quinta-feira, 26 de abril de 2012

- Lição 21: João Batista é Decapitado


- Lição 21: João Batista é Decapitado



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Alguém pode pensar em um momento em que um de seus amigos, ou talvez um irmão ou irmã, queria que você fizesse alguma coisa errada? (O professor deve compartilhar uma história aqui também, a fim de incentivar os alunos a compartilhar.)



Alguém pode pensar em um momento em que você queria fazer algo errado para mostrar para seus amigos? (Novamente, o professor deve compartilhar também.)



Bem, hoje vamos ler sobre um homem que fez algo muito errado porque alguém queria que ele e porque ele queria mostrar aos seus amigos.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 14:3-4, ou lê-lo você mesmo.)



O rei Herodes tinha prendido João, o Batista, porque João dizia o rei que o rei não se deve furtar mulher de seu irmão e casar com ela. Seria como se o seu tio roubou sua mãe longe de seu pai e casou com ela. Isso é uma coisa errada a fazer.



Você acha que o rei gostava quando John disse que ele estava fazendo algo errado? (N °)



O rei não gostou quando John disse que ele fez algo errado, mas João sabia que ele tinha a dizer o que era certo, mesmo que o rei o colocou na prisão por isso.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 14:5-8, ou lê-lo você mesmo.)



Então, filha da esposa, sobrinha do rei Herodes, fez uma dança para ele em seu aniversário. Ele gostou da dança tanto que ele disse que lhe daria qualquer coisa que ela pediu. O que ela disse que ela queria? (Ela queria que o Rei para cortar a cabeça de João Batista e dar a ela.)



Por que ela disse que queria isso? (Porque sua mãe, a esposa do rei disse a ela para dizer isso.)



A esposa do rei estava fazendo algo errado também. Ela deixou o marido para que ela pudesse ir casar com o rei. João Batista disse que era errado para ela fazer isso, então ela queria matá-lo.



Você acha que o rei Herodes deveria cortar a cabeça de João Batista só porque a menina pediu-lhe que? (N °)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 14:9-11, ou lê-lo você mesmo.)



Por que o rei Herodes concorda em cortar a cabeça de João? (Ele fez uma promessa que ele daria a menina o que ela pediu e porque ele queria mostrar na frente dos convidados em sua festa de aniversário.)



Você acha que Deus queria que o Rei Herodes para cortar a cabeça de João? (N °)



Às vezes, nossos amigos nos pedem para fazer as coisas que estão erradas, ou que nós queremos fazer as coisas que estão erradas só para mostrar para outras pessoas, mas temos que lembrar que fazendo as coisas certas que Deus deseja de nós é mais importante do que fazer o que as outras pessoas dizem, ou se mostrando para outras pessoas. A coisa mais importante é o que Deus quer que façamos.



Se os seus amigos nunca lhe pedir para fazer algo que é errado, o que você pode dizer a eles? (Sugestões: Não, Deus não quer que eu faça isso, isso não é uma boa coisa a fazer, que poderia ferir os sentimentos de alguém, sugerem uma idéia melhor, etc)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 14:12-13, ou lê-lo você mesmo.)



Quando os seguidores de João disse a Jesus o que aconteceu, o que Jesus fez? (Ele saiu por si mesmo.)



Porque você acha que Ele queria ser por si mesmo? (Porque Ele era triste que John morreu.)



Jesus é triste quando coisas ruins acontecem às pessoas e elas morrem. Mas um dia, Jesus vai trazer João Batista e todos os que nele crê volta à vida e nunca vai morrer de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário