodada. Cada vez que suas terras meias no balde, que recebem um ponto. O aluno com mais pontos no final, ganha. Jogar enquanto o tempo permitir ou juros continua.



Lembre aos alunos que Deus ajudou David Golias batida apenas pela lingagem uma pedra para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário