quinta-feira, 15 de março de 2012

- Lição 8: Isaac conseguir uma esposa

- Lição 8: Isaac conseguir uma esposa

Necessário: Nada

Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Peça aos alunos, Alguma vez você já orou por algo? O que você orar?

Deus respondeu sua oração? Ele deu o que você queria?

Será que Deus sempre nos dá o que pedimos?

Bem, fomos aprendendo sobre Abrão. Vocês se lembram que Deus disse a Abrão para deixar seu país e os seus amigos e sua família e ir viver no país de Canaã. Alguém se lembra que promessa que Deus fez a Abrão sobre o país de Canaã? (Deus prometeu que Ele daria todo o país para crianças de Abrão e netos para sempre.)

Mas havia um problema com Abrão ter filhos, não estava lá? Alguém se lembra porque Abrão não tem filhos ainda? (Sua esposa, Sarai, não poderia ter filhos.)

Então, o que fez coisa errada Abrão fazer para ajudá-lo a ter um bebê? (Ele casou-se servo de Sarai, Hagar. Abrão tinha duas esposas.)

Será que Hagar ter um bebê? (Sim, ela teve um filho chamado Ismael.)

Mas, então, alguns anos mais tarde, Deus falou a Abrão, e disse a Abrão que sua esposa, Sarai, teria um filho, apesar de Sarai tinha noventa anos de idade. E Deus chamou Abrão e Abraão Ele chamou Sarai Sarah. Abraão e Sara pensou que era engraçado que Deus diria Sarah teria um filho e não crer nEle em primeiro lugar. Mas Deus pode fazer qualquer coisa, não pode? Assim, um ano mais tarde, Sarah teve um filho e lhe deram o nome de Isaque.

Hoje vamos aprender sobre o que aconteceu quando o filho, Isaac, foi crescido.

(Resuma Gênesis 24, fazendo perguntas que você vá.)

Sarah, esposa de Abraão, morreu quando ela tinha 127 anos. Abraão estava ficando muito velho, muito, e seu filho, Isaac, foi tudo crescido e pronto para se casar. Então, Abraão chamou seu principal servo e disse-lhe: "Meu servo-chefe, eu quero que você volte para o meu país de idade, o lugar onde eu morava antes de Deus me disse para ir para Canaã, e encontrar uma esposa para meu filho, Isaac , aí. Vá encontrá-la e trazê-la aqui para Canaã. "

"E se eu encontrar uma esposa para Isaac," o servo chefe perguntou: "mas ela não quer voltar comigo para Canaã? Devo levar Isaac para ela e deixe Isaac vive em seu velho país com ela? "

O que você acha? Isaac deve ir viver no país velho de Abraão? Por que ou por que não?

"Não", respondeu Abraão. "Isaac não deve voltar ao meu país de origem. Deus me disse que daria a este país, Canaã, aos meus filhos e netos para sempre. Portanto, não tomar Isaac de volta ao meu país de origem. Mas não se preocupe se a mulher vai voltar com você ou não. Deus enviou o seu anjo adiante de vocês para ajudar a encontrar uma esposa para Isaque. "

Assim, o principal servo saiu em sua jornada e depois de muitos dias, finalmente chegou país velho de Abraão e até mesmo a mesma cidade onde Abraão morava. O servo-chefe e seus camelos eram sedentos andou até o poço no centro da cidade. Um monte de mulheres estavam chegando ao poço para conseguir água, também, eo servo-chefe teve uma idéia. "Deus", ele orou: "Eu vou dizer a uma dessas meninas, 'Deixa-me beber um copo de água por favor." Se a menina responde:' Vou dar-lhe uma bebida e dar aos seus camelos um pouco de água, também, 'então eu vou saber que ela é a garota certa você quer se casar com Isaac. "

Você acha que uma das meninas vai dar o principal servo de uma bebida e dar seus camelos um pouco de água, também?

Enquanto o servo-chefe ainda estava orando, uma jovem mulher chamada Rebeca veio para o bem. "Por favor me dê um copo de água", disse o servo-chefe. Assim, Rebeca deu-lhe uma bebida. Quando o servo-chefe acabou de beber, Rebeca disse: "Agora vou dar um pouco de água aos seus camelos também."

Deus respondeu a oração do servo chefe? (Sim.)

Deus respondeu a oração do servo chefe exatamente. Às vezes, Deus não nos dá exatamente o que queremos, mas às vezes ele faz. Nesta história, Deus deu o chefe exatamente o que queria.

Depois de Rebeca havia dado um pouco de água para os camelos, o servo-chefe deu a Rebeca uma argola no nariz de ouro e duas pulseiras de ouro. "Quem é você?", Perguntou ele. Quando ela lhe contou que ela era um dos parentes de Abraão, o principal servo estava muito feliz e ia passar a noite na casa de sua família.

Família de Rebeca estava cozinhando o jantar, quando chegaram lá e eles convidaram o servo-chefe para comer com eles, mas ele disse: "Não vou comer até que eu diga por que eu vim." Então disse-lhes sobre como ele era um servo de chefe de Abraão e como Abraão enviou para conseguir uma esposa para seu filho, Isaac. Ele disse-lhes sobre como ele havia orado e como Rebeca tinha dito e feito exatamente o que o servo-chefe tinha orado que ela faria. Então ele disse: "Eu sei que Deus me levou aqui para levar Rebeca para ser esposa de Isaac. Agora me diga. Você vai deixá-la ir comigo ou não? "

Você acha que a família de Rebeca vai deixá-la ir com o servo-chefe e se casar com Isaque?

"Tudo isso é de Deus," a família de Rebeca respondeu. "Nós temos que deixá-la ir." Então eles perguntaram Rebeca se ela estava disposta a ir casar com Isaac e Rebeca disse que ela era.

Poucas noites depois, Isaac estava orando no campo quando ele viu o principal servo voltando com Rebeca. Em seguida, Isaac casou com Rebeca e ele a amava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário