segunda-feira, 16 de abril de 2012

- Lição 18: A Oração do Senhor (parte 2)

- Lição 18: A Oração do Senhor (parte 2)



Necessário: Bíblias, um naco de pão comprado em loja



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)

Introduzir a aula com uma breve revisão. Diga algo como: Na semana passada, começamos a falar sobre a oração e nós dissemos que nós podemos sempre falar com Deus, nós não podemos? Ele está sempre ouvindo e podemos falar com Ele sobre qualquer coisa que quisermos. Mas há algumas coisas que Jesus nos disse que devemos orar. Jesus nos ensinou a orar estas coisas na Oração do Senhor.



Vamos levar algum tempo dizendo a Oração do Senhor juntos novamente.



(Diga frase do Senhor Oração pela frase com seus alunos algumas vezes, a fim de ajudá-los a começar a memorizá-lo.)



Na semana passada nós aprendemos que nós chamamos de Deus "nosso Pai", porque Ele nos ama e cuida de nós como nossos pais fazem. E Deus nos fez assim como nossos pais ajudaram a fazer-nos com nossas mães.



Aprendemos também que nós chamamos o nome de Deus "santo" ou "santificado" porque Deus é tão especial e queremos respeitá-lo.



Última, nós aprendemos que nós oramos para o Reino de Deus venha e Sua vontade seja feita na terra como no céu para mostrar que nós queremos fazer a vontade de Deus. Queremos ouvir a Deus e fazer o que Ele diz. E nós queremos dizer às outras pessoas sobre Deus para que eles possam acreditar e ouvi-lo também. Então todo mundo vai ouvir a Deus na Terra assim como todo mundo escuta a Ele no céu.



Hoje, vamos aprender sobre o resto do que Jesus disse na oração do Senhor.



(Peça a um aluno que leia Mateus 6:11, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente.)



(Mostre aos alunos um pedaço de pão.) Onde é que este pão vem? (A loja).



Onde é que a loja obtê-lo? (A padaria, a loja fez.)



Onde é que a padaria pegar o trigo e outros ingredientes para assar? (Um fazendeiro.)



E quem fez o trigo crescer no campo do agricultor? (God.)



O agricultor plantou a semente e fez o seu trabalho, mas Deus é o único que pode fazer algo crescer. Então, eu tenho o pão da loja, a loja tem que partir da padaria, a padaria tem os ingredientes de um agricultor eo agricultor tem seus ingredientes, porque Deus fez suas plantas crescem.



Então, quando oramos a Deus para nos dar o nosso pão de cada dia, estamos pedindo a Deus e confiar nele para nos dar o que precisamos todos os dias, porque tudo o que se originalmente vem de Deus, assim como os ingredientes para o pão veio originalmente de Deus quando Ele fez as plantas do agricultor crescer. Jesus está nos dizendo que devemos pedir a Deus e confiar nele para nos dar tudo o que precisamos todos os dias.



(Peça a outro aluno ler Mateus 6:12, ou lê-lo você mesmo.)



Jesus diz que devemos pedir a Deus que nos perdoe por nossas dívidas, ou pecados, ou transgressões. Se você fizer algo errado, você quer que Deus o perdoe por essa coisa de errado que você fez ou você quer que Ele só ficar bravo com isso?



Você quer que ele o perdoe. E Deus quer perdoá-lo por essas coisas. Ele não quer ficar louco. Então, quando você faz algo errado, Jesus diz que devemos apenas pedir a Deus para nos perdoar e Ele o fará. É tão simples como isso.



Mas Jesus também diz que devemos perdoar as outras pessoas quando elas fazem algo errado para nós.



(Peça a outro aluno ler Mateus 6:14, ou lê-lo você mesmo.)



O que Jesus diz que temos que fazer, se queremos que Deus nos perdoe? (Temos que perdoar as outras pessoas.)



Por que Jesus diz que devemos perdoar as outras pessoas quando elas fazem algo errado para nós?



Se Deus é bom o suficiente para nos perdoar quando fazemos algo errado, deve ser bom o suficiente para perdoar outras pessoas quando elas fazem algo errado. Jesus diz que se não perdoarmos outras pessoas, Deus não nos perdoará. Temos que estar dispostos a perdoar os outros como Deus nos perdoa.



(Peça a outro aluno ler Mateus 6:13, ou lê-lo você mesmo.)



A última coisa que Jesus diz que devemos orar para que Deus é "não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal." Quem é o mal? (O diabo).



E o que é o diabo sempre tentando nos fazer?



O diabo está sempre tentando nos levar a fazer coisas erradas ou não acreditar em Deus. O diabo quer fazer com que nós vamos para o inferno quando morrer e não o céu.



Mas quando oramos para que Deus "não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal", estamos pedindo a Deus que nos ajude a não fazer as coisas erradas que o diabo quer que façamos. Deus pode nos dar a força para dizer não ao diabo e fazer as coisas certas. Deus é muito mais forte do que o diabo.



Então, lembre-se, pedimos a Deus para nos dar o nosso pão de cada dia, porque tudo o que precisamos originalmente vem de Deus. Pedimos a Deus que nos perdoe por nossos pecados e lembrar que Deus quer que perdoemos as outras pessoas quando pecar contra nós. E nós oramos a Deus para nos ajudar a levantar-se contra o diabo e para fazer as coisas certas em vez de as coisas erradas.



Digamos que a Oração do Senhor mais algumas vezes juntos e ver como todos nós podemos lembrar.



(Diga a Oração do Senhor com seus alunos um par de vezes para ajudá-los na sua memorização do mesmo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário