domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 10: O Profeta Jonas

- Lição 10: O Profeta Jonas



Necessário: Bíblias, toalha ou cobertor figura de ação, ou boneca ou bicho de pelúcia, lixeira ou balde ou caixa



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Leia Jonas 1-4 com seus alunos ou ler a seguinte história como um resumo.



História Resumo:



Um dia, Deus disse ao profeta Jonas: "Jonas, vá pregar para o povo de Nínive. Diga-lhes que é melhor eles começarem a acreditar em mim e fazendo as coisas certas que eu quero que eles façam ou então eu vou mandar descer fogo do céu para destruir sua cidade e queimá-las. "



Mas Jonas não queria ir pregar ao povo de Nínive. Ele não lhes querem acreditar em Deus e começar a fazer as coisas certas Deus queria que eles fazem, porque o povo de Nínive eram inimigos de Israel, e Jonas queria que Deus mandar fogo do céu para destruir sua cidade e queimá-las.



Você acha que foi bom para Jonas querem que o povo de Nínive para morrer? (N °)



Jonas, porém, queria que o povo de Nínive para morrer e ele não queria pregar para eles, então ele pegou um barco e fui longe de Nínive.



Você acha que foi bom para o Jonas para ir longe de Nínive, quando Deus lhe disse para ir a Nínive? (N °)



Jonas desobedeceu a Deus, então Deus enviou uma tempestade muito ruim para atacar barco de Jonas. O vento soprava ... Todos golpe tão duro como você pode mostrar o que o vento era como ... Boa. As ondas foram subindo e descendo .... Todo mundo me mostrar com os braços como as ondas subiam e desciam ... boas.



E todo mundo no barco estava com tanto medo. Eles pensaram que iam se afogar. Jonas sabia que foi Deus quem mandou a tempestade e ele sabia que era porque ele estava desobedecendo a Deus, então Jonas disse aos outros marinheiros, "Se você quer a tempestade parar, você tem que me jogar ao mar para o mar."



Os marinheiros não queriam jogar Jonas ao mar, porque pensei que ele iria se afogar, então eles simplesmente continuou tentando remar de volta para terra. Mas Deus fez a tempestade ainda mais forte para que os homens tiveram que jogar Jonas no mar.



Jonas estava quase indo se afogar, mas Deus enviou um grande peixe para vir e engoli-lo, e Deus manteve Jonas seguro dentro da barriga do peixe durante três dias e três noites.



No terceiro dia, Deus disse ao peixe para cuspir Jonas para fora, e os peixes cuspir Jonas fora da terra. Então Deus disse: "Jonas, vá pregar para o povo de Nínive. Diga-lhes que é melhor eles começarem a acreditar em mim e fazendo as coisas certas que eu quero que eles façam ou então eu vou mandar descer fogo do céu para destruir sua cidade e queimá-las. "



Essa é a mesma coisa Deus disse a Jonas que fazer antes, não é? Deus estava dando Jonas uma segunda chance para ouvi-Lo. Você não está feliz Deus sempre nos dá uma segunda chance também? Deus sempre nos perdoa e nos dá mais chances para crer nEle e obedecê-Lo.



Então, Jonas ouviu a Deus que esse tempo e foi a Nínive. Mesmo que ele ainda não gosta o povo de Nínive, Jonas foi e pregou a eles e advertiu-os a começar a acreditar em Deus e fazer as coisas certas, ou então Deus iria destruí-los.



Você acha que o povo de Nínive vai ouvir Jonas e começar a acreditar em Deus?



A Bíblia nos diz que quando Jonas pregou ao povo de Nínive, todos eles acreditavam em Deus e começou a fazer as coisas certas. Eles oraram a Deus e pediu-lhe para não destruí-los.



Deus estava feliz que as pessoas começaram a acreditar Nele e por isso Ele não destruí-los. Jonas, porém, ainda não gosto das pessoas de Nínive para que ele era louco, que eles acreditavam em Deus e Deus não destruí-los.



Você acha que é bom para o Jonas para ser louco que Deus não destruiu o povo de Nínive? (N °)



Deus disse: "Jonas, você não deve estar louco. Eu me preocupo com o povo de Nínive e seus animais. Eu não queria destruí-los. É por isso que vos enviou a pregar para eles. Agora eu estou feliz que eles acreditam em mim e eu não tenho para destruí-los. "



Então essa é a história de Jonas. Jonas queria que Deus para matar o povo de Nínive, mas Deus quis perdoá-los. Deus quer sempre perdoar as pessoas em vez de puni-los, e se as pessoas vão acreditar em Deus e começar a fazer as coisas certas que Ele quer que eles façam, então Deus vai perdoá-los.



Jogo: Ouvindo Deus - Peça aos alunos para alinhar em um lado da sala. O professor dá as instruções, dizendo: "Professor diz que" como em "Simon diz". Faça os movimentos, como você diz a instrução. De vez em quando, fazer algo e dar a instrução sem dizer "Mestre diz:" em primeiro lugar. Qualquer um que faz alguma coisa sem o professor ter dito: "Mestre diz", tem que fingir que eles têm engolido por um peixe e levado para Nínive, no outro lado da sala. Eles esperam que até o final da rodada e, em seguida, juntar-se para trás dentro O último aluno no jogo se torna o novo líder.



Jogo: Pesca Reverse - Coloque o lixo uma grande lata, balde ou caixa, no final da sala. Dê aos alunos um cobertor ou uma toalha e uma figura de ação, boneca ou bicho de pelúcia. Os alunos tentam lançar sua figura de ação (Jonas) para o caixote do lixo (boca de peixe) usando apenas o seu cobertor (ondas do mar).



Lembre os alunos sobre como Jonas desobedeceu a Deus e teve de ser atirado ao mar para fazer cessar a tempestade. Então, Deus o salvou enviando um peixe para engoli-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário