domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 1: Salomão, o Mais Sábio Rei?

- Lição 1: Salomão, o Mais Sábio Rei?



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Leia 1 Reis 1-11 com seus alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Quando o rei Davi já velho, ele fez seu filho, Salomão, o próximo rei. Salomão amava a Deus e fez o que era certo. Uma noite, enquanto Salomão dormia, Deus apareceu a Salomão em um sonho e disse: "Salomão, eu quero que você me pedir alguma coisa, e tudo o que pedirem, eu vo-lo concederá."



Se você fosse o rei ou a rainha do país, e Deus disse que Ele iria dar-lhe uma coisa, o que você pediria?



Salomão respondeu: "Senhor, Você sempre foi muito bondoso para com meu pai, David, e agora Você tem sido gentil comigo, fazendo-me rei. Mas, Deus, sendo rei é um grande trabalho. Se eu posso te pedir uma coisa, eu quero perguntar-lhe para me dar sabedoria. "



O que é sabedoria? (Sabedoria é ser inteligente o suficiente para tomar as decisões certas e fazer as coisas certas que Deus quer que façamos.)



Deus estava muito feliz com Salomão, porque ele pediu sabedoria. Deus disse: "Salomão, você poderia ter sido egoísta me pediu para torná-lo rico ou para ajudá-lo a viver um longo tempo ou para ajudá-lo a derrotar seus inimigos, mas em vez disso, você fez a coisa certa e pediu sabedoria. Agora, como recompensa, eu estou indo dar-lhe sabedoria e ouro e uma vida longa e eu vou ajudá-lo a derrotar seus inimigos. "



Assim Salomão se tornou o mais sábio rei, mais rico que havia. Ele sempre tomou as decisões certas e reis e rainhas de outros países poderia mesmo vir a aprender com Salomão.



Salomão construiu um templo para Deus. Seu pai, o rei Davi, que queria construir um templo, mas Deus disse que Salomão ia ser o único a fazê-lo. Foi um grande Templo de Deus onde todos pudessem ir e adorar a Deus e onde os sacerdotes pudessem viver. Havia uma cortina no templo, e atrás da cortina, foi chamado o Santo dos Santos. Isso é onde eles colocam a arca da aliança com as tábuas de pedra que Deus havia escrito os Dez Mandamentos, e um pedaço do maná que Deus havia usado para alimentar os israelitas quando eles estavam caminhando pelo deserto depois que eles cruzaram o Mar Vermelho e saiu do Egito com Moisés.



Quando o Templo foi terminado, Salomão orou e Presença de Deus desceu do céu como uma nuvem e foi para o Templo. Presença de Deus vivia atrás da cortina no Santo dos Santos e ninguém estava autorizado a ir atrás da cortina e ver Deus, exceto para o sumo sacerdote uma vez por ano.



Então, Salomão era muito sábio e muito rica e ele fez um grande trabalho construir o Templo de Deus. Mas, em seguida, Salomão fez um erro muito grande. Alguém pode adivinhar o que Salomão fez coisa ruim?



Salomão casou com muitas mulheres. Essa não foi a coisa errada porque Deus disse que os homens poderiam ter um monte de mulheres naquela época. Agora, os homens não são autorizados a ter mais de uma esposa, mas naquela época, que podiam. Salomão tinha muitas esposas. Na verdade, ele teve mil mulheres. Isso é muito, certo?



E algumas das esposas de Salomão eram de outros países onde as pessoas não acreditam e adorar o Deus verdadeiro. Eles acreditavam e adoravam deuses falsos. Essas esposas Disseram a Salomão que eles queriam que ele acredita e adorar os seus deuses falsos também, e não apenas acreditar e adorar o Deus verdadeiro.



Você acha que Salomão deve ouvir as suas esposas e acreditar e adorar deuses falsos, e não apenas o Deus verdadeiro? (N °)



O que você faria se alguém queria que você a acreditar em deuses falsos, e não apenas o Deus verdadeiro?



Número de Deus é uma regra que acreditamos e adorar somente a Ele, porque Ele é o Deus único e verdadeiro que existe. Mas Salomão começou a acreditar e adorar os deuses falsos também, e isso fez Deus com muita raiva. Ele fez Deus com tanta raiva que ele decidiu fazer alguém rei, em lugar do filho de Salomão, quando Salomão morreu.



Mas vamos aprender sobre isso na próxima vez. Por agora, vamos ver se podemos nos lembrar de algumas coisas da nossa história de hoje. Qual foi a coisa boa que Salomão pediu a Deus para lhe dar? (Wisdom.)



E o que é sabedoria? (Ser inteligente o suficiente para tomar as decisões certas e fazer as coisas certas que Deus quer que façamos.)



Mas, em seguida, Salomão começou a ouvir suas esposas, em vez de a Deus. Qual foi a coisa ruim que as esposas de Salomão lhe disse para fazer? (Para acreditar e adorar deuses falsos, e não apenas o verdadeiro Deus.)



Oração: Vamos orar sobre a nossa história de hoje. Deus, oramos que o Senhor nos dará a sabedoria também, para que possamos conhecer as coisas certas que você deseja que façamos, e oramos que o Senhor sempre nos ajudam a ouvir e acreditar apenas em você como nosso Deus. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário