domingo, 25 de março de 2012

- Lição 6: Visita dos Reis Magos

- Lição 6: Visita dos Reis Magos



Necessário: caixa de presente com espelho nele, lanterna, boneca dos doces,



Lição: Vamos rever. Até agora, nós já nos conhecemos Zacarias e Isabel, pais de João Baptista. Você se lembra que o anjo Gabriel disse-lhes que John ia nascer mesmo que Elizabeth estava velho demais para ter filhos e ele disse que João ia ser um grande pregador de Deus.



Depois encontrámo-nos Maria, mãe de Jesus, que estava disposto a ouvir e fazer o que Deus lhe disse para fazer, certo?



E nós nos encontramos Joseph, que adotou Jesus e teve o cuidado de Jesus como Jesus era seu próprio filho, apesar de Joseph sabia que Jesus era realmente o Filho de Deus.



E encontramos um dos pastores, que veio e viu Jesus quando Ele nasceu e, em seguida, saiu e disse a todo mundo sobre Jesus, o Salvador nascer.



E da última vez, nos encontramos Simeão e Ana, duas pessoas mais velhas que estavam esperando a vida inteira para ver Jesus.



Bem, hoje, vamos ver conhecer outra pessoa que chegou e viu Jesus.



Pergunte Sábio para vir pol



Sábio: Saudações a todos! Eu sou um Magi. Isso significa que eu estudar as estrelas e os planetas. Bem, um dia eu estava olhando para o céu - e você sabe o que eu vi? Uma nova estrela tinha aparecido! E era muito brilhante. Eu sabia que uma nova estrela era tão brilhante que só podia significar uma coisa: um novo rei havia nascido!



Assim, meus amigos e eu deixei nosso país e seguiram a estrela para a terra de Israel. Quando chegamos na capital de Jerusalém, começamos a perguntar às pessoas: "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Vimos a nova estrela que Deus fez por ele e viemos para adorá-Lo. "



Mas quando o rei Herodes ouviu falar mal de nós perguntando sobre esse novo rei, ele estava com muito medo e raiva. Ele estava com medo que o novo rei seria assumir o reino e não deixar ser rei Herodes mais. Então ele perguntou aos sacerdotes que o novo rei era suposto nascer e disseram-lhe que a Bíblia disse que o rei deveria nascer em Belém.



"Vai procurar o novo rei", nos disse Herodes, "e quando você encontrá-lo, volte e me diga onde ele está para que eu possa ir adorá-lo também."



Bem, nós fomos a Belém e nós encontramos o novo rei. Ele era um pequeno bebê chamado Jesus. E curvou-se e adoraram e demos-Lhe presentes de ouro, e de boa-cheiro, incenso e mirra. Mas nós não voltarem a Herodes para contar-lhe onde Jesus foi porque um anjo nos avisou em um sonho não. Então, ao invés, que deixaram Israel em segredo e voltou para o nosso próprio país.



Bem, naquela mesma noite, José, pai adotivo de Jesus, também tive um sonho. Um anjo disse a José se apressar e tomar a Jesus e Sua mãe, Maria, e fugir para o Egito porque o ímpio rei Herodes estava para vir e tentar matar Jesus. Então, quando José acordou, ele fez exatamente o que o anjo lhe disse para fazer. Ele levou Jesus e Maria e deixou imediatamente para o Egito.



Nesse ínterim, Herodes era tão louca que não tinha voltado para lhe dizer onde estava Jesus, que enviou seu exército para Belém e disse-lhes para matar cada menino que encontraram lá que era dois anos de idade ou menos. Você pode imaginar alguém fazendo isso? Matar bebês? Mas Herodes pensou que se ele fizesse isso, então ele seria capaz de matar Jesus também, já que Jesus era suposto ser em Belém.



Mas você lembrar que Joseph tomou Jesus e Maria para o Egito, certo? Então, eles escaparam. E uma vez que o Rei Herodes morreu mal, um anjo feito Joseph tem outro sonho e lhe disse que era seguro para tomar Jesus e Maria de volta para Israel. Então José e Maria e Jesus esquerda Egito e voltou a viver em seu próprio país.



Peça aos alunos para agradecer ao homem sábio para compartilhar sua história e, em seguida, analisar a sua aprendizagem com as seguintes perguntas. Lembre-se sempre permitir que os estudantes tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino.



Como os Reis Magos encontrar Jesus? Deus enviou uma estrela para lhes mostrar o caminho e eles seguiram a estrela.



Por que o rei Herodes queria matar Jesus? Ele sabia que Jesus ia ser um rei e ele tinha medo de que Jesus estava indo tomar sobre o seu reino.



Jesus é um Rei? Jesus é o grande-grande-grande-grande-grande-neto dos reis de Israel. O filho do rei é suposto ser o próximo rei, por isso Jesus é o legítimo rei de Israel. Mais do que isso, Jesus é uma parte de Deus, nascido em um corpo humano. Porque Jesus também é Deus, assim como um ser humano, Jesus é o Rei de todo o mundo, porque Deus é o Rei de todo o mundo.



O que os sábios fazer por Jesus, quando chegaram a vê-Lo? Trouxeram-lhe presentes.



Você tem todos os presentes que você poderia dar a Jesus? Mostre aos alunos a sua caixa de presente embrulhado. Abra a tampa e mostrar-lhes o interior do espelho. Quando os estudantes vêem a sua reflexão, dizer-lhes que eles são o presente que eles podem dar a Jesus. Quando cremos em Jesus e amá-Lo e fazer as coisas que Ele quer que façamos, que é o melhor presente que podemos dar a ele.



Será que o Rei Herodes matar Jesus? Não.



Como Jesus se afastar? Deus enviou um anjo para avisar-Joseph receber Maria e Jesus e fugir.



O que aconteceu com o rei Herodes? Ele morreu.



Jogo: Depois da Star - acender uma lanterna na parede ou no chão. Torná-lo ir a lugares diferentes. Diga aos alunos que eles têm de seguir a luz. O último a atingir uma nova mancha está fora. O último lugar que a luz parar é quando um menino Jesus e um saco de guloseimas estão escondidos. O estudante que encontra as guloseimas tem que compartilhar com o resto da classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário