domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 11: O Rei Ezequias eo Profeta Isaías

- Lição 11: O Rei Ezequias eo Profeta Isaías



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Nós fomos lendo e aprendendo sobre os reis e profetas de Israel. Lembre-se que o povo de Israel, na verdade tinha dois reinos, Judá eo novo país de Israel, porque o país de Israel se separaram quando o filho do rei Salomão, o rei Roboão, queria fazer as pessoas trabalhar muito duro. A maioria das pessoas para a esquerda e fez o novo país de Israel. Normalmente, ambos os reinos tinham reis maus que não acreditam em Deus e não fazer as coisas certas Deus queria que eles fizessem. Eles acreditavam em deuses falsos e fez coisas erradas.



(Leia 2 Kings18-20 com seus alunos ou ler a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Mas, então, Ezequias tornou-se rei de Judá. O rei Ezequias foi um bom rei. Ele acreditava que somente em Deus e disse ao povo para não acreditar nos deuses falsos mais. Deus estava feliz com o rei Ezequias e por isso Deus sempre ajudou Ezequias derrotar seus inimigos quando um outro país passou a atacar Judá.



Uma vez, porém, um país muito poderoso, o país da Assíria, enviou seu exército para atacar Judá. O comandante do exército assírio veio até os muros de Jerusalém e ele disse: "Conquistamos muitos países já. Agora vamos conquistar Judá. Todas as outras pessoas acreditavam em seus deuses, mas nenhum de seus deuses poderiam ajudá-los. Agora, o seu Deus não será capaz de ajudá-lo a qualquer um. "



Porque você acha que os outros deuses não podia ajudar os outros países que os assírios conquistaram? (Porque os outros deuses não são reais. Eles não podem fazer nada para ajudar ninguém.)



Mas pode ajudar as pessoas a Deus de verdade? (Sim.)



Pode o real a ajuda de Deus Judá e Ezequias vitória contra os assírios? (Sim.)



Então o profeta Isaías veio e disse ao rei Ezequias, "Os assírios acha que Deus não pode nos ajudar a vencer, então Deus vai mostrar-lhes que Ele pode fazer."



Naquela noite, Deus enviou um anjo para o acampamento assírio eo anjo matou 185.000 soldados dos assírios, enquanto eles estavam dormindo. Na manhã seguinte, o resto dos assírios acordou e viu todos os corpos dos soldados mortos. Eles estavam com tanto medo de Deus que eles deixaram Judá e voltou para seu próprio país.



É assim que Deus salvou Judá eo rei Ezequias do exército assírio.



Um pouco mais tarde, porém, o rei Ezequias ficou muito doente. O profeta Isaías veio até ele e disse: "Ezequias, Deus diz que você não vai ficar melhor. Você vai morrer. "Então Isaías caminhou de volta para fora do palácio do Rei Ezequias.



Ezequias estava muito triste por isso ele orou a Deus. Ele disse: "Deus, me lembro que eu acredito em você e que eu sempre faço as coisas certas que você quer que eu faça. Por favor, me ajude a ficar melhor e deixe-me viver um pouco mais. "



Isaías ainda estava saindo do palácio quando Deus lhe disse para voltar para o rei Ezequias. Deus disse: "Diga a Ezequias que ouvi a sua oração e que eu vou curá-lo e deixá-lo viver por mais quinze anos."



Você acha que foi bom para Deus para curar Ezequias e deixá-lo viver mais tempo?



Deus não cura todos, mas às vezes Ele faz milagres como esse.



O rei de Babilônia ouvira que Ezequias tinha estado doente, então ele mandou alguns mensageiros para trazer-lhe um presente e dizer que ele esperava que ele se sentiu melhor. Quando os mensageiros chegaram lá, porém, Ezequias estava tudo curado. Então Ezequias tomou os mensageiros por todo o seu palácio e mostrou-lhes todo o ouro e os tesouros que ele tinha. O rei Ezequias estava muito orgulhoso de quanto dinheiro ele tinha e ele gostava de se exibir seu tesouro para os mensageiros.



Você acha que Deus nos quer mostrar as nossas coisas? (N °)



É bom ter coisas boas, mas Deus não nos quer mostrar ou se orgulhar dessas coisas.



Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias e disse: "Um dia, depois que você morrer, o exército de Babilônia virá e conquistar Judá e Jerusalém. Eles vão roubar todos os seus tesouros e levá-la de volta para a Babilônia com eles. "



O rei Ezequias foi pena que ele havia mostrado fora, mas ele estava feliz que Deus faria os babilônios esperar até depois de morto para eles virem e conquistar o seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário