quinta-feira, 12 de abril de 2012

- Lição 14: Jesus Declara Sua Missão - um Profeta sem Honra

- Lição 14: Jesus Declara Sua Missão - um Profeta sem Honra



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, que Jesus veio à Terra para fazer?



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 4:14-21, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



Jesus foi para a sinagoga, ou o que o povo judeu chamar igreja, fui até a frente e ler alguns versículos da Bíblia. Então Ele disse que a parte da Bíblia Ele tinha acabado de ler tinha sido cumprida. O que significa se algo foi cumprido?



Se algo foi cumprido, o que significa que aconteceu. Jesus estava dizendo que a parte da Bíblia Ele acabou de ler foi acontecendo bem que parte da Bíblia foi escrito sobre ele. No Antigo Testamento, há um monte de coisas que as pessoas escreveram sobre Jesus antes de Jesus nascer. Chamamos essas profecias. Você sabe o que é uma profecia?



A profecia na Bíblia é algo que Deus nos fala sobre o futuro. Deus sabia tudo o que Jesus ia fazer e por isso Ele disse às pessoas que há muito tempo atrás tudo sobre Jesus. Isso é como as pessoas deveriam saber que foi Jesus era o Salvador. Quando viram Jesus fazendo todas as coisas que as profecias disse que ia fazer, então eles devem ser capazes de saber que Jesus é o Salvador.



Essa profecia diz que o Salvador era para pregar para as pessoas pobres. Jesus sempre pregar para as pessoas pobres? (Sim.)



Ele também diz que o Salvador deveria deixar os prisioneiros libertados. Jesus nunca deixou nenhum prisioneiro da prisão?



Jesus nunca deixou os prisioneiros da prisão, mas Ele nos livra de ter que ir para o inferno. Ele também nos libertou do poder do pecado. Nós não temos para o pecado e fazer mais coisas ruins, porque Jesus nos libertou do que isso.



A profecia também diz que Jesus era para curar o cego. Jesus nunca curar as pessoas cegas para que eles pudessem ver de novo? (Sim.)



E Jesus também nos cura de nossa cegueira. Nossos olhos não são cegos, mas às vezes nossas mentes e corações é quando não podemos ver a verdade. Quando cremos em Jesus, Ele abre nossos corações e mentes para que possamos ver a verdade sobre Deus e sobre a forma como é suposto viver.



Porque Jesus fez tudo isso - pregou para os pobres, nos libertou do poder do pecado e ter de ir para o inferno, curou cegos e fez com que pudéssemos ver a verdade -, então nós sabemos que Ele é o Salvador, como o profecia diz.



E Jesus fez tudo isso através do poder do Espírito Santo. O Espírito Santo deu poder de Jesus para fazer todas as coisas que Ele fez, assim como a profecia diz. "O Espírito do Senhor está sobre mim ..."



Mas mesmo que Jesus fez tudo o que a profecia diz que era suposto, nem todos acreditavam que Jesus era o Salvador.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 4:22-27, ou lê-lo você mesmo.)



Jesus disse que as pessoas em sua cidade natal não iria acreditar nele. Porque você acha que pessoas que conheceram Jesus por um longo tempo, como seus vizinhos, não iria acreditar nele?



Os vizinhos de Jesus e as pessoas de sua cidade pensavam que ele era apenas uma pessoa comum como eles. Quando era mais jovem, Jesus não podia fazer milagres, para que eles se perguntou como ele poderia agora. Eles não acreditam que Jesus era realmente o Filho de Deus, porque eles pensavam que ele era filho de José, não de Deus.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 4:28-29, ou lê-lo você mesmo.)



Porque as pessoas não acreditam nele, Jesus disse que Ele não iria fazer nenhum milagre para eles. Será que as pessoas assim?



Não, eles fiquei furiosa e tentou atirar Jesus de um penhasco para matá-Lo. Mas que mataram Jesus? Será que eles jogá-lo fora do penhasco? (N °)



O que aconteceu?



Jesus só foi embora e eles não podiam matá-lo. Porque você acha que eles não podiam matar Jesus por jogá-lo fora do penhasco?



Deus queria que Jesus morreu na cruz, assim Deus protegeu Jesus e não deixar que as pessoas jogá-lo fora do penhasco.


A única coisa que queremos lembrar, porém, é que Jesus é o Salvador, porque Ele fez tudo o que Deus disse que faria nas profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário