terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 7: Sansão e Dalila

- Lição 7: Sansão e Dalila



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Nós temos falado sobre um homem chamado Sansão para o último par de semanas. Lembre-se que antes de Sansão nasceu, Deus deixou os filisteus conquistar o povo de Israel como um castigo para os israelitas "pecado. Os israelitas haviam sido adorando deuses falsos, e não ouvir o verdadeiro Deus. Mas então Deus fez um milagre e deixar que um homem chamado Manoá e sua mulher, que não podia ter filhos, ter um bebê, a quem deram o nome de Sansão. Deus lhes disse que Sansão seria aquele que iria crescer e derrotar os filisteus. A única coisa foi que Manoá e sua esposa teve que levantar Sansão de uma maneira especial. Você se lembra o que algumas das regras eram que Deus deu a Sansão e seus pais para fazer Sansão especial? (Sansão nunca poderia beber álcool ou comer alimentos ruins ou cortar o cabelo.)



(Resuma Juízes 16, fazendo perguntas enquanto você lê.)



Depois de Samson tinha sido o líder de Israel por vinte anos, ele se apaixonou por uma mulher filistéia chamada Dalila. Os governantes dos filisteus foram a Dalila e disse: "Veja se você pode descobrir o segredo de Sansão porque é muito forte. Ele continua a bater-nos quando tentamos matá-lo. Se você pode encontrar para fora e diga-nos como podemos matá-lo, nós vamos dar-lhe um monte de dinheiro. "



Você acha que Dalila vai tentar ajudar os filisteus matar Sansão?



Disse Dalila a Sansão em sua voz mais bonita, mais doce: "Sansão, diga-me o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você."



Sansão disse: "Se alguém me prende-se com sete cordas novas, eu não vou ser forte anymore."



Então, um dia, quando Sansão estava tirando uma soneca, Dalila o amarrou com sete cordas novas e deixar alguns soldados filisteus para a sala. Então ela gritou: "Sansão, os filisteus estão atacando!"



Sansão acordou e quebrou as cordas para a direita fora. Ele era tão forte como sempre.



Um pouco mais tarde, Dalila disse: "Você mentiu para mim sobre o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você. Agora me diga a verdade. Diga-me o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você. "



Sansão disse: "Se alguém me amarra com cordas novas, eu não vou ser forte anymore."



Então, um dia, quando Sansão estava tirando uma soneca, Dalila o amarrou com cordas novas e deixar alguns soldados filisteus para a sala. Então ela gritou: "Sansão, os filisteus estão atacando!"



Sansão acordou e quebrou as cordas para a direita fora. Ele era tão forte como sempre.



Um pouco mais tarde, Dalila disse: "Você mentiu para mim sobre o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você. Agora me diga a verdade. Diga-me o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você. "



Sansão disse: "Se alguém tranças meu cabelo e gravata em um tecido, não vou ser forte anymore."



Então, um dia, quando Sansão estava tirando uma soneca, Dalila trançado seu cabelo, amarrado vir pano nela, e deixar alguns soldados filisteus para a sala. Então ela gritou: "Sansão, os filisteus estão atacando!"



Sansão acordou e puxou o cabelo para a direita fora do pano. Ele era tão forte como sempre.

Em seguida, Dalila disse: "Você não me ama de verdade, Sansão. Você não vai mesmo me contar o segredo de como você é tão forte e como alguém pode bater em você. "E ela continuou incomodando ele dia após dia para lhe dizer o seu segredo.



Finalmente, Sansão lhe disse a verdade. Ele disse: "Deus me deu algumas regras especiais quando eu nasci. Ele disse que nunca foi permitido beber álcool ou comer alimentos ruins ou cortar o meu cabelo. Se eu seguir as regras de Deus, eu sou forte, mas se alguém corta meu cabelo, eu não vou ser forte anymore. "



Qual é o segredo de Sansão porque é tão forte? (Ele é forte porque ele segue as regras especiais de Deus, e Deus torna-o forte. Se ele quebra as regras especiais de Deus, Deus não vai fazê-lo forte.)



Então, um dia, quando Sansão estava tirando uma soneca, Dalila cortou todo o cabelo e deixar alguns soldados filisteus para a sala. Então ela gritou: "Sansão, os filisteus estão atacando!"



Sansão acordou e estava indo para lutar contra os filisteus, mas desta vez, ele não era forte mais e os filisteus vencê-lo. Eles o amarraram e cortar-lhe os olhos. Então eles fizeram ele ser seu escravo na prisão.



Mas, enquanto Sansão estava na prisão, seu cabelo começou a crescer novamente e ele começou a ficar forte novamente.



Então, quando os filisteus foram ter um feriado ao seu deus falso, Dagon, os governantes filisteus disseram aos carcereiros para trazer Sansão para fora da prisão para que pudessem zombar dele. Sansão estava no seu grande edifício onde eles estavam tendo a celebração e ele se encostou pilares do edifício. Os pilares são os pólos que sustentam o telhado para cima. Sansão orou: "Senhor Deus, me dê a força para fazer só mais uma coisa." Então Deus fez Sansão forte e Sansão empurrou os pilares e bateu-los. O telhado do edifício grande desabou e matou Sansão e três mil filisteus, que estavam na festa.



Como Sansão ficar forte de novo? (Seu cabelo começou a crescer novamente. Ele estava obedecendo as regras especiais de Deus para não cortar o cabelo e por isso Deus o fez forte novamente.)



Sansão era forte e foi capaz de derrotar os filisteus, porque ele ouviu a regras especiais de Deus. Se vamos ouvir as regras que Deus nos dá - as regras que Ele nos dá na Bíblia - então seremos fortes em nossos espíritos e nós seremos capazes de derrotar as tentações que o diabo joga em nós, assim como Sansão derrotou o filisteus. Siga as regras de Deus e Ele te fará forte em seu espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário