domingo, 18 de março de 2012

- Lição 9: Porque nós não podemos ver Deus

- Lição 9: Porque nós não podemos ver Deus



Necessário: Bíblias, uma máscara



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Onde você acha que Deus vive? (Ouça as respostas, mas levá-los a compreender que Deus vive no céu.)



Será que Deus sempre vamos vê-Lo? (Mais uma vez, ouvir as respostas, mas levar os alunos a compreender que as pessoas normalmente não verão a Deus.)



Você acha que seria legal ver a Deus? (Ouça as respostas e os alunos levam a entender que todos nós devemos quer ver Deus, porque Ele nos criou e nos ama.)



Porque você acha que nós nunca verão a Deus agora? (Ouça as respostas e, em seguida, afirmar que a Bíblia nos dá a resposta a por que não podemos ver Deus.)



Algumas pessoas viram Deus antes.



Quem foram as duas primeiras pessoas? (Adão e Eva).



Você acha que Adão e Eva já viu Deus? (Sim.)



Adão e Eva viram a Deus o tempo todo. Deus iria descer e visitar com Adão e Eva no Jardim do Éden.



Mas então Adão e Eva pecaram.



O que Adão e Eva do que foi errado? (Eles comeram da árvore que Deus lhes disse para não comer.)



E qual é a punição que Deus fez para o pecado? (A punição quando pecamos é que morrer.)



Então, depois de Adão e Eva pecaram, Deus não visitá-los mais, porque eles pecaram. Deus é perfeito e Ele não pode estar perto de alguém que pecou ou então ele teria que matá-los como uma punição por ter feito algo errado. Se Deus visitou Adão e Eva, Deus teria que matá-los porque Deus odeia o pecado. Deus ainda nos ama quando fazemos algo errado, mas Ele odeia a coisa errada que fizemos.



Algum de vocês já fez algo que estava errado? Você já pecou? (Chumbo para os alunos a entender que eles têm.)



É por isso que não podemos ver Deus. Assim como Adão e Eva, todos nós temos feito coisas erradas. Todos nós pecamos. Se Deus nos visitou e vamos vê-Lo, Ele teria de nos matar para nos punir por nossos pecados.



Deus não poderia mesmo deixar Moisés vê-Lo, porque mesmo Moisés pecou e fez coisas que estavam erradas, às vezes, como quando ele matou o patrão escravo egípcio que estava espancando um israelita, ou quando ele bateu na rocha para fazer a água sair dela e tirou toda a o crédito para si em vez de apenas dizer a rocha para fazer a água como Deus disse e dar a Deus o crédito.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Êxodo 33:18-23, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Por que Deus não deixou Moisés ver a sua cara? (Porque Moisés tinha pecado e Deus teria de matar a Moisés como um castigo por seu pecado, se ele viu o rosto de Deus.)



Mas Deus quis visitar o Seu povo. Ele queria estar com eles, mesmo que Ele não poderia deixá-los vê-Lo. Então, Ele disse a Moisés e Bezalel para a construção do Tabernáculo, a primeira igreja. E Ele disse a Bezalel para fazer uma sala especial. Foi chamado o Santo dos Santos. E Deus vivia na sala especial chamada o Santo dos Santos. Ninguém jamais foi autorizado a entrar naquele quarto, porque se o fizessem, veriam Deus e eles teriam de ser morto pelo seu pecado. Assim, ninguém foi lá. Ninguém podia ver a Deus. Mas pelo menos eles sabiam que Deus estava ali com eles, no Santo dos Santos na igreja.



Portanto, não podemos ver a Deus agora, porque Deus não nos deixa vê-lo por causa dos nossos pecados, ou Ele teria de nos punir e nos matar por nossos pecados e é por isso que Deus permaneceu na sala especial na igreja. Mas e se Deus quis descer do Céu ou queria sair da sala especial na igreja para estar com as pessoas? Existe alguma maneira Deus poderia fazer isso, mas ainda não vamos ver o Seu rosto, então ele não teria para nos matar? (Mais uma vez, ouvir as respostas, mas em seguida, puxe a máscara e colocá-lo.)



Veja, eu estou aqui com você agora, mas você não pode ver meu rosto real, não é? Isso é o que Deus fez quando Ele tornou-se Jesus. Deus é Espírito, mas Deus colocou em um corpo humano e tornou-se Jesus. 'Corpo e Jesus Jesus rosto eram como uma máscara que Deus pôs sobre para que Ele pudesse vir estar conosco, mas não nos deixa ver a Sua face real, então ele não teria para nos matar. Deus estava em Jesus, Deus estava lá com o seu povo, mas eles não verão a Deus. Eles apenas viram Jesus.



(Peça aos alunos para tirar ler João 1:14 e 18, ou lê-lo você mesmo.)



Quando Deus colocou em um corpo e tornou-se Jesus, o que Jesus veio fazer? Qual era sua missão? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, levá-los a entender que Jesus veio para nos ensinar e nos mostrar o amor de Deus eo poder de Deus pelos milagres que Ele fez e todas as pessoas que curadas e que, finalmente, Jesus veio para morrer por nós na da cruz.)



O que Jesus morrendo na cruz por nós? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, levar a entender que Jesus morreu na cruz para que nossos pecados pudessem ser perdoados.)



Jesus morreu e foi para o inferno por três dias, levando a punição para todos os nossos pecados. Ele se ofereceu para morrer e ir para o inferno em nosso lugar para que nós não temos que morrer e ir para o inferno. Jesus nos ama muito o que fazer isso por nós. Agora, se cremos em Jesus, Deus nos perdoa por tudo de errado que já fizemos.



Quando Jesus morreu e foi para o inferno por três dias, Ele permanece morto? Será que ele ficar no inferno? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida explicar que depois de três dias, Deus trouxe Jesus de volta à vida e, em seguida, um pouco mais tarde, Deus trouxe Jesus ao céu para estar com Ele novamente.)



E depois que Jesus voltou ao céu, Ele enviou o Espírito Santo para baixo para seus seguidores no dia de Pentecostes.



Onde o Espírito Santo viver? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, levá-los a compreender que, se você acredita em Jesus, em seguida, Espírito Santo vive dentro de você.)



Porque você foi perdoado pelos seus pecados pela morte de Jesus na cruz, da parte de Deus que é o Espírito Santo pode viver dentro de você mesmo que você ainda faz coisas que estão erradas. Porque você acredita em Jesus, você já foi perdoado por essas coisas erradas que você ainda fazer.



Mas mesmo que tenhamos sido perdoados eo Espírito Santo vive dentro de nós, nós nunca chegar a ver Deus? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, explicar que ainda não podemos ver Deus, porque nós ainda fazemos coisas que estão erradas, apesar de ter sido perdoado por essas coisas.)



Mas um dia, veremos Deus. Alguém sabe quando é que vamos ver a Deus? (Ouça as respostas dos alunos e, em seguida, explicar que vamos ver Deus no céu.)



Quando morremos, Deus nos fará tão perfeito, que nunca pecamos ou fazer qualquer coisa errada novamente. Em seguida, iremos para o céu e nós seremos capazes de caminhar até a Deus e vê-Lo como Ele realmente é, e nós vamos ser capazes de falar com ele e perguntar-lhe coisas estar com Ele para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário