segunda-feira, 30 de abril de 2012

- Lição 28: Congratula-se com Deus o Perdido - A Parábola do Filho Pródigo


- Lição 28: Congratula-se com Deus o Perdido - A Parábola do Filho Pródigo



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Parte 1



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 15:11-24, leia-se, ou resumi-lo com a seguinte história.)



História Resumo (parte 1):



Jesus contou uma história que foi algo assim: Era uma vez um homem rico que tinha dois filhos. Ambos os filhos ocuparia metade do dinheiro do pai quando ele morreu. Mas o filho mais novo disse que não queria esperar até que seu pai morreu. Ele queria que sua metade do dinheiro agora. Assim, o pai deu a ele.



O filho mais novo levou sua metade do dinheiro e foi para outro país. Ele usou seu dinheiro para festas e beber muita cerveja e fazer todos os tipos de outras coisas ruins. Então ele ficou sem dinheiro. Ele tinha passado tudo e ele não sabia o que fazer. Ele nem sequer dinheiro suficiente para comprar comida para que ele pudesse comer.



Ele foi e conseguiu um emprego em uma fazenda, cuidando dos porcos. Foi um trabalho bruto porque os porcos sempre foram tão sujo e malcheiroso. Mas o filho mais novo estava com tanta fome que queria comer a comida dos porcos.



Finalmente, ele decidiu: "Vou voltar para o meu pai. Eu vou dizer-lhe: 'Pai, eu sinto muito eu fui embora e desperdiçou todo o dinheiro que você me deu. Eu não mereço ser seu filho mais, mas posso agradar trabalho para você? "



Assim, o filho começou a andar de volta para casa. Quando ele estava quase lá, seu pai o viu chegando e correu para baixo da estrada para encontrá-lo. Seu pai o abraçou e beijou-o porque ele estava tão feliz que seu filho tinha voltado para casa.



Então o filho disse: "Pai, me desculpe eu fui embora e desperdiçou todo o dinheiro que você me deu. Eu não mereço ser seu filho mais ".



Mas o pai disse: "Rápido! Alguém tem o melhor túnica e vesti-lo de meu filho. Coloquem um anel em seu dedo e dar-lhe as sandálias para seus pés. E vamos comemorar esta noite! Meu filho estava morto, mas agora ele está vivo novamente. Ele estava perdido, mas agora ele é encontrado. "



Questões de Revisão (parte 1):



Jesus disse que somos como o filho mais novo, que foi e fez todas essas coisas ruins. O que o pai faz quando o filho chegou em casa? (Correu-lhe ao encontro, abraçou e beijou-o, deu-lhe as melhores roupas para vestir, e deu uma festa para recebê-lo em casa.)



Era o pai bravo com o filho, ou que o pai perdoa o filho? (Ele perdoou-o e fiquei feliz que ele voltou para casa.)



Jesus disse que é como Deus está conosco. Às vezes vamos longe de Deus e fazer coisas erradas, mas quando chegamos de volta a Deus e dizer que está arrependido, Deus nos perdoa, assim como o pai na história perdoou seu filho. Deus está sempre feliz quando voltamos a ele.



Parte 2





(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 15:25-32, leia-se, ou resumi-lo com a seguinte história.)



História Resumo (parte 2):



Todo mundo estava comemorando o filho mais novo voltando para casa, mas o filho mais velho estava ainda a trabalhar no campo agrícola. Quando chegou perto da casa, ouviu o som da música e comemoração. Ele perguntou a um dos trabalhadores, "O que está acontecendo um?"



O trabalhador disse: "Seu irmão mais novo voltou para casa e todos estão comemorando."



O irmão mais velho ficou com raiva depois e não queria entrar na casa. O pai saiu e perguntou ao filho mais velho que estava errado. O filho mais velho disse: "Eu sempre fui um bom filho, mas você nunca deu uma festa para mim. Mas agora que seu filho mal chegou em casa, você está dando uma festa para ele! Não é justo. "



O pai disse: "Eu sei que você é um bom filho e eu estou feliz por ter você, mas eu tive que dar uma festa, porque eu estava tão feliz que seu irmão chegou em casa."



Questões de Revisão (parte 2):



Será que o pai perdoa o filho mais novo, quando ele chegou em casa? (Sim.)



Você acha que o filho mais velho deveria perdoar seu irmão mais novo? (Sim.)



Assim como Deus nos perdoa, Ele quer nos perdoar outras pessoas também. Ele quer que todos a perdoar a todos e não para lutar. Portanto, se acreditamos em Deus, temos de perdoar as pessoas quando fazem coisas erradas para nós, assim como o irmão mais velho, tem que perdoar o irmão mais novo na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário