domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 2: O Reino Dividido!

- Lição 2: O Reino Dividido!



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Da última vez, nós aprendemos sobre o Rei Salomão. Alguém se lembra quem é o pai de Salomão foi? (King David).



Quando Salomão assumiu como rei, Deus disse a Salomão que ele poderia pedir uma coisa e Deus daria a ele. Qual foi a coisa boa que Salomão pediu a Deus para lhe dar? (Wisdom.)



E o que é sabedoria? (Ser inteligente o suficiente para tomar as decisões certas e fazer as coisas certas que Deus quer que façamos.)



Mas, em seguida, Salomão começou a ouvir suas esposas, em vez de a Deus. Qual foi a coisa ruim que as esposas de Salomão lhe disse para fazer? (Para acreditar e adorar deuses falsos, e não apenas o verdadeiro Deus.)



(Leia 1 Reis 11-12 com seus alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Depois Salomão morreu, seu filho, Roboão, tornou-se o próximo rei de Israel. Todo o povo de Israel chegou a Roboão e disse: "Seu pai, Salomão, nos fez trabalhar muito duro. Se você vai deixar-nos trabalhar um pouco menos rígido, iremos atendê-lo como nosso novo rei. "



Você acha que Roboão deve deixar o povo trabalhar menos?



Roboão não tinha certeza. Ele disse: "Deixe-me pensar nisso por alguns dias e depois voltar." As pessoas deixaram e Roboão perguntou aos homens mais velhos, que tinham servido seu pai, Salomão, "O que devo fazer?"



Os homens mais velhos respondeu: "Você deve deixar as pessoas trabalhar menos e então eles vão servi-lo como seu novo rei."



Mas Roboão não queria deixar o povo trabalhar menos, então perguntou aos seus amigos, "O que devo fazer?"



E seus amigos disse: "Você não deve deixar as pessoas trabalharem menos rígido, você deve fazê-los trabalhar mais."



Você acha que Roboão deve fazer as pessoas trabalhar mais?



O que você acha que vai acontecer se Roboão diz ao povo que ele vai fazê-los trabalhar mais?



Três dias depois, o povo de Israel voltou a Roboão, e Roboão disse: "Meu pai, Salomão, fez você trabalhar duro. Eu vou fazer você trabalhar ainda mais! "



Algumas das pessoas de Israel decidiu ainda deixar Roboão ser seu rei, mas a maioria das pessoas decidiu não deixar Roboão ser seu rei. Eles começaram seu próprio país e fez um homem chamado Jeroboão seu rei. Israel havia sido dividida em dois países. O menor país que ainda tinha Roboão como rei foi chamado Judas. O maior país que tinha Jeroboão como seu rei foi chamado Israel.



Roboão tinha feito uma coisa ruim por não ouvir as pessoas e deixá-los trabalhar menos. Mas o rei Jeroboão em Israel também fez uma coisa ruim. Quando ele se tornou o rei do novo país de Israel, ele fez deuses falsos e configurá-los para o povo a adorar.



Por que seria errado para Jeroboão criar falsos deuses? (Porque há um só Deus verdadeiro e Deus diz que estamos suposto ser apenas crer e adorá-Lo.)



Então, os israelitas tinham dois países, e dois reis maus. Da próxima vez, vamos começar a aprender sobre os profetas que Deus enviou para lidar com esses reis maus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário