sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 8: Davi e Nabal - Abigail Faz David se Sentir Melhor

- Lição 8: Davi e Nabal - Abigail Faz David se Sentir Melhor



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Até agora, nós aprendemos sobre como Deus disse a Samuel para fazer Saul o primeiro rei de Israel. Mas depois de Saul ter sido rei de Israel por um longo tempo, ele começou a fazer as coisas que Deus não quer que ele faça. Deus disse a Saul que ele não poderia ser mais rei e Deus disse a Samuel para escolher Davi para ser o próximo rei.



Saul não sabia que Davi tinha sido escolhido para ser o próximo rei, então sempre que Saul estava de mau humor, David tocava música para ele e fazer ele se sentir melhor.



Quando os filisteus atacaram Israel, foi Davi, que teve a coragem de ir lutar contra o gigante Golias, e matá-lo, mesmo que David era apenas um adolescente. Deus ajudou David batida Golias com apenas um estilingue e uma pedra, e Israel ganhou a guerra contra os filisteus.



Mas logo, Saul começou a ficar com ciúmes de David, porque todos os israelitas David gostava mais de Saul. O rei Saul até tentou matar Davi, então Davi teve que fugir para o deserto.



Hoje, vamos aprender sobre o que aconteceu com David um dia, enquanto ele estava no deserto.



(Leia 1 Samuel 25 com seus alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Havia um homem muito rico chamado Nabal vida no deserto. Ele tinha mil cabras e três mil ovelhas. David e os homens em seu exército estavam com fome de execução do rei Saul, então Davi enviou um mensageiro para pedir Nabal para dar a Davi e seu exército um pouco de comida.



Se você fosse um homem rico como Nabal e Davi perguntou-lhe algumas por algum alimento, você daria a ele?



Deus gosta quando ajudamos outras pessoas, especialmente quando estão com fome.



Mas Nabal disse que não daria qualquer alimento a Davi e seu exército. Os mensageiros voltaram a Davi e lhe disse que Nabal não lhes daria qualquer alimento.



Como você acha que você se sentiria se você fosse Davi e Nabal disse que não iria dar-lhe alguma comida?



Davi ficou furioso. Ele estava tão irritado, ele disse: "Eu estou indo para ir matar Nabal!"



Você acha que David deve matar Nabal só porque Nabal não lhe daria alguma comida? (N °)



Deus não gosta de nós perder nosso temperamento e machucar as pessoas. Não é legal quando as pessoas estão significar para nós, mas Deus quer que nós perdoá-los e não prejudicá-los de volta.



Então Davi estava fazendo a coisa errada. Ele ia matar Nabal. Mas, então, esposa de Nabal veio para ver David. Seu nome era Abigail. Abigail disse: "David, por favor, perdoe Nabal. Ele não foi a intenção de dar-lhe alguma comida. Olhe, eu trouxe um pouco de comida para você e seu exército. Por favor, não matar Nabal. "



Em seguida, David estava feliz e disse, "Abigail, obrigado. Eu não queria matar Nabal. Eu só perdi a calma. Agora que você era bom e nos trouxe um pouco de comida, que me faz sentir melhor. Eu não vou machucar Nabal. "



Quando Abigail voltou para casa, Nabal estava bêbado de álcool, e ela não lhe disse que ela tinha levado comida para David e ele exército. Na manhã seguinte, porém, ela disse a Nabal. Nabal estava zangado com Abigail para tirar Davi um pouco de comida. Nabal era ainda um homem médio.



Mas então Deus fez Nabal ter um ataque cardíaco e morreu.



Porque você acha que Deus fez Nabal ter um ataque cardíaco? (Deus fez Nabal ter um ataque cardíaco para puni-lo por ser média.)



Depois de Nabal morreu, Abigail foi e se casou com David.



Questões de Revisão:



Qual foi a coisa boa que Abigail fez nesta história? (Ela era agradável e trouxe David comida.)



David estava muito irritado com Nabal, mas quando Abigail levou Davi a comida, que o ajudou a se sentir melhor e ela o ajudou a não fazer a coisa errada por matar Nabal. Quando vemos alguém que está com raiva ou chateado, o que podemos fazer para torná-los se sentir melhor? (Converse com eles, dar-lhes um abraço, fazer coisas boas para eles, etc)



Deus estava feliz com Abigail, porque ela ajudou David a se sentir melhor e ajudou a manter David de fazer a coisa errada. Deus estará feliz com a gente também se tentar fazer as pessoas se sentir melhor sempre que pudermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário