terça-feira, 20 de março de 2012

- Lição 8: A História de Ruth

- Lição 8: A História de Ruth



Necessário: Lotes de tiras soltas de papel e sacolas cheias de tiras de papel, opcional: voluntário para jogar Ruth e / ou um traje era bíblica



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Conte a história de Ruth, ou ter um voluntário do sexo feminino contam a história de Ruth, a partir da perspectiva de Ruth usando o script abaixo. Vestir-se em um traje bíblico-era, se você puder.



Script (com base em Rute 1-4):



Oi, eu sou Ruth. Eu vivi muito tempo atrás, quando os juízes governavam Israel - pessoas como Sansão e Gideão e Deborah. Eu nem sempre vivem em Israel, no entanto. Você vê, eu sou do país de Moab, onde a maioria das pessoas não acreditam no Deus verdadeiro, o Deus de Israel. A maioria das pessoas em Moab adorar o falso deus, Camos. Assim fez I. Até que eu conheci Naomi e sua família.



Naomi foi a partir de Israel, a cidade de Belém. Ela veio para Moabe com sua família porque eles estavam tendo dificuldades para encontrar alimento em Israel. Não estava chovendo muito no país e assim todas as fazendas não estavam crescendo bastante alimento. Eles tiveram que se mudar para cá, uma vez que estavam a ter chuva suficiente e as nossas colheitas estavam indo bem.

Logo depois que cheguei aqui, porém, o marido de Noemi, Elimelek, morreu.



Foi nessa época que o meu amigo, Orfa, e eu conheci Naomi. Ela teve dois filhos e bonito chamado Malom e Quiliom. Me casei com um deles e Orfa se casou com o outro. Mas, então, dez anos depois, Malom e Quiliom ambos morreram também. Então foi a três senhoras nós - Naomi, Orfa, e eu - sozinho, sem maridos ou filhos.



Naomi ouviu, então, que as fazendas estavam fazendo bem em Israel mais uma vez e que não havia suficiente para todos. Então, ela achou que ela estava em Moabe tempo suficiente e queria ir para casa para Israel. Ela disse Orfa e eu que poderíamos voltar para casa e viver com nossos pais, se quiséssemos, mas não queria. Queríamos ficar com ela. Ela era nossa família agora.



Finalmente, Orfa fez ir para casa a própria casa de seus pais, mas eu não faria isso. Eu disse a Naomi, eu disse: "Naomi, não tente me dizer para deixá-lo. Eu te amo como se fosse a própria mãe. Assim, onde quer que você vá, que é onde eu estou indo. Onde quer que você vive, que é onde eu vou viver. Mesmo que eu sou de Moabe, eu vou mudar e tornar-se e israelita. E mesmo que eu costumava acreditar em um deus falso, Camos, eu vou acreditar no Deus de verdade agora. "



Então é isso que eu disse a ela e foi a melhor coisa que já fiz - a escolha para ir para Israel e acreditar no Deus verdadeiro.



Mas, quando chegamos à cidade natal de Noemi de Belém, tivemos um pequeno problema para trabalhar fora. Nenhum de nós tinha um emprego e não tínhamos muito dinheiro para comprar comida. Eu sabia que tinha que fazer algo ou então passaria fome.



Felizmente, Deus tinha feito uma lei em Israel que os agricultores deveriam ajudar as pessoas que não têm qualquer alimento. Eles deveriam deixar-nos ir para sua fazenda e pegar tanto precisávamos. Então é isso que eu fiz. Eu fui para uma fazenda e começou a pegar um pouco de trigo para que eu pudesse fazer pão com ele para mim e Naomi.



Eu estava um pouco com medo de ir buscar o trigo, porque eu pensei que o dono da fazenda não pode gostar de mim desde que eu era de Moabe, e não de Israel. Mas eu não deveria ter me preocupado. O fazendeiro foi muito bom. Ele era um bom homem que amava a Deus. Seu nome era Boaz e ele me disse que eu poderia escolher tanto quanto ele queria e ainda vêm pegar uma bebida a partir de seus jarros de água, se eu tenho sede.



Perguntei por que ele estava sendo tão bom para mim e disse que era porque ele soube que eu tinha se mudado para Israel com Naomi e estava ajudando a cuidar dela. Ele disse que estava sendo bom para mim porque eu estava sendo bom para Naomi e gostava disso.



Então, na hora do almoço, Boaz convidou-me para almoçar com ele e seus trabalhadores. Então ele mesmo disse aos seus trabalhadores para me ajudar a escolher o trigo que eu ia levar para casa comigo. Eu vou te dizer mais, mas primeiro, eu quero jogar um jogo com você para lhe mostrar o que primeiro dia na fazenda era.



(Jogo:. Tiras de dispersão de papel no chão para o trigo Dê aos alunos um limite de tempo de 10 segundos e diga a eles para recolher o máximo de peças que puderem Após 5 segundos, gritar: "Pare!" Explique que você é e que Boaz. Você tem este trigo. Mas diga aos alunos que desde que você sabe que eles estão a recolher o trigo, porque eles estão com fome e estão tentando ajudar a sua sogra, Naomi, eles podem continuar. No final, gritar: "Pare! "novamente. É o fim do dia de trabalho. Dê a cada aluno um saco de tiras de papel para levar para casa, bem como o que já recolhidos.)



Quando cheguei em casa, Naomi ficou tão impressionado com o quanto eu tinha, que ela me fez contar a ela sobre Boaz ea fazenda. Então ela disse: "Ruth, Boaz é um dos meus parentes. Sabe o que isso significa? Isso significa que ele deveria casar com você porque você está na minha família, mas seu marido morreu. Agora, ouvir, ir colocar as suas melhores roupas e borrife um pouco de perfume sobre. Sinta-se olhar tão bonita quanto você puder e depois ir visitar hoje à noite Boaz. "



Eu estava nervoso sobre fazer o que Naomi me disse. Eu pensei, o que se Boaz não gosta de mim desse jeito e não quer se casar comigo? E eu me perguntava se eu estava pronto para se casar novamente. Mas eu sabia que Boaz era um homem bom do jeito que ele me ajudou e foi tão bom para mim em sua fazenda. E eu fiz mais ou menos como ele.



Então eu fiz exatamente o que Naomi me disse. Eu tenho em minhas melhores roupas e fiz o meu cabelo e colocar perfume, e fui ver Boaz. Ele estava tendo uma festa para todos os seus trabalhadores e por isso esperei até que todos foram dormir. Eles estavam dormindo ali mesmo em seu campo agrícola.



Então eu fui até onde Boaz estava dormindo e definidas por seus pés. Eu esperava que iria dizer a ele que eu gostava dele. No meio da noite, ele acordou e me viu deitado a seus pés. Ele disse que gostava de mim e queria casar comigo.



Nós se casaram e tiveram um filho e teve uma vida maravilhosa juntos. E o nosso bisneto mesmo tornou-se o melhor rei de Israel já teve - o rei Davi. E tudo aconteceu porque eu me mudei para Israel e começou a adorar o Deus verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário