domingo, 18 de março de 2012

- Lição 8: O Tabernáculo - ajudando a construir a Igreja Matriz

- Lição 8: O Tabernáculo - ajudando a construir a Igreja Matriz



* Esta lição pode ser dividido em três aulas, se quiser - Construir a Primeira Igreja, Traga nossas ofertas, eo que eles fizeram na Primeira Igreja



Necessário: papel, lápis ou marcadores, oferecendo oferta placa, de moedas



Atividade: Peça aos alunos desenhar-se fazer uma coisa que eles podem fazer para ajudar na igreja. Ajude-os a pensar em algo se não puderem chegar a algo por conta própria.



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Êxodo 35:30-36:7 Resuma, utilizando a seguinte história e fazendo perguntas como você vai.)



Depois que Deus tirou os israelitas do Egito e deu-lhes as regras, a próxima coisa que eles tinham que fazer era construir a primeira igreja para que eles pudessem adorar a Deus no-lo. A primeira igreja foi chamado Tabernáculo.



Então Moisés disse aos israelitas: "Eis que o Senhor escolheu Bezalel e colocou o Espírito de Deus, o Espírito Santo, para viver dentro dele e lhe deu talentos e habilidades para construir a igreja Tabernáculo e para fazer todos os móveis e decorações para a igreja. E Deus fez as pessoas para ajudá-lo.



Deus deu a Bezalel três coisas. Quais foram eles? (O Espírito Santo para viver dentro dele, talentos e habilidades para construir a igreja, e as pessoas para ajudá-lo.)



Você acha que Deus poderia dar-lhe o Espírito Santo para viver dentro de você? (Sim. O Espírito Santo vive dentro de todo aquele que crê em Jesus.)



Você acha que Deus pode dar-lhe os talentos e habilidades para ajudar a igreja? (Sim. Deus dá a todos uma espécie de talento. É diferente para todos. Temos que pensar sobre que tipos de talentos e habilidades que Deus deu para nós e pensar em como Ele quer nos usar essas habilidades para ajudar na igreja.)



Porque você acha que Deus deu às pessoas Bezalel para ajudá-lo na igreja? (A construção da igreja e fazer tudo o que foi um grande trabalho. Deus sabia que ia precisar de ajuda Bezalel. É por isso que precisamos ajudar na igreja. Uma pessoa não pode fazer tudo por si mesmos. Todos nós precisamos fazer a nossa parte para torná-lo o melhor que pode ser.)



Lição: Êxodo 36:2-7 Resuma, fazendo as seguintes perguntas à medida que lê.



Assim Bezalel começou a trabalhar para construir a igreja Tabernáculo, como Moisés lhe dissera. Mas ele precisava de algumas coisas para fazer seu trabalho.



Se você estava construindo uma igreja, que tipos de coisas que você precisa? (Ouça e afirmar todas as respostas das crianças. Sugestões podem incluir madeira, metal, pano, etc)



Então o resto do povo trouxeram suas ofertas para Bezalel na igreja para que ele pudesse comprar as coisas que precisava.



Você acha que a nossa igreja precisa de dinheiro para fazer as coisas que fazemos? (Sim.)



Que tipo de coisas que a nossa igreja precisa de dinheiro para? (Pagando o pastor e os outros trabalhadores, pagando nossa eletricidade e contas de água e de gás, dinheiro para ajudar as pessoas, etc)



Onde é que a igreja conseguir o dinheiro para essas coisas? (De oferendas das pessoas.)



Assim como as pessoas necessárias para levar suas ofertas para a igreja de volta no tempo de Moisés e de Bezalel, por isso precisamos trazer nossas ofertas para a igreja agora.



E o povo trouxe tanto oferecendo-se para a igreja, que Moisés disse: "Nós temos dinheiro suficiente, todos! Pare de trazer as suas ofertas! "



Você acha que Moisés estava feliz que o povo tinha trazido dinheiro suficiente? (Sim.)



E nós podemos ser felizes em ter dinheiro suficiente para a nossa igreja também, mas para que isso aconteça, todo mundo tem que fazer sua parte em trazer as suas ofertas.



Se você receber um subsídio ou você recebe dinheiro de aniversário ou qualquer coisa assim, você deve aprender a fazer a sua parte, trazendo parte desse dinheiro para a igreja e dando-o como uma oferenda a Deus.



Jogo: Give It Away - Divida os alunos em duas equipes. Dê uma equipe de um punhado de moedas de um centavo. Peça-lhes manter, tanto quanto eles acham que precisam, dando uma justificativa para cada cento. Questionar a sua decisão sobre o que eles precisam para manter o seu dinheiro eo que eles não fazem. Você está tentando levá-los a ver a diferença entre necessidades e desejos. Diga-lhes para dar o resto, colocando-o em uma placa de oferta. Líder leva algum desse dinheiro, explicando que é para a igreja para pagar suas contas, e depois dá o resto para o outro time. Agora pergunte a segunda equipe para manter o que eles precisam daquilo que lhes foi dado pela primeira equipa. Mais uma vez, eles colocaram o extra na oferta. Então, o líder pega mais dinheiro para dar para o primeiro time a recompensá-los por sua generosidade. Quanto mais se deu durante a sua volta, mais eles recebem como recompensa de Deus. Eles também recebem a oferta da equipe de dois. É assim que funciona e como oferta de Deus nos recompensa por isso. Jogue 3 rodadas. No início de cada rodada, o dinheiro que as equipes mantida é "gasto" em suas necessidades e recicla de volta para fornecimento do líder.



Quando o Tabernáculo, a primeira igreja, foi terminado, o que você acha que as pessoas fizeram lá? (Ouça as respostas dos alunos e ajudá-los a debater para citar algumas das coisas que fazemos na igreja de hoje, explicando que essas coisas que nós fazemos são algumas das mesmas coisas que eles fizeram naquela época.)



Uma coisa que os israelitas fizeram na época que nós não fazemos hoje é que eles matavam os animais durante a igreja!



Regra de Deus quando alguém faz algo ruim, quando pecar, é que eles deveriam ser condenados à morte. Quando você peca, Deus diz que você tem que morrer. Essa é a punição.



Mas Deus não quer que você morra e Ele não queria que os israelitas para morrer também. Então Ele fez um caminho para o povo ser perdoados quando pecaram para que eles não teriam que morrer.



Deus disse que se você fez algo errado e pecado, você poderia trazer um animal, como uma ovelha ou uma vaca, para a igreja e, em seguida, o pastor, a quem chamavam um padre naquela época, iria matar o animal e do animal morreria em vez de você.



Era como se Deus estivesse fingindo que o animal tinha feito a coisa errada e poderia ser punido ao invés de você. Quando o animal foi morto, também Deus vos perdoou por aquilo que você tinha feito.



Será que ainda fazem isso hoje? Será que o pastor matar animais na igreja? (Não).



como podemos ser perdoados por as coisas erradas que fizemos? (Ouça a resposta).



Em vez de assassinatos animais para levar o nosso castigo para nós, Jesus veio e morreu na cruz e levou o nosso castigo. Jesus morreu para que nós não temos a. Quando cremos em Jesus, Deus nos perdoa de todos os nossos pecados.



Jesus, que vinha para morrer por nós foi como se alguém o voluntariado para espancado ou aterradas para nós quando éramos os únicos que fizeram algo errado. Jesus nos amou o suficiente para vir morrer e ir até o pior castigo que nunca para que pudéssemos ser perdoados de nossos pecados. Quando cremos em Jesus, Deus nos perdoa e nos leva para o céu quando morrer.



Então, vamos lembrar que todos nós podemos fazer coisas para ajudar na igreja como Bezalel fez, todos nós podemos trazer nossas ofertas para a igreja para ajudar a igreja a pagar por coisas como os israelitas fizeram, e nós podemos fazer todas as coisas que os israelitas fizeram no primeiro Igreja em nossa igreja, exceto Jesus veio para morrer por nós e nos perdoar por nossos pecados para não temos de matar mais animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário