domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 13: Exilado!

- Lição 13: Exilado!



Necessário: Bíblias, Play-Doh ou argila



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Dê a cada aluno um amontoado de barro. Deixe-os fazer o que quiserem por um momento. Então diga a eles para fazer uma xícara.



Quando eles fizeram um copo, diga-lhes para fazer uma casa.



Quando eles fizeram uma casa, dizer-lhes para fazer um animal.



Quando eles fizeram um animal, diga-lhes para fazer uma pessoa.



Diga aos alunos, A Bíblia nos diz que somos como barro. Assim como fizemos coisas diferentes do barro, Deus pode tornar as coisas e Ele pode nos fazer. Mas, assim como você tinha que destruir suas coisas para fazer algo novo, às vezes Deus tem de destruir as coisas que Ele fez.



Na Bíblia, Deus disse ao profeta Jeremias, que Ele tinha feito os países de Israel de Judá, e Ele fez as pessoas que viviam em Israel e Judá, assim como Deus faz a todos nós antes de nascermos.



Mas o povo de Israel e Judá estavam fazendo muitas coisas ruins. Eles acreditavam em deuses e adorando falsos em vez do verdadeiro Deus, e eles estavam fazendo todas as coisas erradas, em vez de as coisas certas que Deus queria que eles fizessem.



Então Deus disse que iria destruir os países de Israel e Judá. Assim como podemos destruir as coisas que fizemos fora de nosso barro, Deus pode destruir tudo o que Ele quer. Ele enviou exércitos estrangeiros, os assírios e babilônios, para vir conquistar Israel e Judá.



Israel e Judá pelejaram contra os assírios e babilônios, é claro, mas não venceu porque Deus não estava ajudando. Ele enviou os assírios e babilônios para conquistar Israel e Judá como um castigo para eles para não crer Nele e por não fazer as coisas certas que Ele queria que eles fizessem.



Assim, os assírios conquistaram Israel e os babilônios conquistaram Judá. Os assírios levou o povo de Israel para seu próprio país da Assíria e da Babilônia levou o povo de Judá de volta com eles para a Babilônia.



Foi um momento muito triste para os israelitas e os habitantes de Judá, porque Deus estava punindo.



Mas você sabe que a boa notícia é?



A boa notícia é que Deus não fez os israelitas ou o povo de Judá ficar na Assíria e Babilônia para sempre. Deus disse que iria mantê-los lá para os setenta anos como um castigo, mas que, em seguida, Ele os perdoaria e deixá-los voltar para Israel e Judá.



Vamos começar a aprender sobre os israelitas na Assíria e Babilônia próxima vez, mas por agora, eu só quero te dizer que mesmo se Deus nos pune por ter feito algo ruim, Ele sempre nos perdoar, se pedirmos a Ele que, como Ele punido, mas depois perdoou os israelitas quando Ele deixá-los ser conquistado. Deus sempre vai nos perdoar, porque Deus sempre nos ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário