terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 6: O juiz Sansão

- Lição 6: O juiz Sansão



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Na semana passada, falamos sobre como Deus deixou os filisteus conquistar o povo de Israel como um castigo para os israelitas "pecado. Os israelitas estavam adorando deuses falsos, e não ouvir o verdadeiro Deus. Mas então Deus fez um milagre e deixar que um homem chamado Manoá e sua mulher, que não podia ter filhos, ter um bebê. Deus lhes disse que seu bebê seria aquele que iria crescer e derrotar os filisteus. A única coisa foi que Manoá e sua esposa teve que levantar o bebê de uma maneira especial. Eles nunca poderiam deixá-lo beber álcool ou comer alimentos ruins ou cortar o cabelo porque Deus queria que o bebê para ser um nazireu, um seguidor especial de Deus.



(Resuma Juízes 14-15, fazendo perguntas enquanto você lê.)



Nome que o bebê era Sansão. Quando ele cresceu, Sansão foi a uma cidade dos filisteus e viu uma mulher filistéia que ele queria se casar.



Você acha que Sansão deveria se casar com uma mulher filistéia? Por que ou por que não?



Os pais de Sansão disse: "Sansão, você não deve se casar com um filisteu. Eles não acreditam em Deus. Você deve se casar com uma mulher israelita que faz acreditar em Deus. "



Mas Sansão disse: "Não, eu quero casar com a mulher filistéia."



Um dia, quando Sansão estava voltando para a cidade filistéia de visitar a mulher, um leão saltou e tentou atacá-lo. Mas Sansão era tão forte que rasgou o leão distante e matou-o. Quando ele voltou para a cidade filistéia de casar com a mulher, ele viu o corpo morto do leão deitado à beira da estrada e vi que algumas abelhas fizeram uma colméia no corpo do leão. Desde Sansão sabia que as abelhas produzem o mel, ele foi até a colméia no corpo do leão e escavou para fora um pouco de mel para comer enquanto ele caminhava para a cidade filistéia.



Quando Sansão chegou à cidade filistéia, ele jogou uma grande festa para comemorar o que ele estava se casando e 30 dos homens filisteus vieram para a festa. Então Sansão disse: "Eu tenho um enigma para você. Se você pode descobrir o enigma em uma semana, eu vou dar-lhe cada um novo conjunto de roupas. Mas se você não pode descobrir o enigma em uma semana, então cada um de vocês tem que me dar um novo conjunto de roupas. "Os trinta homens filisteus concordou com o desafio Sansão disse-lhes o enigma que ele tinha feito para cima. "Do que come, comer alguma coisa. Do forte, algo doce. "



(Escrever o enigma no quadro ou um pedaço de papel para que os alunos estudam.) O que você acha que o enigma significa?



Dia após dia, nenhum dos homens filisteus consegui descobrir o enigma. Eles estavam ficando irritado e frustrado porque não queria que a todos tem que comprar Samson um novo conjunto de roupas. Então, depois de alguns dias, os homens dos filisteus disse à mulher de Sansão queria casar, "É melhor você nos dizer a resposta do enigma de Sansão ou vamos matar você e sua família inteira."



A mulher estava com medo que os homens realmente iria matá-la então ela foi a Sansão, chorando, e disse: "Você não me ama de verdade, Sansão! Você nem vai me dizer a resposta para o enigma. "



"Eu não disse a ninguém a resposta", disse Sansão. Mas a mulher continuou incomodando ele para todo o resto da semana Sansão finalmente cedeu e disse-lhe a resposta no último dia.



Então a mulher foi e disse aos homens de trinta a resposta para o enigma. Eles vieram e disseram: "Sansão, sabemos a resposta para o enigma. Você disse: "Do que come, comer alguma coisa. Do forte, algo doce. "O comedor é o leão e você tem algo para comer fora dele. O leão é forte, mas você tem algum doce mel dele. Esta é a resposta para o enigma. "(Certifique-se os alunos a compreender o enigma agora.)



Sansão estava com raiva que tinha chegado o enigma e disse: "Você não saberia a resposta certa se minha namorada não tinha dito a você." Então ele foi para outra cidade filistéia, matou trinta homens dos filisteus, e levou suas roupas de volta aos trinta homens que responderam a charada. Então, Sansão ficou tão zangado com a mulher para dizer aos homens a resposta para seu enigma, para que ele voltou para a casa de seus pais.



Poucos meses depois, Sansão não estava mais com raiva por isso ele voltou para a cidade filistéia de ver sua namorada. Mas quando ele chegou lá, o pai da mulher disse: "Ela não é sua namorada. Você estava tão bravo com ela para dar a resposta para o enigma que eu disse-lhe para casar com outra pessoa. "



Sansão ficou tão zangado depois que ele saiu e pegou trezentas raposas. Ele pegou as raposas e amarrou seus rabos todos juntos em pares. Em seguida, ele amarrou uma tocha para cada par de raposa caudas, acendeu as tochas em chamas, e deixar as raposas soltas, observando-os correr em todas as fazendas filisteus. Onde quer que as raposas corriam, as tochas em suas caudas começou a incêndios, para que todos os alimentos dos agricultores filisteus estavam crescendo queimada.



Você acha que Sansão deveria ter queimado toda a comida dos filisteus? (Não foi muito agradável para Sansão fazer isso, mas lembre-se, os filisteus foram os israelitas do inimigo e Deus havia dito que Sansão seria o único a derrotar os filisteus.)



Quando os filisteus ouviram que Sansão tinha queimado a comida para baixo, porque ele estava bravo com a mulher filistéia que queria se casar, eles foram e incendiaram a casa da mulher filisteu e matou ela e sua família inteira no fogo.



Sansão era tão bravo que os filisteus tinham matado sua namorada, que ele atacou e matou um monte deles. Então ele foi se esconder em uma caverna.



Enquanto isso, os filisteus pegaram seu exército e foi para a cidade natal de Sansão. "Dê-nos Sansão", disseram eles, "ou vamos matar todos na cidade."



Então três mil homens de Israel foi para a caverna de Sansão, pois sabiam onde ele estava escondido. "Sansão", disseram eles, "temos que amarrá-lo e dar-lhe aos filisteus ou então eles vão atacar a cidade."



Sansão respondeu: "Eu vou deixar você me amarrar. Apenas prometo que você não me matarão. "



"Vamos amarrá-lo e entregá-lo aos filisteus", disseram eles.



Os israelitas trouxeram Sansão para os filisteus, mas Deus fez Sansão tão forte que quebrou para fora das cordas, ele foi amarrado com. Ele apressou-se e pegou a queixada de um burro morto que viu e matou mil filisteus com ele.



Sansão era o governante de Israel por vinte anos depois, até que ele se apaixonou por outra mulher filistéia e se meteu em problemas ainda mais. Mas falaremos sobre isso na próxima semana.



Por enquanto, eu só quero que você lembre-se que Sansão era tão forte e ele foi capaz de derrotar os filisteus assim porque ele era um seguidor especial de Deus. Ele fez o que Deus lhe disse para fazer e nunca bebeu álcool ou comer alimentos ruins ou cortar o cabelo. E porque Sansão ouviu a Deus, Deus lhe deu o poder de fazer todas aquelas coisas maravilhosas.



Deus não se importa se nós cortamos o nosso cabelo ou não, mas se ouvirmos as regras de Deus e tentar ser um dos Seus seguidores especiais, então Deus nos dará o poder de fazer algumas coisas bem surpreendentes também. Basta ouvir a Deus e ver o que Ele pode fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário