sexta-feira, 23 de março de 2012

- Lição 9: A Honestidade é Sempre a Melhor Política

- Lição 9: A Honestidade é Sempre a Melhor Política



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém se lembra por que Deus nos dá regras?



Deus nos dá as regras, porque Ele nos ama. As regras que Ele nos dá são destinadas a proteger-nos e outros.



Jogo: O que devo fazer? -Diga aos alunos que você vai jogar um jogo com eles. Você dirá a eles uma história curta e eles terão que decidir o que o personagem da história deve fazer.



História 1: Um dia, Katie convidou sua amiga, Stephanie, para vir e brincar depois da escola. Eles estavam jogando Wii Tennis e Stephanie continuou ganhando, jogo após jogo. Finalmente, Katie pousou o controlador e disse: "É isso aí!" E ela começou a perseguir Stephanie toda a casa. Katie não era realmente louco em Stephanie. Ela estava apenas se divertindo atrás dela. Mas então, como Katie quase apanhados a Stephanie, ela tropeçou e correu para a direita em uma das mesas finais na sala de estar. A lâmpada que estava sentado na mesa final caiu no chão e bateu em uma centena de peças. Naquela noite, quando a mãe de Katie voltou para casa, ela viu que a lâmpada estava faltando e perguntou Katie o que aconteceu. Katie sabia que ela estaria em apuros para habitação áspera em casa e quebrar a lâmpada, então ela realmente não quero dizer a sua mãe a verdade. Ela pensou que talvez ela poderia dizer que sua mãe Stephanie quebrou a lâmpada no lugar dela. O que você acha? O que deve fazer Katie? Ela deveria dizer a sua mãe a verdade que ela quebrou a lâmpada ou ela deve mentir e dizer que Stephanie quebrou? (Ela deveria dizer a verdade.)



O que aconteceria se Katie mentiu e disse Stephanie quebrou? Mãe de Katie pode ligar para a mãe de Stephanie e obter Stephanie em apuros por algo que ela não fez.



História 2: Um dia, quando Chad e Billy saíram para o recreio na escola, eles não poderiam decidir o que jogar. Chad queria fingir ser personagens de seu programa de TV favorito, Chaotic: Invasion Mirilian, mas Billy queria jogar Yu-Gi-Oh. Eles não conseguiam chegar a acordo sobre qual deles jogar assim Chad disse, "Okay. Eu só vou ir brincar com alguém hoje. "Fez Billy louco que o Chade não queria jogar o que ele queria jogar então ele foi ao redor para as outras crianças e lhes disse que Chad ainda molham a cama durante a noite. Chad não molhar a cama, mas Billy ainda disse que ele fez. O que você acha? Se Billy disseram que mentira sobre o Chad? (Não, ele não deveria ter mentido.)



Como você acha que Chad se sentiria se soubesse que Billy estava contando essa mentira sobre ele? (Chad iria se sentir mal. Seus sentimentos seria ferido.)



Pense para trás a história de Katie e Stephanie. Se Katie contou a mentira e disse que Stephanie quebrou a lâmpada, mas então a mãe de Katie descobriu que Katie realmente quebrou a lâmpada, o que aconteceria a Katie? (Ela iria ficar em apuros para quebrar a lâmpada e ter problemas em por mentir.)



Como Stephanie sente sobre Katie tentando culpá-la? Você acha que ela iria ficar com raiva de Katie? (Sim.)



E você acha que a mãe de Katie gostaria de confiar novamente Katie se descobrisse Katie mentiu para ela? (Seria difícil para Katie para obter a confiança de sua mãe de volta.)



Se o resto das crianças descobriu que Billy estava mentindo para eles sobre Chad, você acha que eles gostariam de confiar em Billy novamente? (Seria difícil para as crianças a acreditar que outras coisas que Billy disse-lhes.)



Então parece que mentir provavelmente não é uma idéia muito boa, certo? Parece que algumas coisas ruins podem acontecer quando mentimos. Isso é provavelmente porque Deus nos diz para não fazê-lo.



(Peça a um aluno ler Êxodo 20:16, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Quem pode me dizer o que o versículo significa?



"Não dar falsos testemunhos" significa "não minta" e "contra o teu próximo" significa "Não diga mentiras sobre alguém." Seu vizinho não significa que a pessoa que mora perto de você. Isso significa que ninguém. Não diga mentiras sobre outras pessoas.



É por isso que Katie não poderia contar uma mentira sobre Stephanie e por que Billy não deve dizer mentiras sobre Chade. Deus quer que sejamos honestos e dizer a verdade para que os sentimentos das pessoas não se machucar e assim as pessoas não ficar em apuros por coisas que não fiz e que as pessoas possam confiar em nós.



Então lembre-se: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." Não diga mentiras sobre outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário