quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 6: A destruição de Sodoma e Gomorra

- Lição 6: A destruição de Sodoma e Gomorra

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, Se você fosse Deus e que você viu alguém que estava fazendo coisas erradas o tempo todo, o que você faria com essa pessoa?

Você acha que Deus sempre faz punir as pessoas quando fazem coisas erradas?

Como Deus punir as pessoas? (Isto pode ser um momento oportuno para lembrar os alunos de histórias como a queda, a maldição de Caim, o Dilúvio, a Torre de Babel, ea doutrina do inferno, dependendo do que você estudou com eles até agora.)

Bem, fomos aprendendo sobre Abrão. Alguém se lembra o que Deus disse a Abrão que fazer? (Deus disse a Abrão para deixar seu país e os seus amigos e sua família e ir para um país novo.)

Abrão foi para o país de Canaã. Alguém se lembra que promessa que Deus fez a Abrão sobre o país de Canaã? (Deus prometeu que daria todo o país para filhos e netos de Abrão para sempre.)

Mas havia um problema com Abrão ter filhos, não estava lá? Alguém se lembra porque Abrão não tem filhos ainda? (Sua esposa, Sarai, não poderia ter filhos.)

Então, o que fez coisa errada Abrão fazer para ajudá-lo a ter um bebê? (Ele casou-se servo de Sarai, Hagar. Abrão tinha duas esposas.)

Será que Hagar ter um bebê? (Sim, ela teve um filho chamado Ismael.)

Mas, então, alguns anos mais tarde, Deus falou a Abrão, e disse a Abrão que Sarai teria um filho, apesar de Sarai tinha noventa anos de idade. E Deus chamou Abrão e Abraão Ele chamou Sarai Sarah.

Hoje, vamos aprender sobre o tempo em que Deus disse a Sarah que ela terá um filho e vamos aprender sobre um tempo quando Deus destruiu duas cidades.

(Resuma Gênesis 18-19, fazendo perguntas que você vá.)

Um pouco mais tarde, Abraão estava sentado fora da sua tenda - Abraão viveu numa tenda, a propósito, não uma casa - quando viu três homens caminhando por. Quando Abraão viu, ele se levantou e correu até eles e convidou os três homens para jantar com ele porque Abraão sabia que os três homens eram realmente de Deus e dois de seus anjos e que eles apenas se parecia com três homens, porque eles estavam em disfarçar.

Enquanto eles estavam comendo fora, o homem que era realmente Deus perguntou: "Abraão, onde está sua esposa, Sara?"

"Ela está na tenda", respondeu Abraão.

Então o homem que era realmente Deus disse: "Sara terá um filho no próximo ano."

Sarah estava na tenda, ouvindo o que o homem estava dizendo - ela não sabia que Ele era realmente Deus - e quando ela ouviu dizer que ela teria um filho, ela começou a rir, porque ela não acreditava nisso.

Então o homem que era realmente Deus pediu a Abraão: "Por que Sara riu? É algo muito difícil para o Senhor? Ela terá um filho no próximo ano. "

Em seguida, Sarah saiu da tenda e disse: "Eu não ri".

Mas o homem que era realmente Deus disse: "Sim, você fez rir."

Você acha que Deus pode fazer Sarah ter um bebê, mesmo que Sarah é tão antigo e nunca poderia ter um bebê antes? (Sim. Deus pode fazer qualquer coisa.)

E nós podemos acreditar que, se há alguma coisa em nossas vidas que precisam de ajuda com, podemos crer em Deus e Ele pode nos ajudar com isso, não importa o que seja. Não há nada difícil demais para Deus. Não há nada que Ele não pode corrigir e fazer melhor.

Bem, depois de os três homens foram acabado de comer, eles se levantaram e começaram a caminhar em direção à cidade. O homem que era realmente Deus disse a Abraão: "As pessoas das cidades de Sodoma e Gomorra é tão pecaminoso - eles fizeram tantas coisas erradas - que eu decidi destruir totalmente essas duas cidades e matar todo mundo que está morando lá . "

Abraão disse, "você vai realmente matar a todos? E se há algumas boas pessoas que vivem em Sodoma e Gomorra? Você vai matar as pessoas boas também? "

Deus disse: "Se eu encontrar cinqüenta pessoas nas cidades que crêem em mim e não o que é certo, não vou destruir as cidades."

Abraão perguntou: "E se houver apenas 40 pessoas boas que ali vivem? Você vai destruir as cidades, então? "

Deus respondeu: "Se eu encontrar quarenta pessoas nas cidades que crêem em mim e não o que é certo, não vou destruir as cidades."

Abraão perguntou: "E se houver apenas vinte pessoas boas que ali vivem? Você vai destruir as cidades se apenas vinte pessoas boas estão vivendo lá? "

Deus respondeu: "Se eu encontrar vinte pessoas nas cidades que crêem em mim e não o que é certo, não vou destruir as cidades."

Abraão perguntou: "E se houver apenas dez pessoas boas que ali vivem? Você vai destruir as cidades se há apenas dez pessoas boas que ali vivem? "

Deus respondeu: "Se eu encontrar dez pessoas nessas cidades que crêem em mim e fazer o que é certo, não vou destruir as cidades."

Então Abraão voltou para casa e Deus voltou para o céu, enquanto os outros dois homens, que eram realmente anjos, andou sobre a Sodoma e Gomorra.

Quando os anjos entraram na cidade de Sodoma, sobrinho de Abraão, Ló, viu-os e os convidou para passar a noite em sua casa. "Não é seguro para dormir fora nesta cidade", disse ele. Assim, os anjos foram e ficou na casa de Lot.

Mas, no meio da noite, todos os homens da cidade chegaram e cercaram a casa de Lot. "Sabemos que você tem dois homens que ficam em sua casa!" Eles gritaram. "Enviá-los aqui para que possamos maltratá-los!"

Lot saiu e disse: "Não, não seja tão mau. Devemos tratar esses homens amavelmente. "Mas os homens da cidade empurrou Lot fora do caminho e estavam prestes a quebrar a porta para entrar em sua casa, quando os dois homens que estavam realmente anjos abriu a porta e usavam seu poder para fazer todos os homens ficarem cegos.

Então os anjos puxaram Ló para dentro da casa e disse: "Deus viu o quão mal as pessoas desta cidade são. Leve sua família e fugir daqui, porque Deus nos enviou para destruir a cidade ea cidade próxima a ela, também. Você deve fugir daqui. Não pare e não olhe para trás ou você vai morrer junto com todos os outros. "

Então, Ló e sua esposa e suas filhas fugiram da cidade e bolas de fogo caiu do céu e queimou completamente as cidades de Sodoma e Gomorra e as destruiu.

Alguém se lembra o que os anjos disseram a Ló não fazer quando ele estava fugindo? (Disseram-lhe para não parar e não olhar para trás.)

Mas como eles estavam correndo, a esposa de Ló virou e olhou para as bolas de fogo e as cidades em chamas e imediatamente ela foi transformada em um monte de sal.

Na manhã seguinte, Abraão acordou e olhou para as cidades de Sodoma e Gomorra, e vi que Deus tinha destruído. Mas Lot e suas duas filhas estavam a salvo.

Por que Deus destruir as cidades de Sodoma e Gomorra? (Porque as pessoas que ali viviam não acreditava em Deus e que eles estavam fazendo coisas erradas para que Deus tinha para puni-los.)

Por que os anjos salvar Lot de ser queimado em Sodoma? (Porque muitos acreditavam em Deus e fez as coisas certas que Deus queria que ele fizesse.)

Por que a mulher de Lot transformar-se em uma pilha de sal? (Porque ela desobedeceu as instruções de Deus. Os anjos lhe disse para não olhar para trás e ela olhou para trás.)

Temos que ter o cuidado de obedecer as instruções de Deus para que nada de mal nos acontece.

Onde podemos encontrar as instruções de Deus?

Deus deu a Sua instrução para nós na Bíblia. Se seguirmos o que diz a Bíblia, Deus estará feliz com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário