domingo, 18 de março de 2012

- Lição 7: A Entrega da Lei e do Bezerro de Ouro

- Lição 7: A Entrega da Lei e do Bezerro de Ouro



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Resuma 19-34:7 Êxodo, utilizando a seguinte história e fazendo perguntas como você vai.)



Depois que Deus trouxe Moisés e os israelitas da escravidão no Egito, Deus disse a Moisés para subir ao monte Sinai com Ele para que Ele pudesse dar a Moisés as leis que as pessoas deveriam seguir. Ninguém tinha permissão para subir na montanha ou então morreria. O povo viu Deus descendo como um fogo na montanha. Havia muita fumaça ea montanha tremeu como se houvesse um terremoto. E o povo ouviu a voz de Deus, soando como um trovão, mas eles não podiam entender o que estava dizendo. Apenas Moisés poderia compreender o que Deus estava dizendo.



Moisés na montanha durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer ou beber qualquer coisa, mas só de ouvir a Deus dar-lhe as leis que as pessoas deveriam seguir. Deus deu a Moisés duas tábuas de pedra e escreveu os Dez Mandamentos sobre eles com o próprio dedo.



No final dos quarenta dias, foi a vez de Moisés para voltar a descer a montanha. Deus disse: "Moisés, eu estou muito irritado com os israelitas, porque eles têm feito algo muito errado. Eles fizeram um ídolo enquanto você estava aqui em cima na montanha e eles estão fingindo que o ídolo é-me. "



O que é um ídolo? (Um ídolo é uma estátua que as pessoas rezam para e adoração.)



E Deus disse: "Moisés, porque os israelitas estão adorando e orando para o ídolo que eles fizeram e fingir que o ídolo é-me, eu vou matar todos os israelitas como um castigo."



Mas Moisés disse: "Não, Deus, não faça isso. Por favor. Lembre-se de Abraão, Isaque e Jacó e como você prometeu dar a seus netos toda a terra de Canaã. Você não pode matar os seus netos, os israelitas, ou então você estaria quebrando sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó ".



Então Deus disse a Moisés que Ele não iria matar todos os israelitas. Moisés desceu da montanha e viu o ídolo que o povo tinha feito. Era um bezerro de ouro, uma vaca bebê feito de ouro. Moisés ficou tão furioso que o povo estava adorando e orando para o ídolo em vez de Deus, que ele jogou as tábuas de pedra Deus lhe tinha dado com os Dez Mandamentos escritos sobre eles.



Ele agarrou seu irmão, Arão, o sacerdote, e disse: "Por que você fez esse ídolo?"



Aaron disse: "Você estava em cima da montanha tanto tempo, não sabíamos o que aconteceu com você. As pessoas me disseram para fazer um ídolo e eu fiz. Eles me deram alguns de seus brincos de ouro e eu fiz isso para este bezerro de ouro. "



Então Moisés tomou o ídolo bezerro de ouro, derretendo-o no fogo. Ele levou as cinzas e colocá-lo na água e fez o povo beber, para mostrar-lhes o ídolo não é o Deus verdadeiro, uma vez que pode ser quebrada.



Então Moisés gritou: "Quem está do lado de Deus, venha a mim!"



Todos os levitas, os sacerdotes e os ajudantes dos sacerdotes, veio a ele. Moisés disse: "Este é o castigo para adorar o ídolo. Tudo que você tome a sua espada e matar os israelitas por sua punição. "



Os levitas atacaram os israelitas que queriam manter adorando o ídolo em vez de Deus e mataram cerca de três mil pessoas.



No dia seguinte, Moisés orou a Deus novamente e pedi a Deus para perdoar os israelitas para fazer o ídolo. Deus disse: "Eu vou perdoá-los, mas primeiro, vou puni-los mais para que eles não sabem a adorar ídolos cada vez mais." Então Deus fez um monte de israelitas adoecem e morrem. Depois disso, a punição acabou.



Então Deus deu a Moisés duas tábuas de pedra com mais os Dez Mandamentos escritos sobre eles desde que Moisés quebrou as duas primeiras, quando ele atirou-a. E Deus disse: "Eu amo meu povo e eu vou perdoá-los sempre que eles fazem algo errado, mas eu também puni-los quando eles fazem algo de errado para que eles não sabem fazer isso de novo."



Na próxima semana, vamos começar a aprender sobre os Dez Mandamentos, as leis que Deus escreveu para Moisés e os israelitas sobre as duas tábuas de pedra.



* Para as minhas lições sobre os Dez Mandamentos, consulte Top Ten do Senhor: Lições Crianças da Escola Dominical sobre os Dez Mandamentos. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário