sexta-feira, 30 de março de 2012

- Lição 9: Saul Visita Uma Bruxa e David se Torna o Rei Nova

- Lição 9: Saul Visita Uma Bruxa e David se Torna o Rei Nova



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Até agora, nós aprendemos sobre como Deus disse a Samuel para fazer Saul o primeiro rei de Israel. Mas depois de Saul ter sido rei de Israel por um longo tempo, ele começou a fazer as coisas que Deus não quer que ele faça. Deus disse a Saul que ele não poderia ser mais rei e Deus disse a Samuel para escolher Davi para ser o próximo rei.



Quando os filisteus atacaram Israel, foi Davi, que teve a coragem de ir lutar contra o gigante Golias, e matá-lo, mesmo que David era apenas um adolescente. Deus ajudou David batida Golias com apenas um estilingue e uma pedra, e Israel ganhou a guerra contra os filisteus.



Mas logo, Saul começou a ficar com ciúmes de David, porque todos os israelitas David gostava mais de Saul. O rei Saul até tentou matar Davi, então Davi teve que fugir para o deserto.



Hoje, vamos aprender sobre o que aconteceu ao lado de Saul e Davi.



(Leia 1 Samuel 28-2 Samuel 2 com seus alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Mais uma vez, o exército dos filisteus atacaram Israel. Os filisteus eram o pior inimigo de Israel. O rei Saul era um homem velho agora e ele foi especialmente medo dos filisteus neste momento.



Havia uma lei em Israel que ninguém deve tentar ser uma bruxa ou falar com fantasmas, porque era contra as regras de Deus para fazer isso, mas Saul foi para ir ver uma bruxa de qualquer jeito. Ele usava roupas diferentes, de modo que a bruxa não sabe que ele era o rei e ele foi e pediu-lhe para trazer de volta o fantasma de Samuel da sepultura, para que ele pudesse falar com Samuel sobre a guerra com os filisteus.



Fantasma de Samuel veio da sepultura, e ele disse: "Saulo, por que você acorda meu espírito a partir do túmulo?"



Saul disse: "Samuel, estou com medo dos filisteus. O que devo fazer? "



E Samuel respondeu: "Você não pode fazer nada. Eu disse que quando eu estava vivo de que Deus não ia deixar você ser o rei mais por causa das coisas ruins que você fez. Ora, os filisteus vão derrotá-lo e alguém vai ser o rei de Israel ao invés de você. "



Quando Saul ouviu isso, ele caiu no chão, porque ele estava com tanto medo, e espírito de Samuel voltou para o chão.



No dia seguinte, os israelitas lutaram contra os filisteus, mas os filisteus ganhou. Melhor amigo de Davi e filho de Saul, Jônatas, morreu na batalha. Saul foi morto com flechas, mas ele não estava morto ainda. Ele disse a um de seus soldados para matá-lo porque ele sabia que ia morrer e porque as setas machucá-lo tão ruim.



Você acha que o soldado deve matar o rei Saul?



O que poderia fazer o soldado em vez de matá-lo? (Ele poderia tentar ajudar o rei Saul fica melhor e não morrer.)



O soldado estava com muito medo de matar o rei Saul, então Saul tomou a espada e esfaqueou-se com ela. Mas ele ainda não estava morto, então ele perguntou outro soldado matá-lo e este fez.



Três dias depois, que o soldado foi e encontrou David e disse-lhe o que aconteceu. David perguntou por que o soldado não tentou ajudar o rei Saul, em vez de matá-lo. E Davi matou o soldado porque ele tinha feito a coisa errada. O soldado deveria ter tentado ajudar o rei Saul ficar melhor em vez de matá-lo.



Então Davi se tornou o rei de Israel, porque Deus o havia escolhido para ser o próximo rei depois de Saul.



Questões de Revisão:



Por que Deus disse que Saul não poderia ser rei mais? (Porque Saul tinha feito coisas erradas e não ouvir a Deus.)



Por que Davi matar o soldado que matou Saul? (Porque era errado para o soldado para matar Saul, mesmo que Saul queria que ele. Nós não estamos autorizados a matar-nos ou pedir a outras pessoas para nos matar. O soldado deveria ter tentado ajudar Saul ficar melhor em seu lugar.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário