quinta-feira, 12 de abril de 2012

- Lição 1: João o Batista Prepara o Caminho

- Lição 1: João o Batista Prepara o Caminho



Necessário: Nada



Lição: (Nota:. Sempre dar aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém se lembra como João Batista nasceu?



Seu pai, Zacarias, era sacerdote e sua mãe, Elizabeth, não poderia ter filhos. Mas um dia um anjo veio e falou com Zacarias e lhe disse que ele ia ter um filho chamado John. E foi isso que aconteceu. Deus fez um milagre e fez com que Elizabeth poderia ter um bebê.



E se alguém se lembra o que Deus disse trabalho de João era suposto ser quando crescesse?



John era suposto ser um profeta, ou um pregador.



Então, hoje vamos aprender sobre o que aconteceu quando João cresceu e se tornou um pregador.



(Resuma Mateus 3:1-2, fazendo perguntas enquanto você lê.)



"João Batista começou a pregar no deserto da Judéia. Ele disse: "Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus chegou perto de nós."



O que você acha que João quis dizer quando ele disse: 'O Reino do Céu chegou perto de nós "?



Ele quis dizer que Jesus tenha nascido. Jesus veio do Céu e Ele é o rei. Para o Reino do Céu para vir meios próximos que Jesus chegou perto.



E diz que John também disse que as pessoas se arrependem. O que você acha que significa arrepender-se?



(Peça aos alunos para se levantar e correr no lugar. Depois de um momento, gritar "turn", e que todos se virar e correr no lugar na direção oposta. Chamada "virar" um par de vezes mais e, em seguida, dizer aos alunos que, em vez de gritar "turn", você vai gritar "arrependimento", mas que eles deveriam fazer a mesma coisa que faria se você tivesse chamado de "virar". chamada "arrepender-se" um par de vezes e, então, ter as crianças sentar para baixo.)



O que significa "arrependimento" significa? (Turn!)



Arrepender-se significa que você ligar. Você se afasta do pecado e voltar-se para Deus. Você muda. Você mudar a forma como você tem vivido. Você parar de fazer as coisas erradas que você faz e você começa a fazer as coisas certas. Você começa a viver do jeito que Deus quer que você viva. Então João disse as pessoas ao arrependimento, à mudança.



"John era o único que o profeta Isaías disse que viria e preparar as coisas para Jesus. João vestia roupas feitas de pêlos de camelo e comia tudo o que eram bugs e mel que ele saiu de colméias ".



Como você gostaria de usar pêlos de camelo para as suas roupas e comer insetos para sua alimentação?



Porque você acha que John usava esse tipo de roupa e comeu erros como esse?



John não se importou em ter roupas bonitas ou comer uma boa comida. Todo o John se preocupava estava pregando e dizendo às pessoas sobre Deus. Está tudo bem para nós uma boa aparência e ter coisas boas, mas temos que ter certeza de que a coisa mais importante para nós é Deus e fazer o que Deus quer que façamos.



Pessoas de todo o país vieram para ouvir João pregar e ser batizado por ele no rio Jordão. Mas quando João viu alguns fariseus que vem para ver o que estava fazendo, disse-lhes: "Vocês bando de cobras! O que você está fazendo aqui? Produzir frutos dignos de arrependimento, se você quer ser salvo. E não pense que você pode ser salvo só porque você é descendência de Abraão. Deus pode transformar pedras em descendentes de Abraão. O machado já está pronto para cortar e toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e queimada no fogo. Eu vos batizo com água para mostrar que você se arrependeu, mas vem depois de mim que é mais poderoso do que eu. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele trará as boas plantas em seu celeiro e queimará a má colheita no fogo. "



John disse ao povo para produzir "frutos dignos de arrependimento" e ele disse que "toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e queimada no fogo". O que você acha que significa produzir bons frutos para Deus?



Para produzir bons frutos significa fazer as coisas boas que Deus quer que você faça. É como se estivéssemos em uma árvore e se nós se arrependeu, se mudamos de mal a bom, então as coisas que fazemos, a nossa fruta, vai ser bom. Produzir bons frutos significa fazer coisas boas para Deus.



Mas o que se não se arrependeu? E se ainda estamos fazendo coisas erradas o tempo todo? Então o que Deus fará para nós?



João diz que todas as árvores - o que significa cada pessoa - que não produz bons frutos - que não faz as coisas certas - será cortada - ou mortos - e lançada ao fogo. Isso significa inferno.


Então temos que ter certeza de que estamos vivendo da maneira certa como Deus quer que nós para que possamos produzir bons frutos para Ele e não ir para o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário