segunda-feira, 16 de abril de 2012

- Lição 13: Não Jure

- Lição 13: Não Jure



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, algum de vocês pode pensar em um momento em que alguém lhe prometido algo ou lhe disse que eles iam fazer alguma coisa, mas depois não fazê-lo? (Permitir que os alunos a compartilhar. Se o professor pode pensar em um exemplo apropriado quando isso aconteceu com ele ou ela, eles também devem compartilhar.)



Como você se sente quando a pessoa quebrou a sua promessa para você?



Você já quebrou uma promessa que você fez para alguém?



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 5:33-37, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Jesus diz para não jurar. O que significa a jurar?



Às vezes, jurando significa dizer palavrões. Mas palavrões também significa fazer promessas. Alguém poderia fazer uma promessa, dizendo: "Juro sobre o túmulo de minha mãe" ou "eu juro que se eu não fizer alguma coisa, você pode ter meu brinquedo favorito."



Quando Jesus viveu, as pessoas jurou por coisas como o Céu ea Terra e suas cidades e as suas próprias cabeças. Eles diziam coisas como: "Eu juro que vou fazer isso e se eu não, então o Céu descerá, ou a Terra vai rachar, ou a nossa cidade será destruída, ou minha cabeça vai cair." Você acho que essas coisas que realmente aconteceria se alguém não fez o que eles disseram que seria? Você pode fazer o céu descer ou fazer o crack Terra, ou tornar a nossa cidade ter destruído, ou fazer a sua cabeça cair apenas por quebrar uma promessa? (Claro que não!)



Pegue um pedaço de seu cabelo. Retire apenas uma peça. Agora segure aquele pedaço de cabelo para fora na frente de você e acho difícil real. Tente fazer com que aquele pedaço de mudança de cabelo para uma cor diferente.



Você não pode fazê-lo. Jesus diz que não devemos jurar, porque não podemos fazer as coisas acontecerem. Nós não podemos fazer o céu cair ou o crack Terra ou nossa cidade ser destruída ou nossa cabeça cair. Nós não podemos mesmo mudar a cor do nosso próprio cabelo. Só Deus pode fazer essas coisas! Portanto, para nós a jurar sobre eles é bobagem. E também é desrespeitoso para com Deus, porque estamos fazendo parecer que nós podemos fazer algo que só Ele pode fazer.



Então, se não devemos jurar, o que devemos fazer?



(Peça a outro aluno ler Mateus 5:37 novamente, ou lê-lo novamente.)



Jesus diz que devemos deixar o nosso "Sim" e sim ser o nosso "não" não. Isso significa que, se dizemos que vamos fazer algo, devemos fazê-lo. Nós não temos a jurar sobre isso. Nós não temos fazer promessas sobre ele. Devemos apenas dizer se vamos fazer alguma coisa ou não e, em seguida, certifique-se que fazemos ou não fazemos o que dissemos. Se sempre fazemos o que dizemos que vamos fazer, então as pessoas vão saber que eles podem confiar em nós e não vamos ter que fazer promessas ou juro para as pessoas a acreditar em nós.



Lembre-se: Não juro, basta responder de forma honesta e, em seguida, fazer o que você disse que faria. Então as pessoas vão confiar em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário